Genymotion logo

Com o advento do web design responsivo no âmbito do desenvolvimento web, é indispensável que se façam testes variados para garantir que a responsividade está segundo o planejamento de um projeto. Existem maneiras e técnicas das mais diversas para isso e, embora o teste com dispositivos reais ainda seja a maneira mais indicada, na inviabilidade ou impossibilidade para tal (caso da maioria, ainda mais em países em que dispositivos móveis são caros, como o Brasil) é preciso recorrer a alternativas.

O processo também pode se dar em fases: primeiro testar com somente o redimensionamento do navegador, depois evoluir para alguma ferramenta um pouco melhor (tal como Viewport Resizer), passando para testes mais apurados, até se chegar (se possível) a testes com os dispositivos-alvo reais.

E é justamente para auxiliar nos testes de responsividade que existe o emulador de Android Genymotion. Na verdade, por emular um ambiente Android completo, é possível que se use o Genymotion não somente para testes de responsividade em sites, mas, também, para teste de aplicativos, instalação de programas ou o que quer que seja preciso fazer num dispositivo de verdade – já que consegue emular wifi, GPS, níveis de bateria, gravação de tela e outros.

É possível, inclusive, conectar um dispositivo Android de verdade ao emulador para testar features relacionadas a acelerômetro, giroscópio, sensor de gravidade, aceleração linear, rotação vetorial e o que mais seja preciso emular que seja possível somente através de um device real.

Assista a este screencast que mostra como se instalar o Genymotion e baixar e configurar uma máquina virtual com Android em menos de 5 minutos! Dentre as maneiras que existem para se emular um dispositivo Android, sem sombra de dúvidas o Genymotion está dentre as mais rápidas, simples e fáceis!