Quando se adentra no ramo de desenvolvimento para web e já se está nele a relativo tempo, é comum encontrar pela internet mensagens muito atrativas e “irresistíveis” de pessoas que vendem sites a preços baixíssimos, pessoas que fazem site barato, mesmo, com o simples e único motivo de vender!

Você, que já leu e/ou recebe frequentemente este tipo de mensagem em sua caixa de e-mail ou outro meio, fique atento aos perigos existentes em se comprar e se ter um site barato. Ao fim das contas, quase sempre o barato sai caro!

Analogia dos sites

Quando se recebe um anúncio deste tipo, onde a pessoa lhe oferece um site – ou conjunto de sites – muito barato, é para você ficar atento, muito atento!

Pense como se o site fosse um produto tangível, qualquer, como uma cadeira, por exemplo. Você recebe em sua casa uma propaganda de mesas a “X” dinheiros. É uma coisa inacreditável, fabulosa, já que o mínimo que se consegue encontrar em lojas de móveis da cidade é um preço de “10 X” (dez vezes o valor ofertado). Nesta situação, você não iria estranhar a propaganda que acabara de receber com um preço ínfimo, tão abaixo do preço encontrado na maioria das lojas?

O mesmo acontece no desenvolvimento para web; a diferença é que, geralmente, as pessoas desconhecer os preços cobrados na área… Talvez pelo fato de virem centenas de sites e saberem da existência de milhões, não vislumbrem ao certo o quão complexo é fazer um web site de qualidade, voltado unica e exclusivamente aos objetivos de quem o encomendou.

O fato de os web sites serem intangíveis também contribui para que as pessoas tenham uma noção errada quanto ao trabalho dispensado para sua feitura. Na cadeira a pessoa pode sentar, aconchegar-se, mudá-la de posição, suspendê-la, enfim, pode manuseá-la, já que é coisa tangível; no caso dos web sites, não.

A ilusão dos preços baixos

A mesma desconfiança que quem recebe em sua casa o panfleto  com a oferta da cadeira de preço dez vezes inferior à média, você também deve ter quando se depara com anúncios que prometem sites espetaculares, com recursos dos mais modernos e automação completa a “preço de banana”.

Geralmente quem faz este tipo de oferta – que, provavelmente, é a mesma pessoa que faz o site ou sites – está “escondendo algo” e/ou deixa apresenta um serviço que deixa a desejar… Se não, vejamos:

Então, pergunto: A pessoa que dedicou anos de sua vida e uma quantia considerável de dinheiro vai fazer um projeto a preços ultra-baixos, não valorizando seu investimento e sua formação? Alguém que, por ter uma boa formação na área e saber sobre prazos e métodos de desenvolvimento, vai mentir dizendo que tem um site para pronta-entrega ou que desenvolve um em 7 dias? Aquele que se preocupa com a qualidade de seus serviços e o resultado que seus clientes obtêm ao contratá-los apresenta soluções prontas e genéricas ao ser requisitado?

Respondendo somente a estas questões – poderia ser bem mais – é possível perceber qual é a ilusão dos preços baixos!

Você e/ou o seu negócio merece uma solução genérica?

Será que é realmente vantajoso para você e/ou sua adotar (comprar) uma solução genérica para expor sua imagem ou divulgar seus próprios serviços? E o que dizer ou pensar quando, depois de adquirir um site desses, ao navegar pela web você se depara com 2 ou 3 designs idênticos a de seu web site?

É certo que aquele que promete um site ou conjunto de sites a preços muito baixos e com “pronta entrega” vai lhe apresentar um set de projetos que foram desenvolvidos única e exclusivamente para entrar na “linha de produção”, quer dizer, formam feitos web sites genéricos para diversos tipos de negócios – notícias, imóveis, jornalismo, cobertura de festas, etc -, a fim de, depois de concluídos – com a “qualidade” já mencionada – serem vendidos para qualquer um, de preferência muitos, a qualquer preço que for.

Volto a perguntar: você e/ou sua empresa merece uma solução genérica para um caso específico?

Contra fatos não há argumentos

Conheço, pessoalmente e pelo meio virtual, diversos casos de pessoas que optaram por adotar uma destas soluções genéricas, comprando conjuntos de sites diversos por preços irrisórios, pensando que estavam fazendo a maior vantagem (para não perder o mote das olimpíadas: pensavam fazer um negócio da China)! Num desses pacotes de sites vinha até “manual de instruções” (!) ensinando como configurar um banco de dados no servidor…

Qual não foi a surpresa destes infelizes ao constatar que sua solução online não era única, que muitíssimas outras pessoas haviam comprado a “solução”, também; que seu design era genérico e, consequentemente, seu negócio também era visto e tomado como tal…

Pode parecer muito bom comprar web sites de alta tecnologia, a preços baixíssimos, receber o “produto” no mesmo instante e ainda escutar que é tudo garantido! Entretanto, contra fatos não há argumento; e o fato é que você não estará fazendo ou tendo nenhuma vantagem! Tudo o que vai conseguir é jogar no lixo algumas centenas de dinheiros, ficar frustrado, com raiva e depois querer investir em realmente um bom profissional para desenvolver uma solução especificamente voltada à você e/ou ao seu negócio.

Quando isso acontecer, não venha com a desculpa de que não estava sabendo…