O que aconteceu no dpw em 2019

Saiba tudo o que aconteceu no dpw no blog e nas mídias sociais em 2019! :)

Ir para o artigo

Em 2019, muita coisa nova aconteceu aqui no desenvolvimento para web. Neste último post do ano, vamos fazer uma retrospectiva para mostrar o que aconteceu no dpw em 2019. Vamos lá?

Artigos e mais artigos

Há mais de 12 anos publicamos artigos sobre desenvolvimento web aqui no dpw, mas foi neste 2019 que tornamos o ritmo de publicação mais constante e sistemático.

Às segundas, contamos sempre com um artigo novo, dentro do universo de webdev que abordamos aqui no blog. Dedicamos as quintas-feiras para uma indicação de algum artigo já publicado, mas que pensamos ser relevante ao momento e/ou que tenha recebido alguma atualização ou revisão de conteúdos.

Com isso, entre inéditos e redivulgados, divulgamos mais de 76 artigos sobre desenvolvimento web em 2019 diretamente a partir do dpw, fora indicações de conteúdos relacionados de qualidade em mídias sociais diversas.

Muito mais força nas mídias sociais

Neste ano que vai chegando ao fim, decidimos que nossa presença nas mídias sociais seria muito mais forte. E assim fizemos.

No início do ano, fizemos um planejamento de conteúdo preliminar para decidir quais conteúdos fariam parte do rol de conteúdo do dpw nas mídias sociais.

Depois de tempos testando e maturando novas possibilidades, praticamente durante todo o ano ficamos com este cronograma nas redes, com praticamente 2 publicações diárias:

  • Segunda: artigo e vídeo Micro UI
    • Desde junho, o Micro UI passou para Dica de Portfolio
  • Terça: Paleta de Cores e dica rápida de código/UX
  • Quarta: dpw expo (ver abaixo)
  • Quinta: artigo e frase motivacional
  • Sexta: Micro UI e citação de desenvolvedor proeminente

Começamos a receber sugestões de novos conteúdos que poderiam aparecer de maneira fixa em nossa grade, como indicações de fontes (o que é realmente uma boa ideia). Estamos analisando e pensando em novos conteúdos e formatos.

Se você tiver alguma sugestão, basta comentar no fim deste artigo ou em nossas mídias sociais. Continuaremos a fazer como tem sido até agora: avaliar e responder a todos os comentários feitos.

dpw expo

Desde o ano passado, já tínhamos a ideia de trazer um programa novo e mais consistente para nosso canal YouTube. Depois de algumas análises, chegamos ao formato do que hoje é o nosso dpw expo.

No expo, trazemos indicações de 3 recursos variados na área de webdev (ênfase em front end, mas não deixando de citar recursos também de back, infra, DevOps etc.), em um formato até então inédito em terras tupiniquins, não necessariamente mostrando em detalhes como usar, mas apresentando suas principais características para dizer “Ei! Esse cara existe e pode ser bastante útil em algum projeto seu”.

Em nossas análises, encontramos 1 ou 2 canais no YT com um formato semelhante, mas não exatamente igual. Vimos que havia possibilidade de a coisa pegar por aqui e resolvemos apostar. Esse é o dpw expo.

Com 1 programa por semana, na quarta, fizemos uma primeira temporada com 40 episódios (que podem ser todos vistos nesta playlist) e, por agora, demos um tempo para deixar a coisa amadurar.

É um formato inédito no YouTube brasileiro e, pelo menos segundo nossos critérios, traz bastante conteúdos de qualidade sobre desenvolvimento web; mas somente o público pode realmente aprovar ou desaprovar um formato.

Deixamos a decisão da produção de uma nova temporada em suas mãos. Se gostaram do dpw expo e quiserem mais, comentem aqui ou nos vídeos do YouTube para sabermos. :)

Conteúdos sobre portfolio

Ainda neste ano, notamos que tínhamos algum conteúdo tratando sobre portfolios; nada muito volumoso, mas de importância relevante. E foi aí que percebemos uma coisa: em pleno 2019, no ambientede web dev brasileiro, qualquer coisa que se informe sobre portfolios é relevante.

Pode parecer incrível, mas a carência de bons conteúdos, boas práticas, indicações, insights, sacadas e conteúdos gerais sobre portfolios, por aqui, ainda está bastante pobre…

Notando que este tópico (tratado erroneamente por desenvolvedores como um aside na carreira) merecia atenção e passamos a dedicar uma parte importante de nossos esforços para a produção de conteúdo e divulgação de conteúdos e boas práticas relacionadas a portfolios.

Exemplo de conteúdo sobre portfolio que divulgamos
Exemplo de conteúdo sobre portfolio que divulgamos

Em poucos meses, provavelmente já podemos considerar que somos o “meio” de webdev que mais fala sobre portfolios no Brasil — talvez ficando atrás somente do Fabricio Teixeira, que se destaca por abordar o tema com qualidade e há bastante tempo.

Através de dicas textuais, visuais, vídeos, artigos, gráficos, ilustrações e o que mais foi possível, colocamos para circular uma montanha de conteúdos sobre portfolios.

E foi só o começo.

A gente se vê pela Web!

Poderíamos entrar em muito mais pormenores, mas, para dar uma visão do que julgamos serem os pontos altos do dpw em 2019, isto é o que temos para informar.

E será que vai ter mais novidades e conteúdos de qualidade sobre webdev no dpw em 2020? Será que vai ter novos conteúdos e programas? Aí você vai ter que esperar para conferir…

Segue a gente na sua rede social preferida:

Continuaremos com nossa frequência, constância e diversidade na produção e divulgação de bons conteúdos sobre desenvolvimento web no cenário brasileiro.

Muitos dos blogs de tempos atrás sobre desenvolvimento web já não existem mais, mas aqui estamos. 12 anos e contando, amigo. 12 anos e contando. :)

Mais uma vez, muito obrigado, e a gente se pela Web em 2020!