4 princípios fundamentais de design

Antes de ser um expert em design, é preciso dominar os fundamentos. Neste artigo, conheça 4 princípios fundamentais de design.

Ir para o artigo

Antes de ser um expert em design, é preciso dominar os fundamentos. Neste artigo, conheça 4 princípios fundamentais de design que constituem este fundamente e veja de que maneira é possível estudar e se aprimorar em cada um deles.

Linguagem é uma forma que as pessoas usam para se comunicar com outras. Visual design é uma linguagem visual. E aprender design visual não é diferente de aprender uma nova linguagem de programação ou idioma.

Bons designs não nascem do nada. São criados. A chave para ser um designer melhor é rigor. Você só irá progredir se houver um esforço consciente de sua parte. E aplica princípios fundamentais de design faz parte deste esforço.

Princípio #1: Volte para o básico com tipografia

É possível dizer muito sobre um designer simplesmente olhando para sua tipografia. Isso porque tipografia é base fundamental para o design.

4 princípios fundamentais de design: exemplos de texto como imagem.
Texto como imagem

É possível criar designs completos apenas com tipografia. Também, basear designs usando como base fontes de sua escolha. Para melhorar a tipografia em seus projetos, comece primeiro pelo básico.

Desenvolva um vocabulário para descrever a tipografia. Aprenda o que termos como tracking, kerning e leading significam. O artigo A Beautifully Illustrated Glossary Of Typographic Terms You Should Know é um ótimo recurso para aprender estes termos.

Então, se você deseja um entendimento compreensivo de como aplicar a tipografia na web, leia Web Typography: The Elements of Typographic Style Applied to the Web.

4 princípios fundamentais de design: exemplo de uso de fontes diferentes de forma harmoniosa.
Como usar diferentes fontes conjuntamente (Font pairing) pode fazer ou quebrar um design

Finalmente, aprenda como usar diferentes fontes em conjunto. Um excelente recurso para isso é FontWolf e FontPair. Ser capaz de unir as fontes irá mudar drasticamente as dinâmicas de seus projetos.

Para uma exploração mais profunda da tipografia, você pode ler o artigo Typography can make your design… Or break it.

Princípio #2: Use espaço para criar equilíbrio

Um outro princípios fundamental do design é saber usar espaçamento. Espaçamentos ajudam a estabelecer movimento vertical e/ou horizontal. É fundamental para criar hierarquia visual e formar associações entre os elementos.

4 princípios fundamentais de design: exemplo do uso de espaçamento para criar harmonia visual.
Crie movimento e harmonia visual

É sempre recomendado visitar sites como Behance e Dribbble para encontrar inspirações em como usar os espaçamentos. Mas é importante desenvolver sua própria intuição para usar espaçamentos e criar movimento e harmonia.

Ao se estudar tipografia, certamente nota-se notado a importância do espaçamento. Ajustar kerning e leading para fontes é um ótimo exercício para desenvolver a visão para espaçamentos.

Por essa razão, é uma boa testar o KernType, um jogo onde você compara seu resultado com o de um(a) tipógrafo(a). :-)

4 princípios fundamentais de design: simplificação de um pôster vencedor de prêmio por Craig Welsh.
Simplificação de um pôster vencedor de prêmio por Craig Welsh

Outro exercício que irá ajudar a desenvolver a visão é o seguinte: pegue um design existente, desenhe um eixo X e Y, simplifique o design a formas básicas, analise como o design está equilibrado e então reorganize os elementos.

Preste muita atenção em como espaços negativos afetam o equilíbrio dos elementos.

Princípio #3: Use tamanho para estabelecer hierarquia visual

Quando se trata de criar hierarquia visual, o dimensionamento é incomparável. Usando tamanhos para transmitir relações visuais entre elementos, é possível estabelecer fluxo (flow).

4 princípios fundamentais de design: 2 botões de tamanhos diferentes, evidenciando hierarquia visual.

Tamanho é uma das razões pelas quais grids são úteis. É possível usar grids para ajudar a dimensionar elementos usando índices para transmitir importância.

Uma vez que se tenha determinado um tamanho para um elemento, mantem-se a mesma proporção em todas as instâncias. Em design, consistência é rei.

4 princípios fundamentais de design: exemplo do uso de tamanhos e espaçamentos para estabelecer hierarquia visual.
Use tamanhos para estabelecer hierarquia visual

Exercício para desenvolver a visão para dimensões

A chave é pedir feedback.

Esboce uma landing page. Depois, peça a um(a) amigo(a) que olhe seu design. Peça para que circule os elementos que se destacam mais. Depois, peça para enumerar os elementos circulados baseando-se no peso visual de cada um. Os resultados são os esperados por você?

Quando fizer este exercício, tenha algumas questões em mente:

  • Qual é a meta de conversão da landing page? Como você pode otimizar para atingir seu objetivo?
  • Qual a relação entre elementos diferentes? Quais elementos você gostaria de enfatizar?
  • Seu layout guia os olhos do usuário pela página?

Princípio #4: Use cor para transmitir significado

É praticamente desnecessário comentar, mas, certamente, um dos mais importantes princípios de design é saber usar as cores.

As cores desempenha muitos papéis. Transmitem significado, criam ressonância emocional e trazem união ao design.

4 princípios fundamentais de design: exemplo de um site que usa bem as cores.
Cor ajuda a transmitir significado no design

Para um aprofundamento nos estudos sobre cor, é recomendado ler o artigo Designing in Color. Aqui estão alguns pontos chave do artigo:

  • Identifique a proposta de seu design antes de escolher uma paleta de cores. Um bom design alinha a paleta de cores com seu propósito.
  • Identifique sua audiência. Pessoas percebem cores de forma diferente. Cores tem efeitos diferentes em pessoas de acordo com a preferência pessoal, cultural, educação e experiência de cada uma.
  • Ao escolher uma paleta de cores, simplicidade é a chave. Escolha uma cor neutra para o fundo. Então, escolha uma cor primária e outra secundária. Finalmente baseando-se em suas outras cores, escolha uma cor de erro e outra de sucesso para diferentes estados da UI.

Uma vez que você tenha um bom conhecimento da base de teoria das cores, resume-se a experimentação e iteração. Tente ativamente sair da sua zona de conforto e tente novas combinações de cor.

4 princípios fundamentais de design: frame de um desenho animado e uma paleta de cores possível que se pôde extrair dele.
Filmes e séries são excelentes recursos para inspiração de cores

Exercício para desenvolver a visão para cores

Gaste um tempo compilando paletas de cores para coisas que você goste, como fotografia, revistas, suas séries favoritas etc. — em nosso Instagram, também postamos paletas de cores para inspiração. Então, pegue um design existente e aplique cores diferentes.

Anote como isso muda o humor e tom do design. O significado mudou?

Trate seu trabalho como um ofício, em que há sempre algo que você pode melhorar. Confie em si mesmo para ser a motivação para se tornar um designer melhor.

Conclusão

Revisando, estes são os princípios de design mostrados:

  1. Volte para o básico com tipografia
  2. Use espaço para criar equilíbrio
  3. Use tamanho para estabelecer hierarquia visual
  4. Use cor para transmitir significado

Antes de ser um expert em design, é preciso dominar os fundamentos. Estes princípios de design certamente constituem esses fundamentos. Portanto, saber muito bem a respeito de todos eles é fundamental.

E você, considera algum outro ponto como fundamental no design? Tem alguma indicação de estudos que seja fundamental para o design? Comente!