Desenvolvedores de interfaces de sites (e pessoal de desenvolvimento web, em geral), além de serem criadores de interfaces de usuário e experiências, também são “consumidores” de interfaces. E, a cada vez que eu encontramos um site em que a experiência do usuário e usabilidade não foram bem trabalhados, queremos abandonar esse site imediatamente! Geralmente é isso que a maioria das pessoas faz ao invés de perder tempo.

A seguir, confira algumas dicas rápidas para o desenvolvimento de interfaces de sites e sistemas virtuais. Dicas essas que são alguns dos mais importantes caminhos que um designer deve abraçar ao projetar uma user interface.

Este é um artigo traduzido do original “Stop Wasting My Time – by user“, do blog Graphic Rating, e sofreu algumas adaptações.

Faça botões com “cara de botões”: call to action explícito

Muitos sites apresentam esse problema: os botões são inacessíveis ou tem baixa visibilidade, fazendo com que o call to action (“chamada para a ação”) não seja explícito. Ao criar uma página, uma interface com o usuário, a primeira coisa que você deve considerar é fazer botões call to action explícito, que seja claro e não haja dúvidas de que se trata de um botão que desencadeará uma ação específica.

Reduza o número de cliques

Como já foi abordado por diversas vezes nos artigos sobre SEO, o número de cliques não é um fator tão incômodo quando se pensava em outrora; mas, quando é preciso clicar 7-8 vezes para baixar um arquivo, isso pode se tornar um grande problema.

Alguns autores/especialistas aconselham a manter o número de cliques para “ações comuns” em, no máximo, 3 ou 4. Dessa forma você “se força” a criar não somente uma melhor experiência do usuário, mas, também, faz com que uma boa arquitetura da informação esteja presente em seu site.

Defina um objetivo

Cada site deve ter um objetivo. Ao definir um objetivo, você economiza tempo precioso tanto de si mesmo, quanto do usuário. Também, tente conduzir o visitante para o mesmo objetivo através de elementos de sua user interface. Isso só pode significar menos tempo desperdiçado por parte do usuário.

Aumente a performance de seu site

Outro fator contra a perda de tempo do usuário é ter um site rápido, com boa performance e desempenho. Isso significa que o usuário irá se concentrar em encontrar o conteúdo ao invés de esperar que o conteúdo seja carregado. Existem inúmeros recursos para melhorar sua velocidade do site, confira o artigo sobre o aumento de performance e desempenho de sites e blogs.

Conclusão sobre user interfaces eficientes

Como dito, essas são dicas rápidas para incrementar a experiência do usuário em sites e permitir a criação de user interfaces eficientes e úteis para os visitantes. Tendo essas dicas em mente – e efetivamente as colocando em prática – certamente vai fazer com que você desenvolva melhores interfaces e, consequentemente, faça com que as interações em seu ambiente online sejam melhores e a experiência final de seus visitantes seja otimizada.