desenvolvimento para web

Conteúdo duplicado: penalização nos mecanismos de busca?

O conteúdo duplicado, ou seja, textos repetidos em diferentes sites, pode ser penalizado pelo Google e outros mecanismos de busca. Entretanto, há maneiras para amenizar isso. O Google dá algumas diretrizes gerais a respeito da duplicação de conteúdo; diretrizes estas que valem para os demais (leia-se: menos significantes) mecanismos de busca. É bom ler o que o Google indica sobre conteúdo duplicado.

No site Easylogics há um bom artigo com algumas orientações a respeito da duplicação de conteúdo e algumas coisas que não se deve fazer. Vale a pena ler o artigo “Evite o Conteúdo Duplicado“.

Bem, o fato é que, em uma conversa com o Ronit Rozen, do Artigonal, surgiu a questão de publicar o mesmo artigo em sites diferentes, se realmente seria prejudicial para a classificação nos mecanismos de busca, e tudo o mais.

Matt Cutts explica duplicação de conteúdo

Ele fez uma pesquisa na web e descobriu uma boa explicação de Matt Cutts sobre conteúdos duplicados. Basicamente, ele comenta que se deve:

Nas palavras de Matt Cutts,isso ajuda a garantir que o conteúdo original tenha mais PageRank, o que ajuda a escolher os melhores documentos em nosso índice.

No meu caso, em especial, para evitar isso, escrevo o artigo nos outros sites com variações no texto. Isso diminui consideravelmente o tamanho do artigo, às vezes; mas, penso, ajuda com o possível problema de duplicação de conteúdo e penalização pelos mecanismos de busca.

Então, caso se queira publicar artigos em diferentes endereços web, escolha somente 2 ou 3 sites (esse “muitos sites diferentes” é bem subjetivo; eu entendi que esse número é aceitável) para fazê-lo e, claro, não se esqueça de colocar um link para o conteúdo original.

1 interação em "Conteúdo duplicado: penalização nos mecanismos de busca?"

    Comente!

    Paradoxalmente ao crescente individualismo, ninguém quer se sentir só, e cresce o desejo de estar conectado, pertencer a algum grupo, presencial ou virtual.

    Marcos Souza Aranha
    Quer ganhar 1 ano grátis da Conta Negócios Basekit, uma das melhores ferramentas de criar sites do mundo? Saiba como!