Quando se trata de sites e aplicativos, “menos é mais”, certo? Este mito afirma que aplicações móveis devem ser a “versão leve” de um site de desktop. Isso vem do princípio de que a “interface orgânica” deve ser tão próxima do zero quanto possível.
Este é o terceiro artigo da série com 5 mitos de interface mobile:
- Mito 1: usuários móveis estão sempre com pressa
- Mito 2: sites móveis requerem menos features
- Mito 3: simplicidade é bom, complexidade é ruim
- Mito 4: diretrizes não podem ser quebradas
- Mito 5: designers e visitantes pensam igual
Mito 3: simplicidade é bom, complexidade é ruim
A conhecida Marissa Mayer (ex-Google, ex-Yahoo!) foi uma das que mais falou sobre “A Regra dos 2 Cliques” (“Two-tap rule”): quanto menos cliques necessários para atingir um objetivo, melhor.
Muitos designers tendem a tratar desktop e mobile como duas criaturas diferentes, com necessidades opostas. Sim, existem limitações significativas para os recursos de um dispositivo móvel (principalmente, o tamanho da tela), no entanto, a intenção de um usuário não muda drasticamente, seja eles usando seu dispositivo móvel ou um computador desktop.
Então, por que a interface móvel deve ser mais simples?
A verdade: adote a complexidade
Dependendo de quem usa e como se usa o site/app, esse mito pode ser verdadeiro. Por exemplo, você consegue imaginar a necessidade de oito cliques para enviar snaps no Snapchat?
O ponto é: pessoas usando dispositivos móveis não querem uma versão “capada” de um site. As pessoas simplesmente precisam de complexidade apresentada de uma maneira que não é complicada. Tudo se resume a dar uma boa experiência de usuário.
Considere o seguinte:
- Ter uma grande ideia por tela
- Em vez de enviar elementos para páginas secundárias, é possível colocar mais conteúdo em elementos de exibição corretamente identificados
- Exigir mais cliques em uma tela não é necessariamente uma coisa ruim; a idéia é tornar a tela do site/app clara e facilmente “digerível” ao invés de desordenada e densa (se um clique tem um porquê, pode ficar)
Veja o exemplo da Circlebox Creative:
Muita coisa está envolvida na criação de um perfil. Este é um usuário pessoal? É um perfil comercial? Login social? Login de e-mail? Este processo de inscrição incorpora muita informação, mas não passa a sensação de ser avassalador porque é facilmente “digerível”.
Fim da terceira parte sobre mitos de interface mobile
Este é um dos maiores mitos de interface mobile. Não surpreendentemente, ainda hoje é possível encontrar chamados profissionais da área estufando o peito e alertando com dedo em riste sobre os perigos de o usuário dar mais de 3 cliques para concluir uma ação…
Complexidade não é a desgraça do design mobile. Quando se desenvolve um site/app, só é precisa torná-lo atraente e fácil de usar.