O ano de 2015 chegou ao fim. No balanço geral, certamente foi um ótimo ano para a webfatorial e, para agradecer a todos nossos amigos, clientes, leitores e espectadores, gostaríamos de recapitular o que se passou aqui no desenvolvimento para web através da indicação dos melhores artigos deste ano que se passou e estará para sempre em nossas mentes e em nossos corações. ;-)

“5 macetes do Composer”

Logo do Composer

Já há algum tempo que o Composer é usado em praticamente qualquer projeto PHP que se dê ao respeito. O fluxo “do dia-a-dia” do Composer é bastante simples e linear, mas no artigo “5 macetes do Composer” apresentamos algumas dicas do Composer para algumas situações e/ou demandas que podem aparecer e/ou serem executadas em algumas situações específicas.

“Flexbox”

Eixos Flex ou Flex Axes

No artigo “Flexbox” — que é mais uma megarreferência à Flexbox –, explicamos e mostramos detalhadamente sobre o novo modo de leiautar páginas web; a tecnologia de ponta para estruturar leiautes e garantir muita, mas muita flexibilidade para leiautes responsivos, que precisam se adaptar a situações das mais diversas.

É um dos mais completos artigos aqui do desenvolvimento para web!

“Imagens responsivas com srcset e sizes”

Imagens responsivas com srcset e sizes: arco-íris

Em “Imagens responsivas com srcset e sizes“, apresentamos os novos atributos de imagem “srcset” e “sizes”, que ajudam a fornecer mais informações aos navegadores sobre as intenções das imagens nos leiautes responsivos para que possam tomar decisões de renderização e apresentação mais apropriadas.

Definitivamente um “must read”!

“Accelerated Mobile Pages”

Accelerated Mobile Pages” é sobre o projeto da Google que definitivamente deu o que falar — e ainda está! A proposta de carregar conteúdos web mobile instantaneamente é espetacular, mas o meio para que isso seja alcançado inspira alegrias e tristezas e divide a opinião da comunidade webdev. De qual “lado” você está?

Nos vemos em 2016!

Mais uma vez, gostaríamos de agradecer imensamente a todos que participaram das conquistas de 2015! Para o próximo ano, certamente podem esperar um volume de artigos maior no desenvolvimento para web e, já para o início do ano, novidades tecnológicas interessantes por aqui!

E para já começar bem o ano, aí vai um vídeo explicando uma técnica de estudos que vai fazer você ficar afiado em desenvolvimento web em 2016! Depois conta se funciona! ;-)


Nos vemos em 2016! \o/