Retrospectiva 2016

Retrospectiva com os melhores artigos de 2016 do desenvolvimento para web!

Levando em conta de que é boato aquele papo de que na virada não teremos “2017”, mas “2016 S”, novamente se encerra mais um ano. Para dar continuidade ao que estamos fazendo já há algum tempo, o presente de ano novo da webfatorial é uma retrospectiva 2016 com os melhores artigos sobre desenvolvimento web do ano.

“Princípios Jedi de Motion UI”

Motion UI é o próximo passo natural dentro da área de UX. Nestes artigos — sim, foi uma pequena série, confira a parte 1 e parte 2 –, foi feita uma introdução sobre o assunto, mostrando na teoria os princípios de animação de interface mais conhecidos e apresentando os Princípios de Animação da Disney.

Bônus: o artigo “Interfaces Transicionais” também tem bastante material sobre Motion UI, com bastantes exemplos do chamado mundo real.

“map(), filter() e reduce() em JavaScript”

Algo que também ficou bem em alta em 2016 — e parece que a tendência é continuar — é a programação funcional; em se tratando de JavaScript, certamente saber usar as funções map(), filter() e reduce() é o primeiro passo. Neste artigo, apresentamos os conceitos básicos de cada uma das funções e alguns exemplos de uso. Depois que se acostuma a usá-las, é difícil voltar atrás…

“Melhores práticas para uma API RESTful pragmática (parte 1)”

Atualmente, é difícil pensar a web sem o uso de APIs. Nós, desenvolvedores web, chegamos a um ponto sem volta: para projetos mais profissionais, usa-se APIs ou não se faz nada. Um dos mais aclamados artigos pelo público de 2016, a primeira parte da série sobre PI RESTful pragmáticas foi um sucesso! Ah, e não se preocupem: a parte 2 será lançada logo no início do ano que vem.

“UX em validação de formulários com HTML e CSS”

Indubitavelmente, UX foi um assunto bastante tratado no desenvolvimento para web em 2016. Não fugindo do tema em alta, as dicas, considerações e exemplos práticos sobre UX em validação de formulários são bastante úteis e devem ser levadas em consideração em projetos web de alto nível.

“Desmistificando o CSS crítico ‘acima da borda'”

E, para fechar o manancial de conhecimentos web do ano, o artigo que desmistifica o CSS crítico “acima da borda” é recomendadíssimo! Se durante muito tempo ouvimos/lemos muito sobre determinadas técnicas, podemos incorrer no erro de não pensar muito a respeito de seu uso; de não refletirmos apropriadamente e considerar que se trata de uma “bala de prata”.

Este artigo vai te dar o que pensar.

Nos vemos em 2017!

Com a implementação do novo tema do blog, dpw2016, tivemos a felicidade de ver um aumento de 47,63% da Duração Média de Sessão e queda de 27,50% na Taxa de Rejeição. Uau! Mais uma vez, gostaríamos de agradecer imensamente a todos que acessam nossos conteúdos web desde há muito tempo e, claro, também aos novos leitores, que temos sempre o prazer de receber e responder às dúvidas sobre todos os temas web tratados no blog.

Muito obrigado e a gente se vê em 2017!