Sim, existem boas razões para fazer o design sem cores primeiro e somente depois começar a brincar com nossas incríveis escalaras cromáticas.
Criar telas em escala de cinza (vulgo grayscale) antes de começar a trabalhar com cores força você a pensar mais claramente e priorizar quando se trata UX Design.
Atenção e foco no layout e espaçamento
Quando você começa a projetar sem cores primeiro, mantendo em mente a restrição da paleta de cores em B&W, a maior parte dos esforços vai para pensar em como espaçar as coisas corretamente para parecer que elas estão agrupadas.
Você começa a pensar nos aspectos invisíveis ainda mais importantes, como legibilidade (altura da linha, parágrafos e tipografia), centro das atenções (botões e tamanhos das CTAs) e “capacidade de escanear” (scannability).
Propiciar que façam as perguntas certas
Bom design leva tempo para ser feito. Nos estágios iniciais do design, a maioria dos designers tem vergonha de mostrar trabalho incompleto aos clientes/stakeholders para obter feedback antecipado — que ajuda a ficar longe da armadilha de muitas iterações com muito tempo desperdiçado em versões desnecessárias.
A maioria dos clientes não sabe exatamente o que deseja ou é péssima ao fornecer feedback construtivo. Mostrar uma early version, que se pareça com uma versão mais sofisticada de um esboço de caneta e papel, fará com que eles entendam o processo e façam perguntas mais construtivas.
“Que cor funcionaria melhor para este botão” certamente leva a conversas mais proveitosas que “Por que você escolheu amarelo para este botão”?
Design clean
Criar um design simples, clean, não é uma tarefa fácil. Quando você faz design sem cores primeiro, criando-os em preto e branco, todo o seu foco vai para a usabilidade, espaçamento, tamanhos, disposição de elementos, interações, fluxos…
Idealmente, a primeira versão do seu design deve apresentar apenas tons diferentes de preto e branco para mostrar hierarquia e peso visual entre os elementos.
Mais consistência
Muitos profissionais da área recomendam usar 3 cores ou menos quando se faz design. Ter muitas cores em seus designs pode confundir quem os usam ou chamar sua atenção para áreas menos importantes.
Quando você tem uma única cor de brand e a usa seletivamente em um design completo em P&B, os olhos das pessoas são naturalmente atraídos para essas áreas de “cores”.
Conclusão
Em suma, 4 das razões para você fazer design sem cores primeiro são:
- Atenção e foco no layout e espaçamento
- Propiciar que façam as perguntas certas
- Design clean
- Mais consistência
Portanto, na próxima vez em que você abrir o Sketch, XD, Figma ou qualquer ferramenta de sua preferência para trabalhar com design de sites e apps, esqueça a paleta de cores por um tempo até ter o design completo em escala de cinza.
Experimente fazer isso e depois comente aqui se realmente a técnica ajudou a produzir um design melhor.