Estratégia web de pirâmide: guia para uma estratégia web equilibrada

Empresas de todos os portes estão investindo pesado em mídia social sem se esforçar igualmente para forjar uma base sólida, construída sobre uma experiência do usuário amigável (usabilidade) e conteúdo de qualidade.

Para entregar um site que oferece aos usuários a experiência que eles estão procurando, é preciso que este seja definido sobre uma base sólida de conteúdos, navegação eficiente e boas práticas de SEO. Com isto em mente, vamos ao que Jason Schubring chama de “A Estratégia Web de Pirâmide”.

Este é um artigo traduzido do original “The Web Strategy Pyramid: A Well-balanced Web Strategy“, do blog Six Revisions, e sofreu algumas adaptações.

Conteúdo

“O conteúdo é rei” é um cliché, mas é assim por uma razão: é verdade. Um site pode ter os melhores anúncios, milhares de seguidores do Twitter  e um web design espetacular, mas nenhuma destes mantém usuários, a não ser que se tenha o conteúdo que eles estão procurando. Um conteúdo fantástico é o combustível que impulsiona todos os outros esforços. Afinal, por que alguém iria fazer um tweet sobre o seu site ou adicionar em alguma rede social se não há nada que vale a pena compartilhar?

A melhor maneira para ter um bom começo (e se manter com níveis positivos de crescimento e retorno) é através do conteúdo. Se ele é único, cativante, interessante e direcionado ao público-alvo, então uma base sólida está construída.

Alguns pontos a considerar são:

Conteúdo para web é um assunto complexo, repleto de nuances, detalhes e pormenores. Essas são somente perguntas-base. Estude mais!

Usabilidade / Design

Se os visitantes não conseguem encontrar o que procuram, não importa que você tenha enchido o site com um conteúdo fantástico. Navegação complexa, má utilização de espaços em branco, gráficos ou animações que distraem e uma grande variedade de outros tropeços de UX podem acabar com a possibilidade de transformar uma visita em venda ou um seguidor em um grande fã!

Não há muito tempo, realizar um teste de usabilidade em um site ou aplicativo complexo podia custar milhares de “dinheiros” (dólares, euros, reais ou o que for). Atualmente existem muitos recursos grátis de usabilidade para recolher feedback dos usuários.

Também é possível discutir questões simples com colegas de trabalho e outras pessoas através de wireframes ou algum outro tipo de “rascunho”. As tarefas mais comuns são realizadas com facilidade? A navegação é facilmente compreendida? Essa e outras questões fundamentais são de vital importância: fazer testes “básicos” é melhor que fazer teste nenhum!

SEO

Alguns podem estar surpresos com o fato de que SEO não é um dos itens na base da pirâmide. “Se não é possível encontrar quem se importa?”. Nesse ponto, cabe uma explicação: se o seu conteúdo está bem escrito e focado nas necessidades dos visitantes, então já estão sendo feitos grandes progressos no caminho para um SEO eficaz!

Demasiadas vezes as pessoas tentam encontrar o “segredo” para uma boa classificação nos mecanismos de busca, mas nunca têm tempo para avaliar o conteúdo em seu site. Um dos verdadeiros segredos de SEO está em construir uma base sólida de conteúdos relevantes. Novamente, aqui estão alguns pontos a considerar:

De novo, estas são apenas algumas questões básicas. Mais informações podem ser encontradas no artigo “As melhores práticas de SEO para seu site ou blog melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca” e na categoria SEO.

Mídia Social

Para o prosseguimento da leitura, assume-se que você tenha tido, pelo menos, um contato superficial de sites como o Facebook, Twitter e MySpace e, provavelmente/de preferência, tenha alguma experiência usando ferramentas para otimizar as atividades de mídia social (Radian6, ScoutLabs, HootSuite, etc).

Com este pressuposto em mente, o ponto mais importante é: tenha uma estratégia de longo prazo para mídias sociais!

Não são raras as empresas e/ou pessoas que iniciam participação em redes sociais sem ter um público-alvo, um propósito claro e objetivos bem definidos.Você tem uma estratégia bem definida para mídias sociais? Aqui estão alguns itens para ajudá-lo a determinar se esse é o caso:

Pay-per-click (PPC)

Agora que uma estratégia de web está feita baseada em um grande conteúdo, uma interface amigável com uma excelente usabilidade, SEO e social media, é o momento do PPC.

Dependendo das necessidades de negócios, PPC pode desempenhar um papel bastante importante. Na maioria dos casos típicos, no entanto, você estará melhor servido por cuidar de todos os outros itens essenciais antes de usar o PPC. Olhe dessa maneira: por que gastar dinheiro para atrair visitantes para um site que não está bem posicionado para fazer o máximo de cada uma dessas visitas?

Considerações finais

Será que essa “Estratégia Web de Pirâmide” está, potencialmente, baseada em necessidades específicas de web e para seu negócio? Certamente que sim.

Se você é uma pequena ou média empresa e venda um produto para um pequeno nicho de mercado, SEO e PPC podem ser mais importantes; se você é um blogueiro, a mídia social é uma parte vital para sua atuação. O ponto central permanece o mesmo, independentemente de seus objetivos: cuide do básico e só siga adiante quando o básico estiver aceitável.

Seus usuários (e sua conta bancária) agradecem!