Todos nós já fizemos uma busca por imagens no Google. Mas em função do acordo antipirataria antipirataria com a Getty Imagesa empresa decidiu remover o botão “Ver imagem”. Também pensamos que fosse algum topo de brincadeira de mal gosto, mas é a sério mesmo! Se você fizer uma busca por imagens neste exato momento, já vai notar a falta do amado botãozinho…

A opção de arrastar uma imagem para a barra de busca (“busca reversa”) continua lá — e para os que não descuidaram dos mistérios profundos do clique com o botão direito do mouse, o impacto pode não ser assim tão grande –, mas o grande público, com a ausência da opção, certamente vai começar a visitar muito mais sites do que fazia antes, se é que vocês me entendem.

Fazendo do limão que a Google nos deu uma deliciosa limonada, segue lista dos melhores sites para conseguir imagens grátis para serem usadas — as famosas stock photos. Isso mesmo: os melhores bancos de imagens grátis que podem ser usadas à vontade, imagens sem direitos autorais. E estamos falando de boas imagens, de alta resolução, para serem usadas em qualquer projeto web!

Pexels

Pexels: Best free stock photos in one place

Sem dúvida alguma, Pexels é um dos melhores serviços de banco de imagens de graça que existem atualmente. Grande parte das imagens “hero” aqui do desenvolvimento para web são de lá. Dê uma passeada pelos posts para ter uma amostra da qualidade das imagens que o site oferece.

Para virar fã de vez, todas as imagens estão sob a licença Creative Commons Zero (CC0), que, na prática, significa que são de domínio público e é permitido usá-las à vontade, para qualquer fim, com ou sem edição, inclusive comercialmente.

O objetivo do Pexels é oferecer “high quality and completely free stock photos“, quer dizer, fotos de alta qualidade e completamente grátis. Até o momento, estão conseguindo. Com louvor.

Foter

Foter: Premium Royalty-Free Stock Photos

Uma outra excelente opção quando o assunto é banco de imagens gratis é o Foter. Ao oferecer “Premium Royalty-Free Stock Photos“, ele também é uma alternativa de peso que deve ser sempre altamente considerado ao se procurar boas imagens.

Mas qual é o segredo para ser um stock de imagens com mais de 220 milhões de opções? Eles usam a API do Flickr para buscar fotos licenciadas sob Creative Commons!

Fazer uma busca por algum termo do interesse/necessidade ou navegando pelas categorias do Foter, rapidamente você vai comprovar que ele também é uma das melhores opções de banco de imagens disponíveis atualmente.

Pixabay

Pixabay: imagens gratuitas de alta qualidade

A primeira coisa que pode ser lida ao entrar no Pixabay é: Imagens gratuitas de alta qualidade. Mas talvez você encontre algo a mais: vídeos! Para entender melhor, não é preciso mais do que as própria explicação que consta no site:

Imagens e vídeos gratuitos que você pode usar em qualquer lugar: Pixabay é uma vibrante comunidade de criativos, compartilhando imagens e vídeos livres de direitos autorais. Todos os conteúdos são lançados no Creative Commons CC0, o que os torna seguros de usar sem pedir permissão ou dar crédito ao artista — mesmo para fins comerciais.

Com quase 1,5 milhão de opções (e crescendo), talvez você se arrependa de não consultar o Pixabay quando estiver procurando por imagens.

Unsplash

Unsplash: Beautiful, free photos

Há 3 regras do Unplash que você deve saber:

  1. As imagens são grátis para uso pessoal e comercial;
  2. Nenhuma atribuição é necessária e;
  3. Novas fotos são adicionadas diariamente.

A empresa canadense oferece incontáveis opções de imagens para serem usadas à vontade que podem ser encontradas através de busca, categorias ou coleções próprias, organizadas e disponibilizadas também de maneira gratuita.

Acesse e navegue um pouquinho pela Unsplash para comprovar a qualidade. Realmente não fica devendo nada para qualquer outro serviço de stock image similar.

Visual Hunt

Visual Hunt: High quality free photos in one place

Se você entra em um stock de imagens e quer opções, qual é o número de opções de imagens disponíveis bom o suficiente? Se a resposta é algo em torno de 350 milhões de fotos grátis, então certamente este é o momento de conhecer o Visual Hunt.

High quality free photos in one place“. Esse é o lema do Visual Hunt. Para tanto, eles são uma espécie de agregado de vários stocks de imagens, coletando diversas fotos pela web à fora e as juntando em um só lugar — também usando aquela ajudinha marota da API Flickr.

A maioria das imagens têm licença CC0, são divididas por categorias e tags e a busca é bastante eficiente. Ah, e eles deixam fazer o embed diretamente do site!

StockSnap

StockSnap: Beautiful free stock photos

Sendo um auto-denominado serviço de curadoria de imagens, a frase que o pessoal da StockSanap gosta de divulgar é: “StockSnap is the best place on the internet to find beautiful free stock photos”, ou, em outras palavras, o melhor banco de imagens grátis da internet. Para saber se é verdade ou não que seja “o melhor”, você mesmo vai ter que entrar para conferir.

Todas as imagens — que podem ser encontradas pela busca, categorias ou uma seção especial de “tendências” — também estão sob Creative Commons Zero. Use sem pudores!

Contribua com os bancos de imagens grátis

Certamente a lista de sites de stock photos apresentados no artigo não pretende ser uma completamente abrangente. Existem literalmente milhares de sites que disponibilizam bancos de imagens e seria uma maluquice querer colocar todos em uma só listagem.

Mas estes são excelentes sites, de renome e reconhecimento mundiais. E sabe como chegaram a este status? A maioria deles permite a contribuição de qualquer um que julgue que suas imagens sem realmente de qualidade e devam ser compartilhadas sem limites com o mundo.

Se você gosta de dar uns cliques e gostaria de ajudar com estes fabulosos serviços de banco de imagens, veja quais desses lhe agradam mais, faça seu login e comece a fazer do mundo das imagens grátis um lugar ainda melhor!