Recentemente uma leitora do blog escreveu pedindo algum material sobre cores na web, perguntando se poderia publicar um artigo sobre este assunto tão importante no desenvolvimento para web. Como já tivemos a oportunidade de mostrar, as cores são uma das maneiras de os sites se comunicarem com seus visitantes, imprescindível para se fazer web sites de qualidade.

O assunto, além de complexo e, em alguns pontos, controverso, é bastante amplo. Por isso, ao invés de escrever um artigo ou uma série a respeito, decidi que a contribuição seria maior ao indicar fontes e referências sobre o tema. Certamente compartilhar o que outras pessoas já escreveram sobre as cores na web (e cores, em geral) será uma contribuição muito maior.

Referências sobre teoria das cores para web

O uso da teoria das cores na web, na verdade, não é assunto exclusivo da web. O que se faz é pegar todo o este conteúdo teórico e, simplesmente, realizar algumas adaptações para que este seja mais “compatível” e traga resultados mais eficientes no ambiente online. Portanto, quando se faz este tipo de estudo, você encontra os mesmos termos, terminologias, conceitos e constatações, seja no “mundo online” ou “mundo offine”.

Então, uma boa forma de começar o estudo das cores é acessando o site de Maria Claudia Cortes, Color in Motion, no qual, através de interações do próprio visitante, ela mostra o significado, melhor combinação, efeitos psicológicos, significado nas diferentes partes do mundo, etc, das cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo. Além disso, há uma animação que envolve os personagens das cores, mostrando algumas das principais respectivas características. Realmente vale a pena o acesso!

Uma das grandes referências na área é Daniele Viana que, em seu blog, fez uma série de artigos a respeito. O interessante é que, dentre esses artigos, existem aqueles que abordam, especificamente, as principais cores e seus efeitos em web designs. Artigos estes que, numa disposição didática, seriam:

Também o pessoal do Vandelay Design Blog apresenta excelentes referências de sites por cor que valem a pena serem vistos:

No artigo “Color Theory for Designers, Part 1: The Meaning of Color” também é possível encontrar mais sites-exemplo separados por cores — juntamente com a explicação sobre as propriedades e características de cada uma.

Ferramentas para cores na web

Já tivemos a oportunidade de mostrar algumas ferramentas para cores na web, como, por exemplo, o Colorblind Web Page Filter. Mas, para compor este artigo melhor, faz-se necessária uma lista mais incrementada. Portanto, segue uma lista completa de ferramentas de cores para web:

Conclusão

Quando se trata de cores e exibição de imagens na web, algo que deve ser feito depois de o serviço feito, é “ajustar” o trabalho para a web. Então, confira o artigo “Como otimizar imagens para web – guia de otimização de imagens“.

Existem muitos e muitos sites que tratam sobre a teoria das cores na web. Alguns tratam de forma mais geral; outros mais pormenorizada. Mas são tantos e tantos que tentar sistematizar todos em um único artigo é algo bastante difícil de se fazer. Portanto, caso tenha algum complemento a fazer e/ou ferramenta para indicar, comente!