Perguntas ao cliente para antes e depois de um projeto

Perguntas importantíssimas para se fazer ao cliente antes e depois de um projeto web a fim de conseguir um direcionamento correto para o desenvolvimento

Perguntas ao cliente para antes e depois de um projeto

É através de perguntas ao cliente que podemos nortear todo o planejamento e desenvolvimento de um projeto. E existem perguntas apropriadas para se fazer antes e depois do desenvolvimento de um software para web. Perguntas essas que são de vital importância para se entender as regras de negócio, as especificações, expectativas e muitas outros imprescindíveis. Veja algumas perguntas que devem ser feitas aos clientes antes e depois de um projeto.

Este é um artigo traduzido do original “14 Questions To Ask Your Clients Before and After a Project”, do blog DesignReviver, e sofreu algumas adaptações.

Perguntas ao clientes antes do projeto

As perguntas que devem ser feitas ao cliente antes de o projeto se iniciar servem, justamente, para dar o “norte” ao que será realizado no job. É através dessas perguntas que se poderá conhecer melhor a empresa, saber quais as expectativas (de ambas as partes envolvidas) e ter uma noção melhor de como se dará o desenvolvimento, em si. Certamente as perguntas a seguir são excelentes complementos a um bom briefing de desenvolvimento de sites.

Qual é o tipo de negócio da sua empresa?

Esta é uma questão importante porque é o primeiro passo para conhecer a estrutura do negócio do seu cliente. Ela irá ajudá-lo a avaliar as necessidades da empresa, na seara de desenvolvimento web e é também uma porta de entrada para a reflexão estratégica.

Qual é a reputação de sua empresa?

No meio online, reputação é tudo. Você quer (e precisa) criar um site que reflete a reputação do negócio de seus clientes. Se a reputação de seu cliente está passando por um período difícil, então qualquer projeto que você desenvolva tem poder de seguir o mesmo caminho ou atrair “positividade” – logicamente ambos querem a segunda opção. Além disso, a empresa possui uma boa reputação de satisfação, qualidade e tempo de serviço? Esses são todos elementos que afetam o projeto.

Evidentemente que a pergunta não precisa ser feita de forma tão direta; o cliente pode até se sentir ofendido. Mas a pessoa responsável pelas negociações deve extrair esse tipo de informação do cliente a fim de prover recursos de qualidade para o desenvolvimento do projeto. A experiência mostra que a capacidade de abstrair respostas dos clientes para transformá-las em conceitos de desenvolvimento web é algo que valoriza bastante o projeto – tantos em termos financeiro, quanto em termos de qualidade.

Qual é seu cliente típico?

Esta questão irá ajudar a você ter uma idéia melhor do qual é a abrangência da empresa. O cliente típico está fora do mercado de atuação da empresa? Como a empresa interage com sua clientela? O cliente típico fala uma língua diferente?

Essas questões são vitais para a estética e/ou usabilidade de seu projeto. Se você estiver projetando um logotipo, por exemplo, e os clientes típicos de seu cliente não falam o mesmo idioma, então você teria a certeza de que o logotipo deve ser capaz de comunicar eficazmente em um outro nível.

Qual é o seu público-alvo?

Diferente do qual é o cliente típico, você deve ter uma profunda compreensão do público-alvo que o seu cliente está apontando. Talvez ele esteja tentando trocar seu nicho de atuação ou está procurando redefinir e expandir sua base de clientes; seja qual for, saber exatamente qual o público alvo de seu cliente é fundamental para o desenvolvimento e sucesso de seu projeto.

Você tem concorrentes? Como se diferencia deles?

Embora isso possa ter uma resposta óbvia (se você fez uma boa quantidade de pesquisas), você ainda deve fazer essa pergunta para ter uma idéia do que o cliente acredita que seja sua concorrência. Mais do que provavelmente, ele tem uma ideia muito melhor de quais são seus concorrentes. Conhecendo os concorrentes de seus clientes é possível excluir qualquer semelhança entre todos os seus projetos existentes. Isso ajudará a criar um design (e um projeto, em si)  mais exclusivo e centralizado para o seu cliente.

Com que frequência você gostaria de atualizações?

Você não quer ser inconveniente e comunicar o cliente cada passo que dá no projeto. Esta questão irá ajudá-lo a estabelecer um alinhamento com o seu cliente para fazer comunicados sobre atualizações somente quando ele quiser (o que ele julgar que é conveniente, aliado ao que você considera ser importante para o projeto). Atualizações excessivas podem desencorajar um cliente a usar seus serviços no futuro…

O que é necessário para que considere o projeto finalizado?

Essa é a pergunta equivalente ao “aceite”, que consta no modelo do artigo sobre briefings para desenvolvimento de web sites.

Se você está projetando um site ou sistema virtual, então é importante perguntar ao seu cliente como pretende utilizar o site, e como eles prevê que será o resultado. Não seria nada bom se você estivesse finalizando um projeto e descobrisse que ele não tem as características que seu cliente solicitou ou não se comporta do modo como ele idealizou.

Quais formas de pagamento você usa?

Se você não tem intenção de elaborar um contrato antes de iniciar o projeto, então seria uma boa ideia pedir ao seu cliente para avaliar como eles planejam pagar por seus serviços. Talvez você só aceite o PagSeguro, mas o cliente só paga em cheque. Se não for combinada uma forma de pagamento antes, isto pode criar graves problemas e causar um desgaste irremediável na relação profissional.

Perguntas ao cliente depois do projeto

Essas são perguntas que podem ser feitas um pouco antes da entrega do projeto ou imediatamente depois. O objetivo é realizar uma “linha suave” desde a concepção do projeto até sua conclusão e saber em quais pontos você acertou e não acertou no decorrer do desenvolvimento. Aprender com os próprios erros para se aprimorar é básico.

Você está satisfeito com os resultados?

Esta questão irá ajudá-lo a analisar a qualidade de suas habilidades e como você é capaz de desenvolver um projeto baseado nas necessidades do seu cliente. A medida em que você avança em sua carreira, você vai ter muita chance de melhorar suas habilidades e saber o quão satisfeitos seus clientes ficam com os trabalhos que você faz cria oportunidades de você fazer exatamente isso.

Gostou da minha postura profissional durante o projeto?

Tão importante quanto saber se o cliente gostou do resultado final do projeto é saber se ele gostou da relação profissional que vocês tiveram neste ínterim. Desenvolver as relações interpessoais faz parte de qualquer negócio, não somente de desenvolvimento para web; portante, procure sempre aperfeiçoar suas habilidades de comunicação. Perguntar a opinião do cliente sobre isso é uma boa, vai permitir que você regule seu “termômetro sócio-profissional”.

Alguma outra dúvida?

Às vezes, um cliente pode ter algumas perguntas, mas ela pode receoso ou intimidado a perguntar, por motivos pessoais e profissionais. Qualquer razão que seja, você deve deixar claro para seu cliente que ele pode sempre vir a você com todas as perguntas que possa ter, mesmo agora, com o término do job, que o contato entre vocês não será tão frequente. Isso, por si só, poderia inspirar o cliente a perseguir os seus serviços para projetos no futuro. Ter um relacionamento digno de confiança com seu cliente é uma das coisas mais importantes que você pode fazer.

Não existem outras perguntas que se deve fazer ao cliente?

Obviamente que existem centenas de outras perguntas que podem – alguns casos, devem – ser feitas ao cliente, antes e depois de um projeto. As perguntas aqui apresentadas são somente um guia, um “esboço” das perguntas que você efetivamente fará ao cliente.

O mais importante não é “decorar” essas perguntas; o mais importante é ter consciência de que determinadas perguntas podem e devem ser feitas aos clientes antes e depois de um projeto. Antes para que ambos fiquem em sintonia com o projeto; depois, para aferir os resultados e esclarecer dúvidas (que existem, pode acreditar).

E você, quais perguntas faz a seus clientes antes e depois de um projeto?