Para quem trabalha com desenvolvimento web, especialmente em projetos open source e/ou produzindo free software, não é novidade nenhuma o advento do Git e do GitHub que, sem exagero, mudaram a maneira como as pessoas podem e conseguem criar, contribuir e se relacionar para a feitura e aprimoramento de códigos e programas, na chamada Codificação Social.

Se você acompanha os artigos do desenvolvimento para web, já deve ter visto que existe um artigo mostrando como começar com o Git, que, na verdade, é um screencast de 3h mostrando os principais comandos e fluxos para se trabalhar com a melhor ferramenta para controle de versões da atualidade. Então, se você ainda não assistiu, corre lá e assiste!

Agora, se você já assistiu (ou já sabia o básico de Git/GitHub) e ainda tem dúvidas, não se preocupe, isso é normal! Para sanar uma das dúvidas mais comuns quando se está começando com Git/GitHub, que é como fazer o fork de um projeto no GitHub, incluindo comandos e o fluxo necessário, assista a este screencast que, de uma forma muito simples e mostrando um projeto bastante interessante, mostra o que é necessário para “forkar” um projeto open source e ter a sua própria versão de um pedacinho de código que pode mudar o mundo!