4 elementos de design para um bom call to action

Aprenda os 4 elementos para fazer call to actions mais eficientes, que agradam mais seus visitantes aumentam as taxas de conversão de suas páginas

4 elementos de design para um bom call to action

O artigo com dicas para call to actions eficientes foi interessante, mas faltou algum detalhamento extra, algo a mais sobre a prática de se fazer chamadas à ação. Por isso, indicar os 4 elementos de design para um bom call to action vai ser de muita valia para complementar. Depois de ler este texto, você está apto a fazer melhores call to actions e vai incrementar a usabilidade de seu site.

Este é um artigo traduzido do original “4 Simple Design Elements Behind a Good Call to Action“, do blog letscountthedays, e sofreu algumas adaptações.

Tamanho

Faça a sua chamada à ação grande o suficiente para que se destaque bastante na página! É o foco principal, certo? De modo geral, quanto maior é um elemento em uma página, mais visível será, consequentemente, deve ter maior importância. Um bom call to action é grande o suficiente para que ele seja reconhecido facilmente.

Antes de fazer botões enormemente e exageradamente gigantes, bastante atenção! Se você criar uma chamada muito grande, uma call to action enorme, os visitantes podem não compreender que o elemento é clicável e você vai perder completamente o “apelo” àquela ação. A dica é criar chamadas à ação grandes em relação aos outros elementos da página, tomando o cuidado para não cair no exagero ridículo e ineficiente.

Alternativamente, se você tiver mais de uma chamada à ação, utilize o tamanho segundo sua importância. O primeiro call to action deve ser maior do que o segundo e assim por diante.

Forma

Normalmente os melhores call to actions são os que tem forma de botão, chamam bastante atenção e são instantaneamente identificados como clicáveis – experimente usar os cantos arredondados ou circulares nas extremidades de call to actions para lhes dar a forma de um botão. Cantos arredondados funcionam bem, porém alguns usuários podem interpretar mal a chamada à ação, tomando por um anúncio ou banner. Como sempre no desenvolvimento web, o que vale é o bom senso!

Na intenção de fazer os call to actions parecidos com botões, um bom passo nessa direção é usar uma fonte tipográfica única, diferente das do restante da página, de modo a reforçar o “apelo” à ação. A diferença na forma da letra a ajudará a atrair a atenção para o call to action. Mais uma vez, bom senso na escolha para não destoar completamente do estilo e identidade visual do site.

Cor

Não é possível dizer que algum dos 4 elementos para um bom call to action que estão sendo abordados tem mais importância do que os demais, no entanto, a cor de seu call to action tem muita importância. Uma das formas mais rápidas para agarrar a atenção do usuário é usando um contrastante e visualmente interessante call to action. Escolher uma cor que se destaca do resto das cores utilizadas na página irá cumprir sua função.

Escolha uma cor que é especificamente exclusiva para sua chamada à ação; uma cor que não seja usada em qualquer outro lugar da página. Por exemplo, se o texto do site é preto e todos os links e botões são azuis, você deve usar cores diferentes de azul ou preto para o seu call to action. Ao invés disso, use uma cor mais clara e contrastantes como, por exemplo, o laranja. Ao utilizar laranja, a chamada à ação não ficará despercebida com o resto do azul e preto e vai receber bastante destaque em relação aos outros elementos da página.

Também é recomendável que você pratique o uso de cores de forma apropriada. É conveniente escolher cores chamativas e contrastantes, mas certifique-se de escolher as cores que se encaixam no esquema de cores geral do site. Também tome cuidado ao usar mais de uma chamada à ação na página: se você transformar a página em um arco-íris vai “drenar” o impacto do primeiro call to action e colocar os usuários em estado “não responsivo”.

Posição

Posicionar sua call to action “instintivamente”, no caminho dos olhos dos usuários, é extremamente importante. Não importa o quão grande, de forma estranha ou brilhantemente e coloridos seja sua chamada à ação seja, os visitantes nunca o verão caso não seja colocado em uma posição intuitiva. A posição exata para a sua chamada para a ação vai depender do layout da página, mas, regra geral, o melhor é manter a chamada para ação acima da dobra, numa área de destaque e com a abundância de espaço.

Deixando uma boa quantidade de espaço em branco em torno da call to action evita que outros elementos da página interfiram com a importância necessária de estarem ali. Posicione a chamada para ação num local intuitivo, sem qualquer confusão na forma como vai angariar o maior número de conversões.

Conclusão sobre bons call to actions

O mais importante é que você não pode ignorar o design de seu call to action! 4 elementos de design descritos aqui podem não parecer muito, mas, se bem utilizados, podem fazer maravilhas em sua taxas de conversão!

Veja diversos exemplos de call to actions no artigo da Smashing Magazine sobre o assunto. Inspire-se e avalie se você está indo no caminho certo; se está acertando nos julgamentos de design e estratégia de conversões de seus projetos. Fazer revisões e aprimoramentos constantes em seus trabalhos é um grande passo para garantir sua qualidade profissional, ao mesmo tempo em que ajudará com que você seja visto como alguém confiável, que não “abandona” os jobs realizados, simplesmente.

Tem mais alguma dica, exemplo ou comentário a fazer sobre call to actions?