Uma das mais importantes responsabilidades de um web site é a comunicação com os visitantes. Independentemente de o site ser um blog, um portfolio, um site corporativo ou um e-commerce, ele existe para se comunicar com os visitantes.

A comunicação, em alguns casos, é uma “via de mão dupla” (comentários em blogs são um bom exemplo), mas na maioria dos casos o site comunica antes de os visitantes enviarem seu feedback. Para que o site comunique eficientemente, o designer e o dono do site precisam ter propósitos claros das mensagem que querem transmitir aos visitantes.

A melhoria da comunicação é um processo contínuo. Através da avaliação de diversos sites, aí estão as maneiras pelas quais os web sites se comunicam com seus visitantes.

Este é um artigo traduzido do original “21 Ways Websites Communicate with Visitors“, do blog Vandelay Design, e a tradução foi feita com autorização do autor.

Títulos

Títulos são um óbvio ponto de partida para a comunicação se dar com os leitores. Os títulos devem informar aos leitores o que vão encontrar na página ou artigo se continuarem a leitura e devem ser extraídos do conteúdo, como consequência.

Independentemente se o site é um blog, um portfolio, um e-commerce ou qualquer tipo de web site, o título é um componente-chave da comunicação online com visitantes. A qualidade de um título pode ter um incrível impacto sobre quantas pessoas continuarão lendo o conteúdo, mas muitos de nós não damos aos títulos a atenção que eles merecem.

Subtítulos

Uma das chaves para a efetiva comunicação online é “quebrar” o texto para que fique mais legível. Uma das maneiras de aumentar a legibilidade e fazer o conteúdo ficar mais “amigável” é incluir subtítulos. Os leitores terão mais facilidade em entender e lerão de forma mais fácil, assim como entenderão mais facilmente a estrutura do texto.

A maioria dos blogueiros está acostumada a utilizar subtítulo, mas eles também podem ser usados em outra situações. Em momentos em que há conteúdos divididos em parágrafos ou listas, existe a possibilidade de aumentar a legibilidade com a utilização de subtítulos. Quando usar subtítulos, use de maneira que os conteúdos fiquem melhor apresentados e para criar um interesse particular pelas “seções” do texto.

Texto na página (conteúdo)

O texto na página é obviamente uma das maiores formas de comunicação com os visitantes. “Copyrighters” prestam bastante atenção aos pormenores da escrita, mas muitos sites não fazem um trabalho efetivo com seus textos. A quantidade de texto e como ele será abordado varia muito de um tipo de site para outro.

Por exemplo, um blog vai incluir uma grande quantidade de texto e esta será a principal forma de comunicação com os leitores. Por outro lado, um e-commerce deve ter pequenas quantidades de texto, com o propósito de informar aos visitantes detalhes sobre os produtos ofertados – o conteúdo deve ser descritivo o suficiente para impulsionar e contribuir com as vendas, mas muito conteúdo pode desencorajar ou dificultar as vendas.

Taglines

Nem todos os sites usam taglines, mas alguns as utilizam de forma de forma bastante eficaz. Ela precisa comunicar rapidamente algo sobre a empresa, produto ou serviços. Taglines são ótimas para fins de branding e para ajudar a controlar a impressão que é dada aos visitantes.

Branding / Logo

Alguns sites se valerão de serviços profissionais para criação de seus logotipos, mas, muitos, não. Independentemente de um site utilizar um logotipo desenhado profissionalmente ou simplesmente um texto para o título, há uma mensagem para ser comunidade em termos de branding.

Por que as empresas estão dispostas a pagar bem por um logotipo de qualidade? Porque um logotipo bem concebido irá ajudar a empresa a comunicar algo básico com os clientes, algo que ajuda a determinar como as pessoas veem marca.

Cores

Esquemas de cores são um aspecto crítios do web design, não somente por afetar como um site é apresentado, mas, também, porque as cores são capazes de comunicar mensagens sutis aos visitantes. Em certas culturas, as cores têm transmitem mensagem e representações bem claras, mas, em outras, o impacto das cores nos visitantes é algo mais sutil nos leitores e visitantes.

Veja um “guia” muito bom sobre como encontrar a combinação de cores perfeita para seu site: “Find the Perfect Colors for Your Website“.

Imagens

Todos nós conhecemos o ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras” e, certamente, isso pode ser aplicado ao web design. Com a impaciência da “média” de visitantes de sites, boas imagens podem ajudar a reter uma certa atenção, isso sem mencionar que as imagens simplesmente melhoram a aparência geral do site.

Ao trabalhar com imagens no web design, às vezes você se verá no dilema de usar fotos fornecidas pelo próprio cliente ou se valer de fotos mais profissionais, como as que podem ser pegar em sites de fotografia como o iStockphoto. É importante pensar sobre o propósito da imagem e o que é preciso comunicar para o visitante, já que existem ocasiões para ambos os casos.

Por exemplo, se você estiver elaborando o web design de um site de igreja você pode querer usar uma foto profissional para grandes áreas da página inicial, mas provavelmente vai querer usar fotos reais da igreja para a maioria das imagens no site (tais como fotos de eventos específicos dentro da igreja), porque estas fotos ajudam a comunicar como a igreja é de verdade.

Título da página (barra de títulos)

Os títulos das páginas (que aparecem na Barra de Títulos dos navegadores) não são importantes somente para fins de SEO, mas, também, para propósitos de comunicação com seus visitantes. Enquanto os visitantes estão no seu site, eles prestarão mais atenção para os títulos que estão nas páginas do que para o título que aparece no topo de seus navegadores. Entretanto, muitos visitantes virão através dos mecanismos de busca e, neste caso, os títulos das páginas (que aparecem na Barra de Títulos) desempenham um papel crítico em comunicar seus conteúdos.

Além dos mecanismos de busca, aqueles que chegam a seu site através de links em outros sites também estão suscetíveis de serem “afetados” pelos títulos das páginas. Em muitos casos, os sites que fizerem um link para o seu usarão o título como texto âncora, que comunica sobre o que a página trata para aqueles que considerarem clicar no link.

Layout

O layout de um site é importante por várias razões, e comunicação é uma delas. O layout pode comunicar mostrando quais partes do site ou do conteúdo são mais importantes. Normalmente o site será disposto de modo a que os conteúdos mais importantes tenham maior destaque. Isso mostra aos visitantes o que você quer que eles vejam mais.

Veja “20 Websites With Unique Layouts“.

Estilo do design

Existe um “sem-número” de diferentes estilos de design por aí, e o estilo escolhido consegue comunicar certas mensagens aos visitantes. Alguns designs criam certas “impressões ” em muitos visitantes, e isso pode auxiliar ou prejudicar o propósito da comunicação de seu site, dependendo de qual “impressão” for.

Para alguns exem, veja “25 Incredibly Artistic Websites“. Todos os sites apresentados nesta mini-galeria enviam uma mensagem para os visitantes com base no nível de criatividade do design. Você verá que muitos dos sites são de apresentação de portfolios de designers ou de alguma forma estão relacionadas com design. Obviamente, mostrando sua criatividade desta maneira, um designer mostra a potenciais clientes que tem habilidade para criar web sites únicos e atrativos, e isso mostra o quanto o estilo pode ajudar, em termos de comunicação.

Ícones

Muitos sites e blogs utilizam ícones. E esses ícones não são usados unicamente para melhorar a aparência do site. Eles também intencionam comunicar alguma coisa aos visitantes com rapidez. Por exemplo, os ícones de RSS usados nos blogs imediatamente comunicam aos visitantes que eles podem subscrever para acompanhar as novidades. Um ícone de casinha também é um ícone muito comum para propósitos de navegação.

É válido baixar ícones de alta definição e qualidade para usar no site. Uma boa montagem e estruturação do layout com ícones profissionais pode conferir uma boa taxa de aceitação/conversão.

Navegação

Os links que são fornecidos e onde são colocados também comunicam aos visitantes quais páginas são importantes e onde você quer que eles vão. Normalmente, as páginas mais importantes são colocadas na navegação principal do site e outras páginas podem ser lincadas dentro do conteúdo da página ou em uma barra lateral ou rodapé.

Web designers têm muita influência sobre qual conteúdo é enfatizado em função do sistema de navegação. Tenha certeza de que as partes mais importantes do site são fáceis de se encontrar e podem ser acessadas rapidamente a partir de qualquer lugar do site.

Vídeo

Vídeos on line certamente se tornaram muito comuns nos últimos anos, e essa tendência parece ser certa de continuar. Vídeos proporcionam uma excelente forma de comunicação com os visitantes. Os vídeos podem ser utilizados para entretenimento, blogs, demonstrações de produtos e muito mais.

Comunicações por vídeo às vezes podem ser bem fáceis. Você pode ter um nível de certeza maior de que a mensagem que foi comunicada foi devidamente recebido por quem ela estava destinada. Às vezes a comunicação com textos pode ser limitada ou pode ser interpretada de maneiras diferentes.

Áudio

Além do vídeo, o áudio é uma outra forma de adicionar mídia a um web site para propósitos de comunicação. Algumas vezes o áudio pode ajudar; algumas vezes ele pode prejudicar. Em geral, áudio que começa a tocar sem a soliticação do visitante será encarado como chato e obstrutivo.

Anúncios

Anúncios são bem aceitos em boa parte dos sites de hoje. No entanto, os produtos e serviços em questão irão enviar mensagens aos visitantes em termos de conteúdo do seu site, como você vê seus visitantes e sobre o que é realmente importante para você.

A maioria dos donos de web sites não gostaria de ter anúncios de Viagra, já que isso poderia enviar uma mensagem não intencionada a seus visitantes (leia-se: “Você é broxa!”). Se os anúncios em um site são relevantes para os visitantes, então eles se sentirão mais “em casa”, mesmo se eles não estiverem interessados em clicar ou comprar alguma coisa, porque eles sentirão com a audiência pretendida para o web site.

Os anúncios também podem comunicar baseados em onde eles estão posicionados. Pessoalmente, não sou um grande fã de anúncios juntamente com o conteúdo de um site porque eu fico com a impressão de que o anúncio é mais importante para o dono do site que o conteúdo e a experiência de seus leitores com esse conteúdo.

FAQ (Perguntas Mais Frequentes)

Páginas de FAQ (Perguntas Mais Frequentes) são usadas em muitos sites porque elas podem ajudar a comunicação com os visitantes que frequentemente tem o mesmo tipo de perguntas. Ao invés de deixar essas perguntas sem respostas ou ter que responder a cada pergunta, separadamente, uma página de FAQ pode ser uma maneira útil e conveniente de os visitantes terem suas perguntas respondidas.

Facilidade de contato

Alguns visitantes de web sites desejam contatar o dono do site por uma razão ou por outra. Quão fácil ou quão difícil é para o visitante encontrar uma maneira de entrar em contato? Se você tiver um formulário de contato que é facilmente acessível de qualquer página de seu site, você enviará a mensagem de que encoraja seus visitantes a entrarem em contato e que você está interessado em seus pensamentos e opiniões.

Por outro lado, um site que não apresenta informações de contato ou se essas informações estão “enterradas” em algum canto do site e são difíceis de serem encontradas, isso mostra aos visitantes que o dono do site não se preocupa com o que os visitantes tem a dizer e que ele não quer ser incomodado.

Depoimentos

Depoimentos são usados extensivamente em sites de vendas, bem como nos sites de prestadores de serviço. Uma declaração de um cliente satisfeito pode ser uma poderosa maneira de comunicação com os visitantes. Ao invés de somente apresentar a mensagem por si mesmo, você coloca uma outra pessoa na frente, que pode ser mais credível do que suas próprias palavras.

Links Externos

Os sites e páginas para os quais você faz link podem dizer aos visitantes sobre o que é o seu web site e o que é impotante para você. Você não faz ligações externas se não quer agregar algum valor ao seu site e a seus visitantes; então os links que você faz dizem muitas coisas sobre seu site.

Por causa dessa mensagem que está sendo enviada aos visitantes, não se esqueça de ser cuidadoso em relação aos links externos que você faz. Lincar para “más vizinhanças” pode ser algo ruim em relação aos propósitos de SEO e isso também “mancha” sua imagem aos olhos dos visitantes.

Meta Descrições

A meta tag “description”, na verdade, não comunica nada aos visitantes quando eles já estão em seu site, mas ela pode comunicar uma mensagem importante para os pesquisadores que estejam tentando encontrar algo específico. Muitos mecanismos de busca utilizam a descrição nas SERPs (páginas de resultados de busca), então isso é uma oportunidade para dizer às pessoas sobre o que é aquela página, antes mesmo de a pessoa a visitar, e isso pode ajudar a melhorar seu CTR nas SERPs.

Acessibilidade

Se um web site é inacessível para alguém, esse “alguém” fica com a impressão de que não é considerado importantes pela a empresa ou pelos criadores do site. Se fosse importante, poderia acessar o site sem dificuldades. Tenha certeza de que você considera os potenciais impactos da inacessibilidade a respeito de um projeto ou site que não será acessível a um determinado público-alvo.

O que mais?

Fique à vontade em compartilhar seus próprios pensamentos e opiniões sobre o tema da comunicação e web sites.