Mais um ano chega ao fim. Para alguns foi um excelente ano; para muitos, nem tanto. Mas com certeza para todos foi um ano em que pudemos aprender muitas coisas — e não estamos falando somente sobre desenvolvimento web.

Seguindo nossa tradição de fim de ano, a webfatorial oferece uma retrospectiva com os melhores artigos sobre desenvolvimento web de 2017 que tivemos o prazer de publicar em nosso humilde blog. Esperamos que todos aproveitem e que possamos aprender ainda mais em 2018!

“Dominando o ‘this’ em JavaScript”

Este foi um post logo do início do ano que agradou bastante. Recebemos alguns retornos informando que foi de grande ajuda para muitos e, claro, corroboramos que entender como realmente funciona o this em JavaScript é conhecimento essencial a se adquirir.

Leia agora: Dominando o “this” em JavaScript.

“Motion UI: microinterações para macroresultados”

Microinterações é um assunto que começou a esquentar em 2017 e, tentando aqui uma previsão, virá com tudo em 2018. Este artigo introdutório sobre o tema contou com várias explicações e exemplos práticos a respeito.

Leia agora: Motion UI: microinterações para macroresultados.

“Acabem com Google AMP antes que ele acabe com a web”

Acabem com o Google AMP antes que ele acabe com a web

Em 2017 também aconteceu uma reflexão séria aqui no desenvolvimento para web: a Google encabeça o projeto AMP que, à primeira vista, parece que só traz vantagens para todos nós e para a web, em geral. Mas depois de uma análise mais acurada, será que é possível identificar algo “obscuro” aí?

Leia gora: Acabem com Google AMP antes que ele acabe com a web.

“Mitos de interface mobile – Mito 1: usuários móveis estão sempre com pressa”

Também demos início a uma série que o pessoal está gostando muito, que aborda, com considerações, exemplos práticos e reflexões pontuais, 5 mitos de interface mobile que perduram durante décadas no desenvolvimento web… Este é o primeiro artigo da série. Outros já foram lançados e, em 2018, haverá sua conclusão.

Leia agora: Mitos de interface mobile – Mito 1: usuários móveis estão sempre com pressa.

“Desenvolvimento Orientado a Modinha (DOM)”

desenvolvimento-orientado-a-modinha-dom

Sem sombra de dúvidas, este foi o artigo que mais “causou” pela web à fora — talvez tenha sido o artigo que mais causou esse frisson no desenvolvimento para web; ele gerou amores e ódios e dividiu opiniões.

Para vocês terem uma noção comparativa, vejam o pico que aconteceu no gráfico de acessos do ano inteiro:

Não foram todos que o entenderam, nem todos que concordaram, mas com certeza todos participaram do burburinho.  ;-)

Leia agora: Desenvolvimento Orientado a Modinha (DOM).

Ah, e também teve um vídeo a respeito:

Nos vemos em 2018!

Para divulgarmos alguns números com vocês, em 2017 tivemos a felicidade de aprimorar as seguintes estatísticas:

Em 2018 o desenvolvimento para web completa 10 anos! Temos algo especial preparado para a ocasião que, temos certeza, ajudará bastante os novos e já conhecidos leitores do blog.

Um bom fim de ano e boas festas para todos. Mais uma vez muito obrigado e a gente se vê pela web em 2018!  <3