Há algumas semanas, foi lançado o curso “CSS: um passo adiante“, que tem como instrutor este que vos escreve, tratando de métodos e técnicas de CSS mais avançado para escrita de CSS e construção de uma Arquitetura CSS mais robusta e profissional.

A proposta do curso é permitir que quem o faça eleve seu CSS ao próximo nível ao aprender:

Este é o primeiro curso do Brasil ao abordar este conjunto de técnicas, explicando cada uma em separado e mostrando como usar todas juntas para elevar o nível de escrita e organização de CSS.

Depois de fazer o curso, ao aprender todas as técnicas/métodos/convenções, certamente será possível subir de nível ao:

Ah, e tem Certificado de Conclusão e tudo o mais.

Qual a importância desses conhecimentos?

Certa feita, em uma troca de e-mails com Jonathan Snook — sim, o cara que inventou SMACSS –, aproveitei a oportunidade e perguntei “Por que uma Arquitetura CSS é importante e por que precisamos de uma”? A resposta foi:

Sistemas grandes, complexos, em crescimento, precisam de organização. Todos estes precisam de alguma maneira de dar sentido à complexidade. Programação orientada a objetos existe há décadas como uma maneira de estabelecer a ordem em meio ao caos. Desenvolvimento server-side tem sido por anos a ascensão popular de frameworks MVC. JavaScript tem sido a ascensão de ferramentas para gerenciamento de dependência.

Somente nos últimos anos, temos visto qualquer tentativa de organizar CSS de uma forma sensata. Abordagens como OOCSS e SMACSS surgiram para proporcionar entendimento mais facilitado de projetos, permitindo qualquer um a, rapidamente, “pular dentro” e ser mais produtivo, a ser capaz de fazer isso sem a sensação de que tudo vai desmoronar quando alguma mudança é feita.

Em outra oportunidade, conversando com Harry RobertsGoogle Developer Expert e criador do mundialmente conhecido CSS Wizardry –, perguntei sobre as dificuldades/desafios de se criar e manter código e estrutura CSS mais profissionais e robustos. Não surpreendentemente, sua resposta foi a seguinte:

CSS é incrivelmente fácil de escrever, mas possui uma ordem de magnitude mais difícil para se gerir, manter e escalar. À medida que os projetos ficam mais maduros e maiores, CSS pode realmente começar a causar quantidades incalculáveis de confusão, dores de cabeça e frustrações para os desenvolvedores responsáveis por gerí-los.

Quando vários problemas comuns de CSS se reúnem, cada um é ampliado e se torna ainda mais evidente. Uma Arquitetura CSS nos fornece uma forma estruturada de escrita e gerenciamento de CSS de uma forma que tanto contorna ou doma essas esquisitices, quanto dá aos desenvolvedores um conjunto de regras e diretrizes a seguir a fim de continuar a escrever CSS que é amigável, simples de compreender e mais fácil de escalar.

Estas foram as palavras de alguns dos mais eminentes desenvolvedores front-end do planeta Terra. Se elas não forem suficientes para fazer você chegar à conclusão de que usar técnicas/metodologias modernas e ter uma Arquitetura CSS mais robusta é imprescindível para projetos front-end profissionais, então não há mais nada no mundo que fará.

Promoção para leitores dpw: 50% de desconto!

Muitas pessoas já fizeram o curso e avaliaram com a nota máxima permitida pela ferramenta (Udemy), o que significa que realmente é um material de qualidade, como você poderá comprovar.

E claro que leitores do desenvolvimento para web levariam alguma vantagem na coisa toda! Já ouviu aquela história de “custa menos que um cafezinho por dia”? Pois então, meus caros, é justamente isso.

Eis aqui um link direto para ter acesso a um cupom com 50% de desconto no valor total:

https://www.udemy.com/css-um-passo-adiante/?couponCode=DPW_FTW

Uma observação importantíssima é que o cupom é limitado: há uma quantidade limitada de cupons que só valem até o final deste mês.

Tenham certeza de que que o curso foi elaborado com muito zelo, tendo o objetivo de ser bastante direto e didático, indo direto aos pontos, sem enrolações nem firulas — pessoalmente, gosto de cursos que são assim, então claro que eu faria um desse jeito.

Espero vocês lá e vamos todos dar esse passo adiante!  ;-)