Web design é uma arte! Através dos princípios de Gestalt, cores, call to actions bem feitos e outras técnicas e práticas (tudo isso aliado ao bom gosto), é possível criar ambientes incríveis na internet! Saber desenvolver um excelente design para web é fruto de bastante estudo, conhecimento técnico e experimentação.

E, a fim de saber se determinado design é eficiente e está conseguindo atingir os objetivos a que se propõe, é preciso analisar seu desempenho. Mas como analisar se um web design é eficiente? Através de algumas ferramentas interessantes e bastante úteis.

Este é um artigo traduzido do original “7 Tools You Should Be Using For Better Web Designs“, do blog Six Revisions, e sofreu algumas adaptações.

Heat Maps

Heat Maps (ou Mapas de Calor) feitos por empresas como a CrazyEgg (ou o gratuito ClickHeat) dão uma representação visual de o que os visitantes estão fazendo em seu site através do rastreamento individual de cada clique. Heat Maps, geralmente, também controlam cliques que não são links (algo que o Google Analytics, por exemplo, não faz).

Com mapas de calor, você pode descobrir se as pessoas estão usando o site da maneira desejada e fazer alterações quando necessário. Por exemplo, os visitantes estão clicando incorretamente em textos ou imagens que se parecem com links?

Testes de Usabilidade Online

Recrutar pessoas para testes de usabilidade “tradicionais”, em um ambiente controlado, pode ser um processo muito demorado e oneroso. Várias empresas fornecem testes de usabilidade totalmente online, tanto em estilo um “moderado”, quanto “não moderado”. Isso pode economizar tempo e dar mais controle sobre seus cenários de testes.

Em um teste de usabilidade online moderado (confira UserTesting.com), você cria cenários de teste, pode atribuí-los a usuários pré-selecionados e ver os resultados. Em um estilo não moderado (veja ClickTale), cenários e/ou tarefas não são especificados; Ao invés disso, sessões de browser inteiras da navegação de visitantes são anonimamente monitoradas, registradas e estudadas.

Teste A/B

Está tendo problemas para decidir qual web design para a página inicial trará melhores resultados? O Google Web Optimizer pode implementar testes A/B em seu site para ajudar a determinar qual delas é mais eficaz. Ele permite que você implemente projetos múltiplos da mesma página, que são então aleatoriamente mostrado aos visitantes.

Você pode, então, comparar os resultados e ver qual projeto é mais eficaz. Os testes A/B eliminam qualquer forma de “adivinhação”, usando informação real para ajudar a tomar decisões sensatas sobre o web design de seu site. Veja este vídeo de experiências A/B com o Google Web Otimizador no YouTube.

Crowdsourcing

O Huffington Post deu um passo adiante nos testes A/B, usando uma técnica conhecida como crowdsourcing para determinar como os visitantes preferem o texto da manchete. Manchetes são conhecidos para literalmente fazer ou “quebrar” um artigo, independentemente do seu teor.

Para ajudar a criar as manchetes mais interessantes, para estimular o interesse do público, os visitantes são mostrados a, aleatoriamente, um dos dois títulos diferentes para um mesmo artigo em uma página. Após os primeiros 5 minutos de ser lançado, o título com o maior número de cliques é selecionado e mostrado para todo o restante do público.

Buscas Internas

O Google Analytics tem um recurso chamado Site Search, que usa dados de pesquisas internas para acompanhar e analisar o que os visitantes estão procurando em seu site. Dados de buscas internas são muito importantes, já que auxiliam e dão dicas sobre o que seus visitantes querem e por que estão lá.

Usando esta informação, você pode descobrir se seu site tem o conteúdo que seus visitantes querem/precisam. O Site Search também pode o quão eficazmente seu conteúdo é organizado e se ele pode ser facilmente encontrado.

Por exemplo, quando os visitantes utilizam sua busca, que link eles clicam em primeiro nos resultados da pesquisa? É a página correta? Ou será que eles procuram por um número reduzido de páginas e então se sentem desencorajados e abandomam o site? Estas são apenas algumas das questões importantes o Site Search pode ajudar a responder para ajudar a gerenciar seu conteúdo.

Até que ponto você quer permitir que outras empresas (no caso, Google) saibam sobre você e seu site? Pense no seguinte: permitir uma análise completa das buscas e padrões de seu site é, falando em business, interessante para você?

Serviços de Monitoramento

O que as pessoas estão dizendo sobre o seu site? Ouvindo o seu público e o acompanhando através de comentários não solicitados podem ser uma ferramenta muito importante para ajudar a entendê-lo. Esses canais permitem que você permaneça relevante com o seu público. Dessa forma, você pode criar decisões informadas e embasadas sobre a direção e web design do seu site.

Alertas do Google

Alertas do Google permite que você selecione termos de pesquisa específicos e irá notificá-lo via e-mail ou feed a qualquer momento que esse(s) termo(s) for encontrado pelo Google. Ele lhe dá a capacidade de procurar dentro de blogs, notícias, grupos, vídeo e web.

Twitter Search

O Twitter Search permite controlar o que as pessoas estão dizendo, em tempo real. Além disso, dentro das opções avançadas, você pode limitar as pesquisas a determinados locais, datas e mesmo se os usuários estão fazendo uma pergunta.

Blogs

Blog: o “avô” de todas as ferramentas (deste gênero) e algo que sempre deve ser considerado pelos administradores de um site. Ao implementar um blog, você cria um canal oficial de comunicação entre você e seu público. Você pode mantê-los informados sobre as mudanças ou novos recursos e incentivar a participação e feedback do público.

Conclusão sobre ferramentas para melhores designs para web

Muitas vezes os administradores de sites lançam um novo web design e julgam que o trabalho está feito. Bons web designers e desenvolvedores devem constantemente permanecer relevantes para sua audiência.

Estas ferramentas irão ajudá-lo a participar e interagir mais com seu público. Vão ajudá-lo a compreendê-lo de forma mais eficaz, conduzir a uma maior facilidade de utilização e entregar o máximo proveito do seu site. Obviamente não são todas as formas de se fazer isso, mas, certamente, um bom passo para começar a otimizar seus web designs.

Gostaria de indicar mais alguma ferramenta ou serviço para a melhora de web designs? Alguma outra dica?