Uma das principais áreas do desenvolvimento web é o web design. Ao se comunicar com outras áreas correlatas, é através de um bom planejamento visual que o web design proporciona uma boa experiência visual ao visitante, garantindo que a qualidade do projeto web seja incrementada e esteja mais perto do sucesso!

O contrário disso é um web design que não consegue atender às necessidades do projeto e acaba por piorar a situação… Para corrigirmos um problema, é preciso conhecê-los antes; por isso, vamos a essa lista de 10 erros básicos de web design que você deve evitar!

Este é um artigo traduzido do original 10 Basic Visual Web Design Mistakes, do blog 1WD.CO e sofreu algumas adaptações.

Acredito que as pessoas têm tanta experiências em ver/analisar web design quanto é seu tempo de navegação na web. Eu poderia garantir que você vê mais web design ruim do que bom. Eu também vejo dessa maneira: existe um monte de sites que tem web design ruim. A seguir, veja 10 erros básicos de web design para que você possa analisar e saber o que não deve fazer em seus sites!

Erro básico de web design 1: usar fontes ruins

Erro básico de web design: usar fontes ruins

Sabe quando você visita um site com com uma fonte tão estranha ou extravagante que fica muito difícil de ler? Determinadas fontes “extravagantes” não devem ser usado no corpo do texto, caso contrário, o leitor não será capaz de ler e/ou a leitura ficará tão cansativa a ponte de fazer com que esse visitante desista da leitura e abandone o site.

Use fontes que são fáceis de ler!

Outro erro é que algumas pessoas usam fonte não-padrão em seus sites. Se o seu leitor é apenas uma pessoa comum que não têm tantas fontes adicionais instaladas, ele vai se confundir e dizer: “Por que é que o tamanho da fonte deste site é tão pequena?”. Infelizmente, isso faz as pessoas se queixarem sobre o site. Basta usar font comuns como Arial, Helvetica, Verdana, Georgia, ou Times New Roman, que a grande maioria tem em seu computador.

Erro básico de web design 2: não usar imagens, apenas texto puro

Acredite, as pessoas vão ficar entediadas se veem apenas texto e deixarão seu site uma vez que estão cansados ​​de ler um oceano de palavras… Isso é internet, não um livro de auto-ajuda. Se você não tem idéia sobre que imagem você deve colocar, basta usar qualquer imagem relacionada com o título do conteúdo. Evite deixar o “corpo” do texto sozinho, sem qualquer imagem.

Obviamente que existem algumas (que podem ser consideradas) exceções, como manuais técnicos, sites com tutoriais específicos e afins. Mas, ainda nestes casos, sempre que possível é interessante inserir algumas imagens/ilustrações contextualizadas.

Erro básico de web design 3: textos longos sem parágrafos

Mesmo que você tenha inserido imagens no conteúdo de seu site, é importante lembrar de separar as coisas usando parágrafos. Imagine que você está lendo um artigo com mais de 500 palavras sem qualquer parágrafo. É cansativo e pode ser confuso! Com algumas frases separadas por parágrafos, as pessoas conseguirão ler seus conteúdos com mais facilidade.

Mas acho que todos que cursaram o primário já sabem disso, não é?  ;-)

Erro básico de web design 4: fonte muito pequena

Erro básico de web design: fonte muito pequena

Alguma vez você já visitou um site e você teve que ampliar o tamanho da fonte através de recursos do navegaor para ler o conteúdo? Isso é ruim. Faça com que seu texto tenha um tamanho equivalente de, pelo menos, 12pt, para se certificar de que o conteúdo será legível o suficiente. Se não, as pessoas terão que apelar para ferramentas de terceiros e, certamente, podem querer ir para um site que não tenha o mesmo problema…

Adicionalmente, você pode fornecer aos visitantes uma ferramenta simples para controle do tamanho da fonte. Com isso, mesmo usando o texto com um tamanho mínimo aceitável, os visitantes que, mesmo assim, quiserem algo maior, terão essa possibilidade de personalização e facilitação de sua leitura.

Erro básico de web design 5: flash muito pesado

Quando se opta por utilizar Flash em um site, geralmente o objetivo é agregar valor à percepção visual dos visitantes. Infelizmente, o uso do flash faz com que o site seja mais lento para abrir e aumenta as chances de os visitantes deixá-lo rapidamente. Reduza o uso de Flash, a menos que seja extremamente necessário para alguma função específica.

Assim que o HTML5 ficar mais madura e amplamente utilizado, provavelmente esta dica ficará obsoleta.

Erro básico de web design 6: texto por cima de background coloridos

A maioria dos web sites usam backgrounds de cor única para melhorar a legibilidade. Se você pensa que usar fundo colorido vai tornar as coisas melhores e mais agradáveis, você está absolutamente errado! Isso só faz as pessoas ficarem cansadas de ler seu conteúdo, porque a cor do texto se mistura com o background.

Perceba que não há “proibições” em usar cores para o background, o problema está em usar patterns ou imagens sem tratamento algum que, inevitavelmente, fazem com que a experiência de leitura seja um desastre… Bom senso, pessoal!

Erro básico de web design 7: publicidade demais

Erro básico de web design: publicidade demais

Provavelmente você já deve ter visto sites cheio de banner e anúncios de publicidade, das mais variadas maneiras e possibilidades cabíveis. Você, mesmo, pode dizer o quão desagradável isso é, sem ninguém falar pra isso pra você. Jamais priorize anúncios em detrimento do conteúdo!

Bons web sites sempre colocam anúncios em lugares estratégicos de modo a não incomodar o visitante e não atrapalhar o conteúdo principal. Inspirar-se nos bons geralmente é uma boa estratégia.

Erro básico de web design 8: pop ups indesejados

Eu odeio (e tenho certeza de que você, também) sites com pop-ups indesejáveis! Eles realmente irritam! Eu quero olhar para a informação, mas o pop up interfere e faz com que eu perca meu tempo. Existe um motivo pra isso, claro, mas isso continua sendo um ato odiável…

Erro básico de web design 9: conteúdos muito extensos

Conteúdos (como artigos, por exemplo) muito extensos causam um efeito: geralmente as pessoas ficam entediadas para lê-los… Algumas pessoas apregoam a diretiva de que conteúdos devem ter, no máximo, 1000 palavras – com alguma adição de imagem para torná-lo mais atraente do que um texto simples. Pessoalmente, não sou muito apegado a números precisos e sim ao bom senso. Este artigo que você está lendo neste exato momento, por exemplo, tem mais de 1000 palavras mas, segundo o contexto em que está, não é cansativo.

O importante é fazer suas palavras simples e compreensíveis e ter em mente que a maioria das pessoas não gosta de artigos muito longos, mas que isso não é uma verdade absoluta e que esta “regra” pode ser “flexível”, dependendo do nicho a que o conteúdo está destinado.

Erro básico de web design 10: links invisíveis

Certifique-se de que a cor do link tenha uma cor diferente do texto simples. Simplesmente isso. Isso ajuda o leitor a identificar quais os links que visitaram e também o ajuda a não clicar nos links sem querer. Uma dica básica sobre boas user interfaces que é preciosa e não deve ser negligenciada.

Alguns ainda afirmar que a cor dos links deve ser diferente da cor dos títulos. Pessoalmente, não vejo muita necessidade para isso já que, teoricamente, a apresentação de um título é bem diferente da apresentação de um link textual. De qualquer forma, fica a seu critério.

Conclusão sobre erros de web design

Como vimos, estes são 10 erros básicos de web design que você deve evitar cometer em seus projetos web. Evidentemente, nenhuma das dicas aqui apresentadas são inflexíveis e/ou constituem-se verdades absolutas. Como já tivemos a oportunidade de ressalvar em diversos artigos aqui no desenvolvimento para web, no fim das contas, o que melhor guia seu projeto ao sucesso é o seu bom senso!