Como loading de JavaScript funciona: DOMContentLoaded e OnLoad

Aprenda como o loading de JavaScript funciona e saiba mais sobre os eventos DOMContentLoaded e OnLoad e como posicionar e usar apropriadamente seus códigos JS.

Ir para o artigo

Existem 3 diferentes “janelas de tempo” que acontecem durante um requisição web em que é possível carregar e executar JavaScript. Essas “janelas” são delineadas pelos eventos DOMContentLoaded e OnLoad. É possível carregar scripts antes de DOMContentLoaded, depois de DOMContentLoad e depois de OnLoad. Mas, antes de adentrar nos detalhes sobre como funciona o loading de JavaScript, o que são esses 2 eventos e quando eles são realmente desencadeados?

Os eventos

O evento DOMContentLoaded é disparado quando o DOM (Document Object Model) está pronto. O que isso significa é que a API para interagir com conteúdo, estilo e estrutura de uma página está pronta para receber solicitações de seu código. Em geral, isso significa que o texto, HTML e CSS estão prontos – mas não é tão simples assim. Dependendo do navegador, versão do HTML e onde as tags de folhas de estilo estão, em relação às de script, o CSS não pode ser renderizado no momento em que esse evento é acionado.

Felizmente, há uma maneira segura e de alto desempenho para garantir que o CSS é carregado primeiro: é tão simples como colocar as folhas de estilo externas no cabeçalho e os JavaScripts externos no rodapé. Esta abordagem faz com que o JS execute somente depois das folhas de estilo externas e corpo do HTML já terem sido carregados. Basicamente, isso significa que, se se está colocando folhas de estilo no cabeçalho e JSs no rodapé, o DOM irá carregar todo o conteúdo, estrutura e estilo antes do evento DOMContentLoaded ser acionado. E isso é uma boa coisa!

O evento onLoad é disparado quando toda a página foi carregada – este é momento em que o carregador na barra de título do seu navegador para de girar. Neste ponto, todos os scripts e folhas de estilo terminaram de carregar e foram executados e todas as imagens foram baixadas e exibidas.

Carregando JavaScript

Então, como é possível “pegar o gancho” de cada um desses eventos e, mais importante, quando se deve usar cada um deles? Para examinar os diferentes “ganchos”, veja esta página HTML simples e o resultado que ela produz.

Examinando o console, é possível ver a seguinte ordem de execução:

A partir dessa saída, é possível inferir 3 coisas:

  1. JavaScript externo (external.js) é carregado antes de DOMContentLoaded
  2. JavaScript externo inserido no HTML durante o callback de DOMContentLoaded é carregado antes de OnLoad
  3. Requisições AJAX não atrasam DOMContentLoaded ou OnLoad, independentemente de quando são iniciadas (ajax.js, dom_ajax.js e page_ajax.js)

Antes de DOMContentLoaded

Primeiro, tanto JavaScript inline, quanto externo (external.js), são carregados e executados imediatamente, independentemente do DOM estar pronto ou a página ter sido carregada.

Isso pode parecer óbvio, mas é necessário para executar este código antes de DOMContentLoaded para que seja possível, realmente, pegar o gancho do evento. A melhor maneira de pensar nesse JavaScript é como se fosse um setup. No entanto, não se deve manipular o DOM uma vez que este ainda não está pronto – é preciso configurar os retornos de chamada e, em seguida, sair do caminho para que o resto da página possa ser carregado rapidamente.

Depois de DOMContentLoaded

Esses scripts (dom.js) são executados quando o DOM está pronto para ser manipulado. É onde se deve colocar qualquer código que altere o visual da página, já que esse é o primeiro momento em que a manipulação de DOM é possível e é executado antes que a página seja exibida.

Isso é uma coisa boa, porque ninguém quer os elementos da página pulando e mudando de estilo depois que eles já estão visíveis para o visitante.

Depois de OnLoad

Esses scripts (requisições AJAX e qualquer coisa no callback de window.load) são executados depois que o carregamento da página tenha sido concluído e o visitante possa visualizar todo o documento. Esse é um ótimo lugar para carregar scripts de longa duração e scripts que não alteram o visual da página. Alguns exemplos incluem bibliotecas de análise e relatórios de código ou dados que podem ser usados ​​mais tarde ou; que possa ser pré-obtida para o visitante.

Algo mais concreto: Google Maps carrega todas as “pecinhas de mapa” usando AJAX para que o carregamento da página não seja interrompida.

Conclusão sobre DOMContentLoaded e OnLoad

Com isso, você viu como loading de JavaScript funciona e um pouco mais sobre DOMContentLoaded e OnLoad. No entanto, há muito mais para estudar, já que conhecer mais a fundo para o que servem e como se valer destes eventos é uma garantia de que você está preocupado com o desempenho do site e tem uma atenção especial com o funcionamento das coisas, propriamente dito.

Tente manter esse processo de carregamento da página em mente ao escrever código JavaScript, já que a simples colocação de código em lugares diferentes pode levar a grandes ganhos no tempo de carregamento da página e percepção de carregamento, em geral.

Usamos cookies para melhorar sua experiência e para ajudar a entender como nosso site é usado. Ao utilizar este site, você aceita o uso de cookies. Consulte nossa política de privacidade para obter mais informações.