Muitos desenvolvedores web desconhecem, mas existe um projeto destinado a pesquisas, estudos, publicações e recursos sobre o tema “Credibilidade na Web“: é o  The Web Credibility Project (traduzido livremente como: Projeto de Credibilidade na Web), da Universidade Stanford, dos Estados Unidos.

No Projeto de Credibilidade na Web são realizadas ações como:

Para quem se interessa por Usabilidade, Arquitetura da Informação, Design de Interfaces e assuntos correlatos, o The Web Credibility Project é de grande valia, com certeza que é! E um dos documentos mais importantes é “How can you boost your web site’s credibility?“, ou seja, “Como você pode aumentar a credibilidade do seu site?“. Este é um documento com 10 diretrizes para a construção da credibilidade de um web site; documento este baseado em 3 anos de estudo com a participação de mais de 4500 pessoas.

São essas diretrizes que apresento agora – com algumas pequenas adaptações.

Faça com que seja fácil checar a veracidade das informações em seu site

Você pode construir a credibilidade do site fornecendo apoio de terceiros (citações, referências, fonte de materiais) para informações que apresentar, especialmente se você fizer links para essas “provas”. Mesmo se as pessoas não seguirem esses links, você demonstrou que seu material é de confiança.

Mostre que há uma verdadeira organização por trás de seu site

Mostrando que seu site é de uma legítima organização irá aumentar a credibilidade do site. A maneira mais fácil de fazer isso é listar um endereço físico. Outras características também podem ajudar, como mostrar uma foto de seu escritório ou listando a filiação com a Câmara do Comércio.

Destaque a experiência da sua organização e no conteúdo e serviços que você fornece

Você tem especialistas em sua equipe? Seus colaboradores ou prestadores de serviçoss são autoridades? Certifique-se de dar as suas credenciais. Você está associada uma respeitada organização? Deixe isso bem claro. Inversamente, não faça link para sites que não são críveis. Seu site se torna menos crível pela associação.

Mostre que pessoas honestas e confiáveis estão por trás de seu site

A primeira parte desta diretriz refere-se à mostrar que existem pessoas reais por trás do site e na organização. Depois, encontrar uma maneira de transmitir a sua confiança através de imagens ou texto. Por exemplo, alguns sites apresentam biografias/currículos de trabalhadores que contam sobre suas família ou hobbies.

Faça com que seja fácil entrar em contato com você

Uma maneira simples de aumentar a credibilidade do seu site é deixar claras suas informações de contato: o número de telefone, endereço físico, endereço de email, etc.

Faça um design profissional para seu site (ou que seja apropriado para sua finalidade)

As pessoas avaliam rapidamente o design de um site de forma isolada (“à parte”). Ao desenvolver seu site, preste atenção ao layout, tipografia, imagens, consistência das coisas e muito mais. Evidentemente, nem todos os sites ganham credibilidade por parecer com IBM.com. A concepção visual do site deve coincidir com a finalidade.

Faça seu site fácil de usar – e útil (eficiente)

Essa é uma “dupla diretriz”. A pesquisa do The Web Credibility Project mostra que sites ganham pontos em credibilidade por serem ambos: fáceis de usar e úteis (a palavra “eficientes” também cabe). Alguns desenvolvedores (ou donos; ou mantenedores; ou diretores; etc) se esquecem dos usuários (pessoas) e preferem cuidar dos egos de suas próprias empresas ou tentam mostrar as deslumbrantes coisas que podem fazer usando a tecnologia web.

Atualize o conteúdo de seu site frequentemente (pelo menos mostre que foi revisto recentemente)

Pessoas atribuem maior credibilidade a sites que mostram que foram recentemente atualizados ou revistos.

Use com moderação qualquer conteúdo promocional (por exemplo, anúncios e ofertas)

Se possível, evite que seu site tenha anúncios. Se você tiver que colocar anúncios, diferencie claramente o conteúdo dos anúncios do seu. Evite anúncios pop-up, a menos que você não se import em irritar seus usuários e perder credibilidade. Tal como o estilo de escrita, tente ser claro, direto e sincero.

Evite erros de todos os tipos, não importando o quão pequenos eles pareçam

Erros  de ortografia (e, principalmente, os de semântica) e links quebrados ferem a credibilidade de um site mais do que a maioria das pessoas imagina. Também é importante manter o seu site funcionando, garantindo que fique online e rodando.