Como resolver problemas em desenvolvimento web: saiba onde procurar ajuda

Diariamente nos deparamos com problemas. Veja como resolver problemas em desenvolvimento web através de nossas sugestões de onde procurar por ajuda.

Ir para o artigo

Desde o início da carreira, desenvolvedores web vamos nos deparar com problemas diariamente. Então, é importante saber como resolver problemas em desenvolvimento web e saber onde procurar ajuda.

A seguir, veja algumas de nossas sugestões de onde procurar por ajuda e resolver problemas de desenvolvimento web.

Fóruns

Fóruns são um dos mais tradicionais ambientes virtuais para a troca de conhecimentos.

Sua estrutura geralmente não é complicada, consistindo na organização por temas, assuntos ou tópicos e contendo mensagens relacionadas ali, para que os membros cadastrados consigam interagir.

Por exemplo, um tópico poderia ser “HTML”, com assunto “Tabelas”, e todos os interessados em discutir tabelas colocariam ali suas dúvidas, indicações etc. Existem outros tipos de organização, mas esta é bem comum.

Geralmente, fóruns possuem um “sistema de mérito”, pontuando as pessoas que participam e ajudam mais ativamente e lhes dando medalhas para que sejam indicadas como membros ativos e valiosos do grupo.

Fóruns são um dos mais tradicionais ambientes virtuais para a troca de conhecimentos. Tuitar isso

A maioria não entra em um fórum para ajudar e compartilhar recursos somente por que quer pontos e uma medalha, mas, de qualquer maneira, é bastante gratificante receber um “mimo” desses e nunca vimos alguém reclamar por ter ganhado um status diferenciado.

Entretanto, com a evolução da Web, fóruns deixaram de ser o ambiente virtual mais procurado para tira-dúvidas e troca de informações sobre assuntos restritos.

No caso específico do desenvolvimento web, algo mais interessante e dinâmico surgiu: o Stack Overflow.

Stack Overflow

Como resolver problemas em webdev: Stack Overflow
Stack Overflow é a plataforma padrão para
perguntas e respostas sobre desenvolvimento web.

Em termos simples, o Stack Overflow (que, embora mais tímida, também possui uma versão em português) é uma plataforma de perguntas e respostas, tendo sido criado como uma alternativa mais aberta a modelos antigos de sites para tira-dúvidas.

Seu diferencial é que uma plataforma específica para desenvolvedores, aceitando exclusivamente conteúdos relacionados a desenvolvimento web.

Perguntas e respostas feitas pelas pessoas no Stack Overflow podem ganhar votos positivos e negativos, o que recompensa ou pune os autores com “pontos de reputação”, criando assim um sistema ao mesmo tempo competitivo e auto-regulatório.

Se você faz uma pergunta interessante, essa pergunta pode receber votos positivos e ficará mais em evidência na plataforma — consequentemente, aumentando suas chances de receber muitas respostas úteis.

Stack Overflow é uma plataforma que ajuda milhões de desenvolvedores pelo mundo todo. Tuitar isso

De igual maneira, as respostas feitas às perguntas também podem receber votos positivos ou negativos, refletindo diretamente no status do autor dentro da plataforma.

Ao ver uma pergunta ou resposta, é comum os usuários do Stack Overflow conferirem o avatar do autor, que é acompanhado de sua reputação e quantos badges ele já conseguiu obter com suas contribuições.

Naturalmente, todos prestarão mais atenção e darão mais credibilidade a alguém com muitos pontos e badges. Afinal, suas conquistas evidenciam que se trata de um membro valioso para a comunidade, e isso indica possuir conhecimentos sólidos sobre as perguntas e respostas que faz e sua interação dentro da plataforma.

Vale muito a pena conhecer o Stack Overflow e começar a se aventurar por suas perguntas e respostas. É uma plataforma que ajuda milhões de desenvolvedores pelo mundo todo e uma fonte valiosa de tira-dúvidas para problemas dos mais diversos que desenvolvedores podemos nos deparar.

Facebook

Como resolver problemas em webdev: Facebook
A rede social nº 1 do mundo também pode servir
para desenvolvedores web nos ajudarmos uns aos outros.

O Facebook é maior e mais ativa rede social do mundo, dispensando maiores comentários.

Mas o que muitos não sabem é que os conhecidos Grupos dentro da plataforma podem ser bastante úteis para nós, desenvolvedores web.

Existem muitos Grupos estritamente focados em desenvolvimento web, tanto de forma mais geral, quanto de nicho, abordando assuntos específicos como HTML, CSS, JavaScript, Web Design etc.

Certamente existem mais Grupos com conteúdo em inglês (que, em geral, são de mais qualidade), mas a boa notícia é que os grupos em português no Face também não são poucos e, sabendo procurar direitinho, é possível encontrar bons Grupos para participar e receber/fornecer ajuda e indicações de recursos e materiais relacionados a webdev.

Aproveitando que todo dia você acessa o Facebook para ficar por dentro das últimas sobre seus conhecidos e ver um bocado de memes, é meio pulo para você começar a procurar por bons Grupos sobre os assuntos relacionados a desenvolvimento web.

Participar de Grupos no Facebook pode ser uma aventura interessante. Experimente entrar em alguns e participar mais ativamente.

YouTube

Como resolver problemas em webdev: YouTube
Quantas vezes por dia você olha (ou clica) para esse logo?

Que atire a primeira pedra aquele que tem conexão com a internet e não acessa o YouTube!

Assim como sites, blogs e newsletters, existem, literalmente, dezenas de milhares de canais no YouTube sobre todos os assuntos que você consiga imaginar, incluindo desenvolvimento web.

Claro que, dentro de uma plataforma com quase 1,5 bilhão de usuários e upload de 300 horas de vídeo por minuto, você não vai encontrar os melhores vídeos e canais logo de cara…

Mas comece a pesquisar assuntos sobre desenvolvimento web relacionados a seus interesses na área para mostrar ao algoritmo do YouTube o que você quer assistir.

E o que isso tem a ver com procurar ajuda? Tudo, já que é possível manter contato com hordas de pessoas através de comentários, interações de comunidade, “lives” etc.

Em não muito tempo, você vai ver tantos vídeos e canais relacionados, que vai pensar que o YouTube sempre foi uma plataforma de vídeos para nos ajudar a resolver problemas com desenvolvimento web.

Ou seja, o YouTube é uma plataforma que entrega vídeos sob demanda personalíssimos aos seus interesses e você o está usando para passar 5h por dia assistindo pessoas tirarem objetos de caixas, “reacts” e pandas espirrando…

Algo errado não está certo. Será que é chegado o tempo de uma mudança?

GitHub

Como resolver problemas em webdev: GitHub
Se você ainda não usa GitHub, apostamos 1 churrasquinho
que, muito em breve, vai usar e não vai mais parar!

GitHub é uma plataforma de hospedagem de código-fonte com controle de versão usando o Git que, certamente, é uma das principais plataformas que ajuda desenvolvedores a resolver problemas de desenvolvimento web.

O GitHub permite que programadores, utilitários ou qualquer usuário cadastrado na plataforma contribua em projetos privados e/ou open source de qualquer lugar do mundo.

O bom é que, dentro da maneira como ele é estruturado, é possível que qualquer pessoa acesse os códigos de qualquer projeto (público) para fazer perguntas e comentários — a especificidade pode chegar ao ponto de fazer comentários em cada linha dos códigos!

Existem até repositórios criados especificamente para servir como “GitHub fóruns”, em que cada issue (que seria uma questão relativa a códigos, como um bug) é tratada como um tópico/assunto em que a pessoa publica uma dúvida ou recurso e os demais membros respondem/interagem.

O próprio sistema do GitHub permite classificar cada issue com tags (etiquetas) — algo parecido com o que acontece em artigos de blogs –, dessa forma, facilitando a busca e identificação de assuntos que são do interesse de quem está usando o “pseudo-fórum” no momento.

Por exemplo, você pode entrar em um repositório-fórum desses e, vendo a listagem de novas questões, somente se interessar em acessar as marcadas com “HTML” ou “CSS”, e assim por diante.

Animação do mascote do GitHub mexendo em uma máquina engraçada
No site The Octodex é possível encontrar variações do mascote do GitHub.

Mas não pense que, no GitHub, somente os “GitFóruns” servem para tira-dúvidas ou indicação de recursos. Muito conhecimento bom passa pelas issues relacionadas estritamente a códigos.

É possível, para a pessoa realmente engajada e que presta atenção no que está acontecendo no repositório em questão, adquirir/trocar bastante informações, muitas vezes vitais para o entendimento do respectivo software e, por consequência, para toda a sua carreira de desenvolvedor.

Se você é um desenvolvedor web iniciante, não necessariamente tem a obrigação de saber o que é um “repositório de códigos” ou como usar “Git”, mas, inevitavelmente, chegará o estágio em que você precisará obter esse tipo de conhecimento para avançar de nível.

GitHub é uma excelente plataforma para estar em contato com outros devs e aprender muito sobre como resolver problemas de desenvolvimento web.

Newsletters

Tecnicamente falando, newsletters, aqueles “boletins virtuais” em que cadastramos nossos e-mails para receber novidades periodicamente, não se caracterizam como fontes para procurar ajuda em desenvolvimento web.

Entretanto, a partir dos conteúdos que ali são sugeridos, é possível sim encontrar recursos excelentes que podem ajudar a resolver problemas em desenvolvimento web, pesquisas sobre determinados assuntos, o descobrimento de novas técnicas, enfim, encontrar alguma fonte de assistência e auxílio.

Existem dezenas de newsletters sobre webdev, e boas newsletters, para colocar aquele seu e-mail de sempre e receber periodicamente notícias e recursos sobre os assuntos do seu interesse.

Então, deixemos as newsletters como uma espécie de menção honrosa dessa lista. Tenha certeza de que elas já ajudaram, ajudam e ainda ajudarão milhões de pessoas todos os dias.

Algumas boas indicações de newsletters voltadas ao front end são:

Conclusão

Resolver problemas em desenvolvimento web também passa por saber onde procurar ajuda. Indicamos algumas das principais fontes:

  • Fóruns
  • Stack Overflow
  • Facebook
  • YouTube
  • Newsletters

Claro que não são os únicos lugares em que é possível conseguir ajuda com problemas de desenvolvimento web, mas, certamente, já são excelentes opções que, certamente, ajudarão bastante.

A comunidade de desenvolvedores é uma das mais solícitas, portanto, não tenha “medo” ou “vergonha” de procurar ajuda.

Todos nós, desenvolvedores web, precisamos recorrer a colegas e pares para a resolução de problemas.

Com o tempo, estudos e aquisição de conhecimentos, algo magnífico acontecerá: você passará não somente a procurar ajuda, mas oferecer ajuda a colegas que precisam daquela mãozinha!

E você, como costuma resolver problemas em desenvolvimento web? Onde vai procurar por ajuda? Conta pra gente nos comentários!