desenvolvimento para web

Erros comuns em desenvolvimento web para campanhas de SEO

Erros comuns em desenvolvimento web para campanhas de SEO
Uma boa campanha de SEO acontece quando várias ações de otimização são realizadas, conjunta e simultaneamente. E, certamente, uma dos aspectos da estratégia de uma ação de SEO são as ações técnicas tomadas no desenvolvimento web.

Este é um artigo traduzido do original “Why my SEO campaign failed? Part 2: Common Web Development mistakes“, do blog Web SEO Analytics, e sofreu pequenas modificações.

Passar muitos argumentos no URL

Quando o site é dinâmico, os desenvolvedores web precisam ter uma referência sobre o qual a página, o produto ou categoria o visitante quer ver. Normalmente um ID é necessário para recuperar os dados do banco de dados. Em outros casos, devido à complexidade do projeto ou devido a más técnicas de programação, mais variáveis são necessárias para identificar uma determinada página. Aqui está um exemplo de um URL dinâmico:

http://www.exemplo.com/produtos.php?id=30&categoria=2&cor=verde

Infelizmente, este tipo de URL não é amigável nem para pessoas, nem para mecanismos de busca. Segundo é possível ler nas Diretrizes Técnicas das Diretrizes para Webmasters da Central do Webmaster Google,

Se você decidir usar páginas dinâmicas (por exemplo, o URL que contém um caractere “?”), saiba que nem todos os spiders de mecanismos de pesquisa rastreiam as páginas dinâmicas e estáticas. Isso ajuda a manter os parâmetros curtos e a quantidade desses parâmetros pequena.

Por isso, é altamente recomendado usar algum tipo de reescrita de URL, como mod_rewrite, para converter as URLs dinâmicas para URLs amigáveis. Qual é o risco, se isso não for feito? Bem, se há muitos parâmetros em URLs: os motores de busca podem não indexar as páginas; além disso, geralmente  URLs não amigáveis não contém palavras-chave importantes no endereço, então, não raramente você pode conseguirá rankings inferiores para essas páginas do que se elas tivessem URLs amigáveis.

Usar muito JavaScript, frames/iframes, AJAX, Flash e Silverlight

JavaScript, frames/iframes, AJAX, Flash e Silverlight são ferramentas úteis e alguns deles, quando bem usados, melhoram a experiência do usuário. Mas nenhum deles é search engine friendly.

As mesmas Diretrizes Técnicas do Google citadas, indicam:

Use um navegador de texto como o Lynx para examinar o seu site, pois muitos spiders de mecanismos de pesquisa veem o site do mesmo modo que o Lynx. Se recursos especiais como JavaScript, cookies, IDs de sessão, frames, DHTML ou Flash permitirem que você veja todo o site em um navegador de texto, os spiders dos mecanismos de pesquisa poderão ter dificuldade em rastrear o seu site.

Se o objetivo é que o site seja amigável aos mecanismos de busca, devemos verificar se eles podem ser vistos usando browsers de texto simples como o Lynx (que é como o googlebot “vê” os sites). É possível usar emuladores do Lynx ou desabilitar CSS e imagens diretamente no navegador (se usar, Firefox, uma ótima opção é usar o plugin Web Developer).

Não usar o atributo alt em imagens e não otimizar o caminho das imagens

Os motores de busca (e computadores, em geral) não são muito bons em identificar o que é representado em uma imagem. Portanto, a fim de compreender sobre o que uma imagem é, os bots analisam o nome e o atributo “alt” das imagens.

O Google Image Search pode trazer uma quantidade significativa de tráfego. Se você não garantir o “apoio” a mecanismos que permitam a otimização de imagens, você pode perder uma boa fonte de tráfego. Assim, garanta que você use corretamente ambos, o atributo alt e o nome da imagem – usar um CMS que permita esse tipo de otimização é uma boa dica.

Usar métodos incorretos para oferecer suporte a idiomas diferentes

Quando você tem sites multilíngue, tenha certeza de que a arquitetura está correta. Não há uma única forma “correta” para fazer isso. Basicamente, há três maneiras corretas para suportar um site em vários idiomas e cada um dos métodos a seguir tem alguns prós e contras:

A dica é evitar o envio de conteúdo baseado em IP sem ter a mesma versão do site disponível para todos. Também não implementar soluções ruins como passar o idioma como uma variável GET, por exemplo www.example.com/?lang=fr.

Não se preocupar com o tempo de carregamento da página

Recentemente o Google informou que passou a usar a velocidade de carregamento dos websites em seus algoritmos de classificação (apesar de isso não estar valendo para sites de todos os países do mundo). Há um debate sobre se esse recurso deve ser incluído, uma vez que não tem nada a ver com a relevância de um site. No entanto, a velocidade aumenta a experiência do usuário. Além disso, ter um site leve, que carregue rapidamente, pode melhorar seu ROI e diminuir a carga do seu servidor (conheça 8 maneiras de melhorar a performance de um site).

7 dicas de desenvolvimento web

Algumas dicas para guiar o desenvolvimento de suas páginas web são:

E você, conhece algum outro erro comum em desenvolvimento web que pode atrapalhar uma campanha de SEO e o que fazer para evitar/corrigir?

18 interações em "Erros comuns em desenvolvimento web para campanhas de SEO"

  1. Chops - Opreh16/08/2010 

    Adorei o artigo, muito bom, parabéns!

  2. Ricardo16/08/2010 

    Essa regra

    "Usar caminhos absolutos para cada página, imagem, CSS e javascript do site;"

    P/ mim é novidade, poderia me explicar?

  3. Acelio20/08/2010 

    muito bom artigo.

    Estou perdendo o "mio da fiada". Meu Gmail não mostra mais o feed. Só propagandas… Êta Google, mostrando pra que veio.

    A "nova" busca por imagens do Google ficou sensacional!

    Eu bloqueio a pasta de imagens via robots na maioria dos sites, porque não acho relevante, mas para um site que trabalha com programação visual ou fotografia, o atributo alt e name são perfeitos para atingir um bom resultado em SEO. Aplicar termos e palavras chave nele pode trazer muitos visitantes.

    Sobre as URLs dinâmicas e WordPress

    Sou suspeito para falar, mas se usares o WordPress como seu CMS, não precisa se preocupar com esta questão. Indiferente de usar o mod_rewrite ou não, o Google indexa todo o site.

    Tem canonical, tags meta link: index, prev e next, tem atributo rel em links…

    em off

    Uma outra questão/sugestão para um post: Fazer um novo site ou uma reforma em um site. O trabalho de SEO e as consequências do desleixo quanto ao conteúdo antigo (PageRank, IndexGoogle, Usuário) – 301 Vs. 404

    Fiz um site ano passado, que eu considerava um sucesso em SEO. Quem assumiu fazer o "novo" site, deixou 321comentários, 36usuários cadastrados e 56páginas indexadas pra trás. Hoje o novo site não tem a meta-tag description e o title é o mesmo para todo o site… Mas ficou bonito!

  4. Tárcio Zemel25/08/2010 

    @ Chops – Opreh

    Obrigado! Apareça!

    @ Ricardo

    Como consta no texto, essas são dicas para "guiar" o desenvolvimento; não necessariamente fazer isso é a melhor opção em todos os casos, entende? Usar caminhos relativos ou absolutos tem suas vantagens e desvantagens. Provavelmente faça um artigo falando sobre isso. Não perca! ;-)

    @ Acelio

    Muito boas considerações, Acelio – mas eu penso que, para a maioria dos sites, não tenha razão de ser bloquear o diretório de imagens; "não tem relevância" para quem? A aparentemente mais insignificante das imagens pode trazer algumas boas visitas.

    Anotada a sugestão para o artigo – embora, com esse tema, tenha que ser uma série inteira! rsrs

  5. Wendel Moreira27/08/2010 

    Concordo com o artigo!

    Tem muita gente que fica preocupada com estratégias mirabolantes e busca de links e acaba se esquecendo do on-page

  6. Tárcio Zemel29/08/2010 

    @ Wendel Moreira

    Exatamente, Wendel. Devemos nos preocupar com as duas "facetas" da otimização: on-page e off-page.

  7. Ricardo31/08/2010 

    Obrigado pela resposta!

    abs!

  8. Luiz fernando08/09/2010 

    Li no livro, criando sites encontráveis, que tudo comeca na criacão de um site acessível. Acho importante sempre relacionar SEO com acessibilidade.

  9. Tárcio Zemel09/09/2010 

    @ Ricardo

    Abraços!

    @ Luiz fernando

    Essa também é uma excelente dica! Obrigado por incrementar o artigo!

  10. Leonardo Lima06/11/2010 

    É faltou as dicas de diagramar seu HTML corretamente, visando sempre a palavra chave desejada…

  11. Tárcio Zemel23/11/2010 

    "Diagramar HTML"? Não entendi…

  12. Felipe29/11/2010 

    Ele quis dizer dicas para a elaboração dos textos que vão site.

  13. scientist05/12/2010 

    exelentes dicas em SEO quanto mais informacao melhor, Todo web site na net precisa de seo para sobreviver

  14. Tárcio Zemel07/12/2010 

    Exatamente, scientist, SEO é fundamental para um site que pretenda ter um mínimo de nível profissional ser visível! Se tiver alguma outra dica, basta nos dizer. ;-)

  15. Emprrego Justo24/12/2010 

    Muito bom este artigo.

  16. Tárcio Zemel04/02/2011 

    Obrigado! Caso queira compartilhar mais alguma dica, sinta-se à vontade. hehe

  17. César Oliveira12/05/2011 

    Boa tarde,

    Não concordo absolutamente nada com a ideia de que é bom usar um cms para o SEO

    Se puder não usar cms e fazer um bom seo é melhor do que usar cms para ter seo.

    Em relação as linguas também prefiro usar o metodo ?l=pt

    Do resto concordo

    Cumprimentos

  18. Tárcio Zemel06/06/2011 

    Obrigado por sua contribuição, mas não vejo relação alguma entre usar CMS e isso ser prejudicial para SEO…

    Comente!

    A qualidade nunca se obtém por acaso; ela é sempre o resultado do esforço inteligente.

    John Ruskin
    Quer ganhar 1 ano grátis da Conta Negócios Basekit, uma das melhores ferramentas de criar sites do mundo? Saiba como!