Quando se trata de sites e aplicativos, “menos é mais”, certo? Este mito afirma que aplicações móveis devem ser a “versão leve” de um site de desktop. Isso vem do princípio de que a “interface orgânica” deve ser tão próxima do zero quanto possível.

Este é o terceiro artigo da série com 5 mitos de interface mobile:

Mito 3: simplicidade é bom, complexidade é ruim

A conhecida Marissa Mayer (ex-Google, ex-Yahoo!) foi uma das que mais falou sobre “A Regra dos 2 Cliques” (“Two-tap rule”): quanto menos cliques necessários para atingir um objetivo, melhor.

Ilustração d'A Regra dos 2 Cliques

Muitos designers tendem a tratar desktop e mobile como duas criaturas diferentes, com necessidades opostas. Sim, existem limitações significativas para os recursos de um dispositivo móvel (principalmente, o tamanho da tela), no entanto, a intenção de um usuário não muda drasticamente, seja eles usando seu dispositivo móvel ou um computador desktop.

Então, por que a interface móvel deve ser mais simples?

A verdade: adote a complexidade

Dependendo de quem usa e como se usa o site/app, esse mito pode ser verdadeiro. Por exemplo, você consegue imaginar a necessidade de oito cliques para enviar snaps no Snapchat?

O ponto é: pessoas usando dispositivos móveis não querem uma versão “capada” de um site. As pessoas simplesmente precisam de complexidade apresentada de uma maneira que não é complicada. Tudo se resume a dar uma boa experiência de usuário.

Considere o seguinte:

Veja o exemplo da Circlebox Creative:

Exemplo de telas da Circlebox Preview

Muita coisa está envolvida na criação de um perfil. Este é um usuário pessoal? É um perfil comercial? Login social? Login de e-mail? Este processo de inscrição incorpora muita informação, mas não passa a sensação de ser avassalador porque é facilmente “digerível”.

Fim da terceira parte sobre mitos de interface mobile

Este é um dos maiores mitos de interface mobile. Não surpreendentemente, ainda hoje é possível encontrar chamados profissionais da área estufando o peito e alertando com dedo em riste sobre os perigos de o usuário dar mais de 3 cliques para concluir uma ação…

Complexidade não é a desgraça do design mobile. Quando se desenvolve um site/app, só é precisa torná-lo atraente e fácil de usar.