Pegar parte do conteúdo de outro site foi a tarefa que tive que fazer. Pensei que seria bem fácil, mas as coisas não saíram exatamente como eu planejava… Felizmente, consegui! Aprenda, você, também, como coletar informações de outros sites na internet.

A missão: pegar parte do conteúdo de um site

Hoje, no trabalho, tive a missão de “puxar” alguns dados de um site para “enxertar” num trecho de um web site que estou ajudando a desenvolver. Quando a tarefa me foi passada, logo lembrei de uma ocasião em que um amigo fez a mesma coisa (e, na época, ele me explicou, mais ou menos, com o fez). Pensei que seria muito fácil realizar a tarefa, mas, na hora, “lembrei” que não sou tão bom quanto o Gevã… rsrs

A solução: funções nativas do PHP e expressões regulares

Passei para pesquisas na web, procurando desesperadamente material de referência sobre expressões regulares (que, como verão, é um dos pilares para se conseguir pegar parte do conteúdo de outro site). Procura daqui, procura de lá, até bate-papo com o Gevã rolou para eu tentar entender melhor as tais expressões regulares. Até que, utilizando um pouco de “gambiarra”, consegui realizar meu objetivo.

A primeira coisa a se fazer, é pegar o conteúdo da página inteira que se quer “manipular”. Para tal, usa-se, por exemplo, a função file_get_contents(). Jogando o conteúdo do site numa variável, ficaria assim (vou fazer o exemplo com o mesmo site que tive que mexer):

Pronto, agora a variável $url contém, em string, todo o conteúdo da página inicial do BCB.

Expressões regulares

Até aqui foi fácil; o difícil foi pegar somente o trecho da página que eu queria… Para isso, é preciso usar expressões regulares!

Caso você não saiba o que são expressões regulares, aí vai uma sucinta (e incompleta…) explicação de o que são expressões regulares, da Wikipédia:

Uma expressão regular, na Informática, define um padrão a ser usado para procurar ou substituir palavras ou grupos de palavras. É um meio preciso de se fazer buscas de determinadas porções de texto.

Com as expressões regulares é possível identificar trechos de palavras ou grupos de palavras que correspondem (“match“) a um determinado padrão (“pattern“), que é “regular”.

O PHP tem várias funções nativas para trabalhar com expressões regulares. Basta saber para o que cada uma serve e usar da meneira correta.

Bem, o próximo passo para resolução do problema é identificar o padrão que se quer extrair do site. No caso, eu precisei de uma tabela com algumas taxas cambiais (encontra-se à direita, no site do BCB). Observando o código fonte, vi que as informações estão em uma tabela (abordagem semanticamente correta!); além disso, esta tabela está envolta entre os comentários HTML “<!- – INICIO INDICADORES – ->” e “<!- – FIMINDICADORES – ->”. Isso é uma coisa boa, já que facilita bastante a “identificação do padrão”.

Explicando melhor: o padrão procurado, no caso, é tudo o que está entre os comentários HTML “<!- – INICIO INDICADORES – ->” e “<!- – FIMINDICADORES – ->”. Toda a tabela está aí, para a minha felicidade! :-)

Então, tudo o que é preciso fazer é utilizar uma função PHP (para o caso, escolhi a preg_match_all()) para procurar uma expressão regular dentro da variável $url, que contém toda a primeira página do site em que está a tabela.

Depois de muito tempo testando vááárias expressões regulares, cheguei à conclusão que faria uma pequena mutreta. Mas, antes, deixe-me mostrar como está o código até agora.

Explicando: o primeiro argumento da função, é o padrão que quero procurar; o segundo, é onde vou procurar; o terceiro, guarda em um array todas as ocorrências da expressão procurada. Para a maioria dos casos, talvez já estivesse bom, por aqui; entretanto, no problema que tive, ainda é preciso mais algumas linhas de código.

No momento, a variável $conteudo contém um array com as ocorrências encontradas. Usando um print_r(), descobri em qual posição, exatamente, o que eu procurava estava: $conteudo[0][0].

Fazendo uma “mutreta”

Para fazer a tal “mutreta”, jogo o conteúdo desta posição da matriz para uma outra variável (para facilitar a manipulação).

Havia trechos do que me foi retornado (ou seja, da tabela com as taxas cambiais) que eu não queria que aparecessem no site (como alguns links). Então, resolvi retirá-los através da função str_replace(), que substitui trechos de strings. É possível, como argumento, passar um array. Então, por enquanto e quase no fim, o código está assim:

Ou seja: sempre que aparecer alguns dos itens do array $retirar em $exibir, será substituído por “” (nada…). Perceba que os últimos dois elementos do array são “poluições” desnecessárias, que vieram devido à minha preguiça de fazer uma expressão regular mais elaborada. :-)

Finalizando…

Depois disso, basta mandar exibir na tela o que “sobrou” do conteúdo retira da página inicial do site do BCB.

E se o servidor não permite a função file_get_contents() ?

Há muitos servidores que, por motivos diversos (principalmente "segurança"), não permitem que se utilize a função file_get_contents(). Para esses casos, é possível colocar numa variável alguma página externa utilizando o seguinte código (depois você procura as explicações no manual oficial do PHP):

Então, o conteúdo da página "O_SITE_QUE_VOCE_QUER" estará na variável $conteudo.

Conclusão

Então, pessoal, para se retirar uma parte do conteúdo de um web site (utilizando PHP), os passos são:

O grande pulo do gato, neste caso, é saber mexer com expressões regulares; coisa que, sinto informar, só se aprende fazendo! E fazendo muito! Leia as referências no fim deste artigo e procure na internet mais material a respeito.

Uma outra coisa importante é o seguinte: tenha sempre em mente que, como você está pegando o conteúdo de um site, caso este altere sua estrutura, muito provavelmente será preciso alterar a expressão regular, também.

Fique ciente de uma coisa: se você, desenvolvedor web, ainda não precisou usar expressões regulares, pode ter certeza de que sua hora vai chegar!

Referências Nacionais

Expressões Regulares - Guia de Consulta Rápida

Este é o guia de Aurélio Marinho Jargas, excelente para se aprender expressões regulares e para se consultar nos momentos de aperto!

Expressões Regulares no PHP

Artigo do Viva o Linux, de Marcelo Santos Araujo, com uma introdução sobre expressões regulares.

Referências Internacionais

Regular-Expressions.info

Site especialmente dedicado às expressões regulares.

Regular Expression Library

Biblioteca virtual de expressões regulares.

RegExr

Para testar expressões regulares em tempo real!