Twitter Bootstrap já não é nenhuma novidade para os desenvolvedores que conseguem acompanhar as melhores tendências e ferramentas lançadas “lá fora” por conseguirem ler em inglês e, apesar de a popularidade do Twitter Bootstrap (TB) poder contar com uma curva crescente de uso em solo brasuca, um artigo sobre este fantástico framework vem, sim, em um bom momento. Se quiser saber mais sobre o Twitter Bootstrap, continue lendo!

O que é o Twitter Bootstrap

Se você acompanha os artigos do desenvolvimento para web, deve se lembrar que em março deste ano, no artigo que comentava sobre o novo tema do blog, que uma das tecnologias usadas por aqui é o Twitter Bootstrap. Entretanto, foi só um comentário “por alto” e, neste artigo você encontrará mais informações sobre o TB.

Idealmente e tecnicamente, o Twitter Bootstrap pode ser considerado um framework. Ele é um projeto que nasceu dentro do Twitter pelas mãos dos desenvolvedores @mdo and @fat. Fato curioso é que, inicialmente, tratava-se de um esforço para documentar determinados padrões de design e UI dentro do Twitter, mas a coisa tomou proporções maiores e seus autores decidiram virar amigos da garotada, disponibilizando o Twitter Bootstrap no Github (que, por sinal, é um dos projetos mais populares de lá).

Grosso modo, o TB é um conjunto de HTML, CSS e JavaScript que proporciona uma maneira ultra-rápida, eficiente e profissional de planejar e desenvolver o front-end de web sites, aplicações, sistemas e produtos web através de seus elementos de UI e interações. Na prática, isso quer dizer que você pode “dar vida” a seus sites e produtos web em apenas algumas horas!

Através do uso de HTML5 e CSS3, os projetos feitos com TB são modernos e garantidos de serem “duráveis”. Para melhorar, o CSS é feito com LESS! E, para constar, no momento da descrita deste artigo, a versão do Twitter Bootstrap é a 2.2.0.

Principais características do Twitter Bootstrap

Como citado, o Twitter Bootstrap possui um conjunto incrível de elementos de marcação, estilo e comportamento para que dar a início a projetos de características profissionais seja uma tarefa bem simples para os desenvolvedores web.

Scafolding

Sua poderosa estrutura conta com:

Projetar estruturas de layout com o TB é extremamente simples e muito rápido, já que ele já conta com alguns tipos de grid, layouts e exemplos de marcação para se começar com seu uso imediatamente! Por exemplo, ao se conhecer suas classes, ter um layout fluido é tão simples quanto:

CSS

Com o poder das classes pré-definidas do TB, é possível ter um visual incrível dos elementos de marcação mais básicos e contar com elementos de UI fantásticos. O CSS do Twitter Bootstrap abrange:

Por exemplo, veja como é simples apresentar botões bonitos e funcionais apenas usando algumas classes pré-definidas:

Botões class=””
btn
btn btn-primary
btn btn-info
btn btn-success
btn btn-warning
btn btn-danger

Componentes

Provavelmente você nunca criou componentes tão funcionais em seus sites usando uma marcação tão simples e bem pensada, com características cross-browser e visual de encher os olhos. São eles:

JavaScript

E, além de prover toda a parte visual para sua aplicação web, o TB também oferece a parte de interação destes componentes visuais! Através de seus plugins próprios para jQuery, é possível obter interações como:

É bom demais ou não é? ;-)

Recursos para Twitter Bootstrap

E, se não fosse bom o suficiente, existem diversos projetos complementares ao Twitter Bootstrap para que sua força e poder de desenvolvimento seja ainda mais potencializado!

Conclusão

Com Twitter Bootstrap é possível dar vida a um projeto em poucas horas, já que sua curva de aprendizado é curtíssima. À medida em que se o vai usando, mais e mais prática é adquirida e, cada vez mais, a produtividade e agilidade em desenvolver o front-end é alcançada. Este é um projeto realmente diferenciado no mundo do desenvolvimento web e seus autores, definitivamente, contribuíram de forma positiva para a melhoria e facilitação do trabalho de seus pares.

Se o objetivo é ter um site bem apresentado, que funcione em todos os browsers modernos e que seja rápido de produzir, então você estava procurando pelo Twitter Bootstrap e não sabia. Agora que sabe, entre no site oficial do Twitter Bootstrap e comece a estudar e a desenvolver já!