Dependendo do caso, os primeiros meses (ou anos) de um blog podem não ser repletos de tantos comentários no artigos quanto o(s) blogueiro(s) estimava(m); essa falta de comentários pode acontecer por diversos motivos. Segundo vi no fique-rico, do colega Paulo, em um de seus ótimos artigos, um estudo feito pelo Guru da Usabilidade, Jakob Nielsen, mostrou que:

Este estudo sobre a participaçã dos leitores/visitantes é surpreendente, mostrando que os índices de participação, e consequente “movimentação” que ocorre, é bem abaixo do que sugere o Princípio de Pareto, ou Princípio 80/20. Teoricamente, era para 20% dos leitores/visitantes promover 80% do total de interação. Para o caso dos blogs, parece que Pareto não se aplica…

Teorias à parte, certamente o índice de comentários e interações, em geral, que atualmente você tem em seu blog, deve-se única e exclusivamente a suas próprias atitudes blogueiras! Com certeza o que você está fazendo – ou deixando de fazer – em relação à administração de seu(s) blog(s) reflete diretamente ao pensamento que seus leitores, frequentes e atuais, tem de você.

Veja bem: de forma alguma afirmo que esteja fazendo coisas erradas por mal; o que digo é que existem determinadas atitudes e comportamentos que você pode adotar para tentar aumentar a qualidade de escrita que você tem, proporcionando uma maior interatividade entre si e as pessoas que o visitam e aumentando sua personalidade blogueira.

Escreva sobre o que você gosta

Se você se propôs a iniciar um blog e ter sucesso com isso (seja lá qual for sua definição de “sucesso”), então você deve saber que um dos pilares de sustentação de um blog de qualidade é tratar, com clareza, simplicidade e estilo, de assuntos dentro de uma gama de possibilidades pré-estabelecida. Em outras palavras, você deve escolher sobre o que vai escrever e efetivamente escrever sobre isso!

Pode ser um assunto ou pode ser mais de um assunto; o importante é que você foque naquilo que se comprometeu a escrever e escreva bons artigos a respeito. Mesmo que a extensão de assuntos relacionados cresça ao longo do tempo, o(s) assunto(s) escolhido(s) devem figurar como “ator principal” na “peça” que você faz em seu blog.

Agora, o que considero mais importante e, se feito, com certeza atrairá muito mais visitantes para seu blog e, sem sombra de dúvidas, fará com que eles interajam ativamente e fiquem estimulados a interagir é: escreva sobre o que você gosta! Simples assim! É só escrever sobre aquilo que você gosta de falar; escrever sobre aquilo que você gosta de viver; escrever sobre aquilo que você gosta de fazer; que, automaticamente, seus textos terão uma qualidade superior e seus leitores perceberão que você é apaixonado por aquilo que escreve! ;-)

Invista em suas habilidades blogueiras

Quando digo “invista”, não digo necessariamente um investimento pecuniário, relativo a dinheiro, propriamente dito. Quando digo “invista”, refiro-me a todo e qualquer tipo de investimento que você possa e tenha condições de fazer para aumentar suas qualidades como blogueiro. Por exemplo:

Quando alguém começa uma nova atividade ou propõe-se a realizar uma atividade desconhecida, até então, leva-se tempo para que suas habilidades para aquela área de atuação sejam desenvolvidas e, consequentemente, sejam melhoradas e amadureçam. No caso de se ter um blog, o caso não é diferente! É preciso tempo, paciência e dedicação para que as habilidades na arte de blogar floresçam.

Seja mais pessoal, escreva com mais pessoalidade

Escreva seus artigos num estilo mais pessoal. Direcione seus textos. De prerefência, escreva como se estivesse falando cara-a-cara com seu leitor. Fazer perguntas “diretamente para ele” é bem eficiente! Por exemplo: “Gostou deste artigo? Então comente”, etc.

Fazendo dessa maneira, os visitantes sentirão que estão tendo um contato mais pessoal, mais aproximado, com aquele que faz o conteúdo, e ter esta boa sensação é benéfico para ambas as partes.

Se possível, dê um tratamento VIP para todos aqueles que acessam seu blog e seja cortês e prestativo. Faça favores, explique coisas, “desvende” os mistérios e não esconda nada de seus leitores! Seja qual for a área em que seu blog é focado, fale tudo o que você sabe, compartilhe o conhecimento como se o estivesse fazendo para um amigo seu de anos! Certamente seus leitores perceberão que estão em um ambiente onde as idéias e modus operandi são direcionados para o compartilhamento total de informações.

A audiência agradece!

Diga ao mundo que você existe

De nada adianta que você fale sobre o assunto que gosta, desenvolva suas habilidades de relação e trate as pessoas que visitam seu blog muitíssimo bem e com pessoalidade, se você não investir tempo para divulgar seu blog e a si próprio! O mundo quer saber o que você tem a dizer; o mundo quer que você compartilhe seus conhecimentos da melhor forma possível; o mundo pede que você seja companheiro, amistoso e colaborativo!

Existem muitas maneiras de dizer ao mundo que você e seu blog existem como, por exemplo:

Dizer ao mundo que você existe, além de ser uma estratégia para desenvolver sua personalidade blogueira, também é uma boa prática de SEO. Comece já a fazer uma ou mais coisas que constam nesta lista e perceba a diferença! Lembrando que o que consta nesta lista são apenas exemplos; com o tempo, prática e leitura diária você vai encontrar e descobrir por si só muito mais coisas interessantes para fazer!

Respeite seus leitores e preste atenção no que eles têm a dizer

Não raramente é possível encontrar na blogosfera pessoas que simplesmente escrevem artigos e não dão a mínima importância para a opinião sincera daqueles que os leem… Penso que isso é um absurdo, porque quem faz isso “despreza” justamente aqueles que são “alvo” de suas publicações e desperdiça a oportunidade de interagir com mais qualidade com outras pessoas.

Acredito eu que, se uma pessoa se propõe a fazer um blog, deve dispor-se a interagir ativamente com seu grupo de leitores assíduos e também com os leitores casuais e “paraquedistas”. Pode parecer que não, mas todos têm a mesma importância!

Então, é extramente importante dar ouvidos ao que as pessoas têm a falar, seja através dos comentários que são feitos nos artigos, mensagens enviadas por e-mail, conversas por instant messengers ou mesmo quando encontrar algum leitor de seu blog quando estiver em um passeio!

O blog é feito para os leitores, então, de certa maneira, são eles o “termômetro” que serve como guia!

Estabeleça metas para desenvolver sua personalidade blogueira e sua personalidade empreendedora

Quando se fala em “estabelecimento de metas”, logo parece que é algo chato ou difícil de fazer. Bem, na verdade não é tão fácil, mesmo, mas com o tempo e prática, estabelecer metas torna-se algo prazeroso e até divertido – além de ser extremamente útil!

Estabelecer metas, pergunte a qualquer um que já fez e consegui alcançá-las – é uma das melhores coisas que podemos fazer para alcançar o sucesso, seja em qual área de atuação for! Comece com metas não tão ousada. “Aumentar o índice de comentários em 5%”, por exemplo. “Ter 5 novos leitores do feed“. E por aí vai.

Além de você estabelecer e cumprir metas, é importante seu blog ter um propósito!

Conclusão: desenvolva-se!

Percebeu que todas estas dicas são para, na verdade, você se desenvolver?! Pense bem: você tem uma personalidade que sempre foi sua e sempre será e, praticando e se esforçando para desenvolver sua personalidade blogueira, na verdade desenvolve a que é “anterior” a essa, se é que me fiz entender…

Desenvover a personalidade blogueira é, na verdade, desenvolve-se, “por completo”, um pouco mais. É evoluir, é crescer, é aprimorar a si próprio para ser melhor não só quando o assunto são os blogs; mais importante, é ser melhor quando o assunto é a vida!

Repito: “você blogueiro” é somente uma pequena parte de “você completo”. Lembre-se disso sempre e tenha mais sucesso com seu blog! ;-)

E você, tem resultados de mais de 1% de atividade de seus visitantes? Faz algo de especial ou diferente em seu blog para estimular a participação e comentários de seus leitores? Compartilhe conosco!