Recursos de usabilidade grátis

Recursos de usabilidade grátis para testes de usabilidade e aprimoramento da experiência do usuário em seu site. Leia e saiba mais sobre usabilidade na web!

Recursos de usabilidade grátis

Recursos grátis de usabilidade
Usabilidade deve ser prioridade para cada site! Sem usabilidade, até mesmo o mais belo web design será ineficaz. Conheça recursos, ferramentas, software, listas, artigos e mais, que irão ajudá-lo a projetar e desenvolver sites altamente utilizáveis e proporcionar uma melhor experiência para o visitante.

Este é um artigo traduzido do original “35+ Usability Resources for Web Designers“, do blog DesignM.ag, e sofreu algumas adaptações.

UsabilityTest.com

Você pode participar da comunidade UsabilityTest.com para obter opiniões sobre usabilidade e/ou fornecer feedback para outros usuários. É possível assista a vídeos de usuários utilizando seu site ou aplicativo web e obter informações valiosas de como melhorar a interface.

Oferece painel administrativo onde é possível acompanhar estatísticas de testes através de gráficos de fácil entendimento, mas, sem dúvida, sua principal feature é a possibilidade de assistir a videos dos visitantes em seu site, acompanhando cada clique do mouse que foi dado durante a sessão de navegação.

WebsiteOptimization.com

WebsiteOptimization.com permite testar o tempo de carregamento de uma página e apresenta um relatório com alguns resultados interessantes a respeito.

Seu relatório de análise provê número de requisições HTTP; tamanho (peso) dos elementos da página, como HTML, imagens, CSS e javascript; total de objetos externos; tempos de download; dentre outros, Além disso, oferece, baseado nas análises feitas, recomendações de o que pode ser feito para aprimorar o desempenho do site.

LinkChecker Firefox Add On

Essa extensão do Firefox testa, com facilidade e rapidez, os links de uma página. Depois de instalado o LinkChecker, acesse uma página e, para usar o plugin, selecione, no Firefox, Ferramentas > Check Page Links; na barra de status, à direita, você pode acompanhar o número total de links encontrados e quantos % restam para o fim da análise.

Enquanto a ferramenta varre os links da página, vai “marcando” os links encontrados durante a análise. No final do processo você pode ver quais links são válidos pela cor dada a cada um: se estiver verde, então o link é válido; se for de outra cor que não o verde, então é hora de rever aquele link…

ClickHeat

Já havia comentado sobre o ClickHeat no artigo sobre 7 ferramentas para web designs melhores, mas, devido a sua importância, vale a pena reforçar o uso da ferramenta! O ClickHeat gera mapas de calor de cliques em páginas web, mostrando zonas “quentea” e “frias”.

É uma ferramenta que deve ser baixada e instalada no servidor – o processo é simples, não se preocupe. Depois de instalada e configurada, a ferramenta faz heatmaps baseados nos movimentos do cursor do mouse e cliques dados pelos visitantes. Nos relatórios de mapa de calor é possível filtrar amostragens por data, resolução de tela, navegador usado, dentre outros. Sem dúvida, uma excelente ferramenta para análises de usabilidade na web!

Five Second Test

Teste as primeiras impressões dos seus visitantes para melhorar o layout do seu site através de testes super rápidos de 5 segundos! Num primeiro momento pode parecer bastante estranho, mas a proposta do site com seus testes de 5 segundos é bastante válida como forma de complemento aos testes de usabilidade em um site.

Uma página de um site é apresentadadurante 5 segundos. Depois, 5 inputs aparecem e você deve indicar quais os itens que você se lembra de ter visto – ou seja, aqueles que chamaram sua atenção. A análise serve para saber se aquele recurso ou call to action que você inseriu no site realmente prendeu a atenção do visitante. Experimente o Five Second Test, é até divertido!

Colour Contrast Check

Baseado na recomendação de contraste do WCAG 2, (que, apesar das controvérsias, é um documento oficial do W3C), este recurso ajudará a evitar problemas com o contraste de cores em um web design.

Para os testes na Colour Contrast Check, você deve informar 2 cores (em hexadecimal ou utilizando os sliders presentes na ferramenta) que serão analisadas e, em tempo real, é possível conferir se a combinação escolhida passa ou não em testes, como a diferença de brilho, diferença de cor, se as cores são compatíveis, e outros mais.

Colour Contrast Analyzer Firefox Extension

Este analisador de cores vai testa o plano de fundo e as combinações de cores de texto encontrados em uma folha de estilo para indicar um contraste adequado. Depois de instalar o Colour Contrast Analyzer, você tem no Firefox Ferramentas > Analisador de contraste de cores.

É possível realizar testes de Índice de Constraste de Luminosidade, testar o Algoritmo AERT para Contraste de Cores ou realizar um teste completo, que mostra um relatório com ambos os testes. O relatório é bem interessante, confira!

GrayBit

GrayBit mostra uma versão em escala de cinza de um site para ajudar com testes de contraste. Você fornece o endereço da página que quer analisar e ele mostra tudo em escala de cinza, incluindo imagens.

O propósito desse tipo de teste que o GrayBit proporciona é saber se as páginas de um site realmente possuem contraste suficiente. Neste sentido, também o Colorblind Web Page Filter é bastante interessante!