Como tirar screenshot de um web site inteiro e obter uma imagem completa

Descubra como fazer para ter uma screenshot completo de um site

Como tirar screenshot de um web site inteiro e obter uma imagem completa

Para aqueles que precisam ter a imagem de um web site inteiro, existem algumas possibilidades de se fazer isso. Aprenda como ter a imagem de um site por completo.

Quando é preciso tirar um screenshot de um site inteiro, mesmo das partes que estrapolam a “dobra superior” (parte visíveil antes de se rolar o barra de rolagem), às vezes pode ser chato… Existem diversas maneiras de se fazer isso:

  • Fazer várias screenshots de diferentes partes e depois juntar tudo em um programa de editoração de imagens;
  • Utilizar um daqueles monitores que giram e ficam mais altos que largos (dependendo do tamanho do site, não funciona);
  • Utilizar os serviços do site Super Screenshot;
  • Usar o plugin para Firefox Screengrab!

Fazer várias screenshots de diferentes partes e depois juntar tudo em um programa de editoração de imagens

Essa é a maneira mais demorada e chata. Deve-se tirar uma screenshot da página “acima da dobra”, abrir seu programa de editoração de imagens preferido e colar a imagem. Depois, rolar a tela até o limite inferior da última, tirar outra foto e colar novamente no programa de editoração de imagens; e assim por diante, até chegar ao fim da página ou ao ponto que se deseja capturar.

Posteriormente, cria-se um novo documento com a largura do site e, para altura, coloca-se um valor bem alto, exagerado, mesmo. Então, pega a primeira screenshot para copiar e colar neste novo documento; pega-se a segunda, e coloca-se logo abaixo da primeira, e assim vai, até completar.

Bem “sacal”, hã…?

Utilizar um daqueles monitores que giram e ficam mais altos que largos

Estes monitores, apesar de nada baratos, costumam ser excelentes! A maioria é widescreen (bom para um filminho!) e tem uma definiçao muito boa. Quando se tem a oportunidade de se ter e/ou usar uma dessas belezas, basta girar a tela para que ela “fique maior” no sentido vertical, configurar a resolução para tal, entrar no site que se quer e tirar uma foto dele.

Agora, dependendo do site que se entre (especialmente blogs), até mesmo este monitor não conseguirá captar toda a extensão. Portanto, este ainda não é o melhor método.

Utilizar os serviços do site Super Screenshot

O site Super Screenshot oferece o serviço de tirar uma foto completa de web sites (gratuitamente). Entretanto, algumas vezes acontecem coisas estranhas com a imagem gerada, com elementos fora do lugar e outras coisas. Veja-se o exemplo no artigo sobre o princípio Gestalt de alinhamento aplicado ao web design.

Essa foi quase, mas usar o Super Screenshot ainda não é a melhor opção.

Conclusão

Enfim, pessoal, segundo o que eu pude pensar (pelo menos por agora), a maneira mais fácil, econômica, rápida e prática para se obter uma imagem de um web site completo é, sem sombra de dúvidas, utilizar a extensão do Firefox Screengrab! Com ela, é possível capturar porções de web sites ou toda sua extensão, de forma automática, salvando o arquivo diretamente (.png) ou copiando para a área de transferência para uso posterior.

<update>
O leitor Richardson (Vix) indicou que no navegador Maxthon tem o recurso nativo de tirar screenshots: captura a tela inteira, uma região, uma aba ou todas, além de outras opções. Para quem usa este browser, a facilidade para tirar fotos de sites completos é ainda maior, já que não é preciso instalar extensões.

Cicero Cavalcante comentou sobre o programa WebShot, que também serve para tirar screenshot completo de um site.

Amaral citou o serviço WebShotsPro.com.
</update>

Se alguém souber mais algum jeito para ter uma screenshot completo de um web site, comente, por favor!