Capa do livro Guerreiro SEO

A Novatec Editora gentilmente enviou o livro Guerreiro SEO para resenha e, sem mais delongas, vamos lá!

Informações sobre o livro Guerreiro SEO

Guerreiro SEO é a tradução do livro SEO Warrior, escrito por John I. Jerkovic e publicado pela O’REILLY; tradução esta feita por Rafael Zanolli e que, com exceção de um ou outro lapso, ficou bastante interessante.

A tradução do livro, contanto com informações editoriais, sumário, apêndices e índices, ficou com mais de 500 páginas – incluindo as imagens, que são em P&B. À primeira vista pode até parecer que o livro é grande e intimida um pouco, mas a leitura é bastante suave e, tirando uma ou outra parte mais densa, é possível ler dezenas de páginas, de uma só vez, sem se cansar.

É um livro bem feito, bem acabado, que pode ser manuseado sem maiores desconfortos, mesmo quando se está mais para o início ou mais para o fim e a relação de páginas para “cada lado” é totalmente desproporcional; em outras palavras, dá pra ler confortavelmente sentado ou deitado.

Guerreiro SEO: capítulos e conteúdo

A evolução de leitura e da temática do livro ficou boa. Começa-se com temas bastante básicos e mais abstratos e, a medida em que a leitura vai tendo continuidade, mais atenção e foco são requeridos para se acompanhar as dicas, técnicas e indicações a respeito de SEO que vão sendo dadas.  Nesta primeira edição do livro, a divisão dos 18 capítulos ficou assim:

  1. Uma visão geral. Capítulo que, não surpreendentemente, apresenta uma visão geral sobre o que é SEO e como se dá o processo de SEO.
  2. Introdução aos mecanismos de busca. Explica como funcionam os mecanismos de busca e de que tipo e categoria podem ser.
  3. O essencial sobre websites. Explicações básicas sobre como funciona o processo de registro de domínios, opções de hospedagem, considerações sobre design e usabilidade e até algumas dicas sobre performance!
  4. Fatores de classificação internos. Aqui a coisa já começa a ficar um pouco mais séria e a parte técnica de SEO começa a ser apresentada em dicas de otimização on-site, como tag title, meta tags, textos-âncora, proximidade, proeminência, etc.
  5. Fatores de classificação externos. Fatores de SEO off-site, incluindo link building, idade do site e como lidar com alguns problemas (muitas vezes não vistos como tal) que podem acontecer.
  6. Monitoramento de estatísticas web. Capítulo que fala sobre monitoramento em sites, apresentando alguns conceitos básicos a respeito (visitantes únicos, total de visitantes, etc) e mostrando algumas ferramentas interessantes de monitoramento, inclusive para se instalar diretamente no servidor.
  7. Google Webmaster Tools e Google Analytics. Justificadamente, um capítulo dedico a essas 2 ferramentas praticamente indispensáveis para uma boa análise de SEO. O capítulo apresenta as ferramentas, de modo geral, e ensina o básico sobre como localizar algumas estatísticas.
  8. Armadilhas para mecanismos de busca. Capítulo muito interessante, que mostra que no mundo do SEO existe uma parte dedicada às “armadilhas” que existem quando o assunto é otimização para mecanismos de busca: conteúdo JavaScript, AJAX, iframes e muito mais.
  9. Protocolo de exclusão de robôs. Informações e histórico do Robots Exclusion Protocol (REP), bastantes informações sobre como trabalhar com o robots.txt e outras formas de controlar acessos de bots usando meta tags e até configurações no lado do servidor. Capítulo essencial!
  10. Sitemaps. Outra parte do livro que não poderia faltar, o capítulo dedicado aos sitemaps explica o que eles são, como é seu formato padrão, importância de uso e algumas dicas especiais a respeito.
  11. Pesquisa de palavra-chave. Dicas e macetes muito, muito importantes, sobre como definir uma estratégia de palavras-chave, sua relação com a linguagem (alternadores, radiciação, etc), e como se dá o processo de pesquisa de keywords, com detalhes e pormenores de ferramentas indispensáveis para tal.
  12. Construção de links. Ou link building, para os mais íntimos, que é abordado neste capítulo com estratégias realmente diferentes do que se encontra em sites de SEO, dicas realmente preciosas e, até então, não pensadas pela maioria, de como fazer um link building de qualidade. É sério!
  13. Pesquisa e análise da concorrência. Pelo menos pra mim, foi um “capítulo-surpresa”. Afinal, pesquisar a concorrência é um tema não específico de SEO, que poderia não ter sido incluso. Mas, felizmente, o foi, e nele é possível encontrar dicas preciosíssimas de como conhecer, avaliar e monitorar a concorrência.
  14. Considerações de conteúdo. Outra parte bastante interessante e importante, que trata sobre SEO preditiva, conteúdo de curto e longo prazo, criação de conteúdo e considerações sobre duplicação de conteúdo.
  15. O fenômeno das redes sociais. Como aumentar a visibilidade de um site/projeto web usando blogs, twitter e digg-likes. Também como montar uma boa estratégia de Social Media Optimization (SMO) e um apanhado geral sobre o futuro dos buscadores: buscas em tempo real.
  16. Marketing nos mecanismos de busca. Trata de Search Engine Marketing, mostrando como se dá o processo de SEM e funcionamento e estratégias de palavras-chave no Google AdWords.
  17. Spam e mecanismos de busca. Como acontece o SPAM em mecanismos de busca, o que evitar fazer para não ser considerado um spammer e medidas para o caso seu site seja penalizado pelos buscadores.
  18. A agitação do mercado. Considerações sobre o Google SearchWiki, ferramentas para analisar resultados de busca em diversos buscadores, nofollow e como se manter atualizado no mundo de SEO.

“Apanhado geral” sobre o livro Guerreiro SEO

Quando estava lendo Guerreiro SEO, até, mais ou menos, o capítulo 7, pensei se tratar de mais um livro introdutório sobre algum tema relativo a desenvolvimento web (no caso, SEO). Mas qual não foi minha surpresa quando continuei a leitura e, apesar de ainda encontrar sobre muita coisa que já sabia, me deparei com dicas e “pulos do gato” que, apesar de ainda não ter feito testes práticos, realmente fazem todo o sentido e podem fazer uma diferença significativa numa classificação de uma página em SERPs.

Além disso, achei muito interessante o fato de o livro abordar dicas não somente voltadas ao Google, mas, também, ao Yahoo! e ao Bing. Apesar da já sabia supremacia do Google na área, existe uma porcentagem importante de visitantes que, dependendo do caso/estratégia do negócio, se encontra nos outros buscadores.

Outro diferencial é que o autor, durante todo o livro, apresenta sugestões de uso de scripts para apresentação de dados importantes e automatização de tarefas de SEO e, para a felicidade dos leitores, disponibiliza-os, na íntegra, para serem usados nas estratégias e trabalhos de SEO!

Conclusão

Dando minha sincera opinião, o Guerreiro SEO é livro que atende primordialmente a quem está começando ou começou a pouco tempo na área, mas, com certeza, tem muito a oferecer com que já é do ramo através de dicas de “micro otimização”, inclusive para mecanismos de busca específicos, e através de suas sugestões de estratégias e disponibilização de scripts que automatizam parte do trabalho de SEO.

Portanto, seja você iniciante na área ou já veterano, ter este livro no acervo para consultas constantes é, de fato, uma opção séria a ser considerada.

Bônus!

Ah, uma coisa que esqueci de comentar… A parceria com a Novatec também garantiu um código promocional especialmente para os leitores do desenvolvimento para web! Com este código, você pode adquirir Guerreiro SEO e qualquer outro título da editora com 20% de desconto!

Adquira o livro Guerreiro SEO com 20% de desconto usando o código promocional DESENWEB.

E fique ligado também no twitter do desenvolvimento para web, pois a qualquer momento pode haver uma promoção e você ser contemplado com um dos livros da Novatec! ;-)