Logo do projeto Escolha uma Licença

Há muitos anos já vemos a importância do software livre e open source e a contribuição de ambos para que todos possamos ter um mundo melhor! Há, inclusive, quem diga que o open source pode salvar o planeta – o que, depois de analisar cuidadosamente,  faz todo o sentido. E foi a fim de nos ajudar-nos uns aos outros que decidimos lançar o Escolha uma Licença.

O principal objetivo do escolhaumalicenca.com.br é prover informações com linguagem simples e direta para ajudar a escolher conscientemente licenças para projetos open source. Uma das maiores dificuldades ao disponibilizar um projeto open source para a comunidade (fora a codificação/execução, em si) é escolher sob qual Licença aquele projeto será licenciado. Existem algumas principais, como MIT, GPL e Apache, mas você sabe, realmente, os impactos ao escolher uma ou outra?

Além disso, pode ser que as necessidades de licenciamento não sejam contempladas por qualquer uma dessas, caso em que é preciso procurar alguma outra Licença para o projeto.

Foi pensando em ajudar que tomamos a iniciativa de lançar o escolhaumalicenca.com.br, traduzindo os conteúdos de um projeto já existente na web e disponibilizando todas as informações necessárias para que seja possível tomar uma decisão consciente sobre qual Licença escolher para um projeto de código aberto!

Portanto, se você tem dúvidas sobre qual Licença usar em um projeto open source ou gostaria de conhecer as principais licenças antes, mesmo, de iniciar um novo projeto, acesse o Escolha uma Licença e veja muitas informações sobre as principais licenças que você pode usar. Esperamos, sinceramente, que essa contribuição à comunidade seja de muita ajuda!