Lendo alguns feeds sobre SEO, deparei-me com o artigo do Marketing de Busca sobre o e-book SEO para principiantes do Google. Essa é a vantagem de assinar “trocentos” feeds, sobre variados assuntos: você fica sabendo das notícias mais recentes sobre aquele nicho de atuação rapidamente!

Seguindo a dica do post, baixei o e-bookSearch Engine Optimization Starter Guide” para conferir. Ele é bem curtinho, menos de 25 páginas, e vai direto ao assunto de otimização de sites para iniciantes. E ele informa as principais diretrizes para seu site ter um bom posicionamento no Google através, principalmente, de listas informativas com as principais “dicas”. Vejam um “resumo-tradução” destes principais tópicos que, certamente, são bem úteis para o objetivo de seu site aparecer na primeira página do Google!

Boas práticas de SEO para títulos de páginas

Boas práticas de SEO para a meta-tag “description”

Boas práticas de SEO para a estrutura de URLs

Boas práticas de SEO para a navegação do site

Boas práticas de SEO para o conteúdo de seu site

Boas práticas de SEO para textos âncora (links)

Boas práticas de SEO para textos de títulos

Boas práticas de SEO para imagens

Boas práticas de SEO para promover seu site

E vale mesmo a pena ler o livro de boas práticas de SEO da Google?

Sim, vale a pena ler o livro!

Como mencionado, este foi um “resumo-tradução” das boas práticas de SEO, no qual evidenciei os que achei mais importantes (também acho importante a questão do robots.txt). No “Search Engine Optimization Starter Guide” você encontra outras dicas e uma pequena descrição sobre cada tópico destes, com dicas essenciais e o que não se deve fazer em cada caso.

Boa leitura!