every(), some(), find() e includes() em JavaScript

Saiba mais sobre every(), some(), find() e includes() e como usar estas importantes funções de programação funcional em JavaScript.

Ir para o artigo

A programação funcional já não é uma grande novidade em JavaScript. Métodos JS para manipulação de arrays, como map(), filter() e reduce(), são muito conhecidos e usados, mas seus irmãos every(), some(), find() e includes() também merecem ser citados.

Para um melhor entendimento e explicação de algumas vantagens de uma abordagem mais funcional, leia nosso artig map(), filter() e reduce(). Mas, basicamente, optar por este tipo de programação traz vantagens ao código como menos complexidade, menos efeitos colaterais e, se tiver sorte, maior legibilidade. :)

every()

O método every() testa se todos os elementos do array passam por um teste implementado por uma função fornecida. Ele retorna true ou false baseado na condição especificada. Funciona mais ou menos como filter() (veja o artigo indicado acima), mas, ao invés de retornar um valor ou objeto, retorna um boolean.

Use every() quando: é preciso testar se todos os elementos de um array passam por um teste específico (que é uma função). Em outras palavras, use every() para testar se se tudo dentro de um array corresponde a um critério determinado.

Exemplo: testar se todos os elementos de um array são maiores que 10.

ParâmetroSignificado
callbackA função a ser testada.
thisArg(opcional) Valor a ser usado como this quando o callback é executado.

O método every() não modifica o array/objeto original.

some()

O método some() testa se pelo menos algum dos elementos de um array passa no teste implementado por uma função atribuída.

Funciona exatamente como every(), mas se pelo menos 1 elemento passa no teste, ele já retorna true.

Use some() quando: é preciso testar se pelo menos 1 elemento de um array passa por um teste específico (que é uma função). Em outras palavras, use some() para testar se algum elemento dentro de um array corresponde a um critério determinado.

Exemplo: testar se algum elemento de um array é maior que 10.

ParâmetroSignificado
callbackA função a ser testada.
thisArg(opcional) Valor a ser usado como this quando o callback é executado.

some() não altera o array/objeto dentro do qual ele é chamado.

find()

O método find() retorna o valor do primeiro elemento de um array que retornar true para uma função de teste fornecida. Se não houver alguma, retorna undefined.

Para ficar fácil de entender, pense que é como filter(), mas, ao invés de retornar outro array/objeto com os correspondentes, retorna somente o primeiro valor/objeto que passe no teste (que é uma função).

Use find() quando: é preciso procurar/verificar por um valor dentro de um array/objeto. Em outras palavras, use find() para criar um novo array/objeto baseado na função-teste fornecida.

Exemplo: encontrar um objeto em um array através de uma de suas propriedades.

ParâmetroSignificado
callbackA função a ser testada.
thisArg(opcional) Valor a ser usado como this quando o callback é executado.

includes()

O método includes() determina se um array/objeto contém um determinado elemento ou não, retornando true ou false, respectivamente. Em outras palavras, includes() retornará true se o elemento existir no array/objeto.

A diferença para o find() é que includes() somente determina se o elemento existe ou não, retornando um boolean.

Use includes() quando: é preciso saber se um array/objeto possui determinado valor/elemento.

Exemplo: saber se determinado número consta em um array.

ParâmetroSignificado
searchElementO elemento que se quer buscar
fromIndex(opcional) Posição no array de onde a busca por searchElement se iniciará (padrão 0).

Conclusão sobre every(), some(), find() e includes() em JavaScript

Antes de partirmos para as conclusões, assista a nosso vídeo especial em que mostramos como trabalhar com uma API real usando alguns dos métodos de array JavaScript:

Tal como seus irmãos mais conhecidos map(), filter() e reduce(), os métodos every(), some(), find() e includes() também têm seu lugar de importância e são muito úteis em diversas situações de código JavaScript do dia-a-dia, ajudando a resolver problemas especialmente quando combinados.

Importante ressaltar, também, que métodos “funcionais” como every(), some(), find() e includes() não vieram para substituir loops tradicionais completamente, já que podem apresentar diferentes performances a depender do tamanho do array/objeto que se está trabalhando.

Com este artigo, a apresentação dos 7 principais métodos (ou, pelo menos, os mais conhecidos) para se trabalhar com arrays/objetos usando JavaScript moderno se completa.

Se comparado a como se chegava aos mesmos resultados há não muito tempo atrás, fica evidente que o poder que JS oferece e o que é possível fazer ao usá-los, especialmente combinando e encadeando seus efeitos, é realmente algo espantoso.

Usamos cookies para melhorar sua experiência e para ajudar a entender como nosso site é usado. Ao utilizar este site, você aceita o uso de cookies. Consulte nossa política de privacidade para obter mais informações.