Logo do Git

Git é um sistema sistema de controle de versão grátis e open source projetado para lidar com projetos de todos os portes com velocidade e eficiência. Obviamente você já deve ter, pelo menos, ouvido falar do Git – ou ainda confunde Git com Github -, então isso não deve ser muita novidade.

Mas, se você quer saber mais a respeito; se você já ouviu seus colegas comentarem tanto e tão bem que também deu vontade de experimentar; se você está procurando uma solução mais eficiente para o versionamento de seus projetos; então, definitivamente, você tem que conhecer e saber algumas coisas sobre o Git!

Na verdade, existe, muito, muitos tutoriais falando sobre o que é o Git, qual sua “filosofia”, e muitas outras informações teóricas. Para a parte prática, também não faltam informações! E, para você que está começando agora no mundo do controle de versões ou já usa alguma ferramenta para, mas está insatisfeito e/ou procurando algo melhor, assista ao vídeo a seguir. Sério!

Esse screencast do Fábio Akita é, praticamente, obrigatório, para quem está iniciando no mundo Git e, aliando conhecimentos e estratégias à parte prática, da codificação, ele conseguiu fazer uma introdução ao Git que ficou, no mínimo, excelente!

Dedicar 3h da sua vida para assistir a este vídeo pode fazer você poupar 300h de trabalho! Portanto, coloque o(s) telefone(s) no silencioso, feche as abas do e-mail e redes sociais, busque um lanche, acomodo-se e clique no “Play” para saber porque o Git revolucionou o controle de versões e é o motivo de o termo Codificação Social (Social Coding) ter sido criado.

E, depois de ter assistido a este incrível vídeo de introdução ao Git, não deixe de conferir o Git Resources, um espaço do GitHub no qual é possível encontrar materiais diversos de aprendizado relacionado ao Git!