Para que você precisa de um portfolio?

Para que você precisa de um portfolio? A pergunta pode parecer óbvia, mas leia nosso artigo e se surpreenda com as possibilidades!

Ir para o artigo

Quase todos os que atuam em desenvolvimento para web não tardam a se deparar com o assunto portfolio, mas nem todos — pelo menos não rapidamente — tomam consciência de para que você precisa de um portfolio.

Neste artigo, vamos explorar alguns dos principais motivos que provam que você precisa de ter um bom portfolio. Alguns deles, com certeza você não tinha pensado antes!

Você precisa de um portfolio para demonstrar sua experiência

A maior parte das pessoas monta um portfolio para demonstrar sua experiência profissional.

Seu portfólio demonstra experiências anteriores de trabalho ou aprendizado que podem ser úteis para vários objetivos (que você conhecerá logo abaixo).

Geralmente, quando você precisa executar um serviço qualquer — seja virtual ou não –, na pré-seleção de pessoas para o executar você vai procurar saber de trabalhos parecidos/semelhantes feitos por cada uma delas.

Por exemplo: se não fosse por uma indicação, você contrataria um pedreiro para uma reforma sem ter visto nenhum trabalho anterior executado por ele?

O mesmo princípio se aplica no caso dos portfolios. Exibir trabalhos no portfa serve, dentre outras coisas, para mostrar que você realmente sabe fazer o que está alegando que sabe.

Você precisa de um portfolio para mostrar quem você realmente é

Frequentemente quando conversamos sobre portfolios aqui no blog, no canal YouTube ou mídias sociais, enfatizamos o fato de que você deve transparecer sua personalidade em seu portfolio.

Seu portfolio permite que você seja mais pessoal e criativo, a fim de expandir e exibir suas habilidades, conhecimentos, projetos e experiências.

Mesmo que você esteja presente em outros meios e outras mídias (incluindo mídias sociais), seu portfolio é o seu espaço; é nele que você, de certa maneira, vai estar o mais próximo possível do termo “presente”.

Seu portfolio deve mostrar sua personalidade para potenciais clientes, empregadores e organizações. Todos querem saber com quem estão lidando.

Você precisa de um portfolio para autoconhecimento e confiança

Este é o tipo de coisa que não se percebe logo de cara, mas seu portfólio é um método de autoconhecimento e construção de confiança.

Autoconhecimento porque, a partir do momento em que você se propõe a montar seu portfolio, você deve considerar deliberar sobre uma série de questões que, muitas das vezes, você não tinha deliberado antes.

Construção de confiança porque, justamente por ter que fazer este tipo de análise e decisão, você pode perceber que está além do que imaginava estar; que você já realizou e alcançou metas, objetivos e status que, talvez, considerava não ter alcançado — ou não tinha sequer parado para pensar a respeito.

Você precisa de um portfolio para organizar suas realizações e objetivos

Quando você decide montar seu portfolio — ou realmente focar seus esforços nele, levando-o a sério –, inevitavelmente terá que pensar em suas realizações e objetivos.

Suas realizações pelo fato de ter que organizar seus trabalhos de uma maneira eficiente, condizente ao foco que você quer dar a seu portfolio.

Seus objetivos porque seu portfolio deverá estar de acordo com eles — seu portfolio tem que ter objetivos — e, ainda que talvez não muito claro no começo, na medida em que o portfolio vai evoluindo, esses objetivos podem ficar mais claros até para você mesmo.

Seu portfolio é uma maneira multifacetada de organizar suas realizações, objetivos, aspirações e pensamentos pessoais.

Você pode até usar seu portfolio para fins “não convencionais”

Falamos muitas vezes em nossos artigos sobre portfolio que um de seus principais objetivos é promover/facilitar o contato de pessoas com você.

Podem ser potenciais clientes, prospectos, recrutadores, enfim, seu público-alvo; aqueles a quem você objetiva alcançar e “convencer”. Mas um bom portfolio também pode ajudar a alcançar fins não tão convencionais.

É uma ferramenta útil para ser referenciado em uma entrevista, por exemplo — ou mesmo para ser enviado juntamente a um currículo, em formato anexo.

Seu portfolio é uma maneira multifacetada de organizar suas realizações, objetivos, aspirações e pensamentos pessoais. Tuitar isso

Também, seu portfolio fornece uma prova tangível de suas habilidades e demonstra que você está qualificado para trabalhos específicos — aliás, este é o motivo pelo qual você deve deixar clara suas especialidades/atuações e qual foi sua atuação em cada projeto exposto no portfolio.

Seu portfolio também pode ser útil para pleitear um bônus, bolsa de estudo, subvenção, negociação de promoção ou aumento, crédito educacional etc.

Enfim, ter um bom portfolio pode ajudá-lo a cumprir vários objetivos, muitos dos quais você nem tinha pensado antes — mas que nem por isso deixam de ser muito importantes!

Conclusão

Se você tinha alguma dúvida de para que precisa de um portfolio, agora você não tem mais!

Você viu que, dentre outros motivos, precisa de um portfolio para:

  • Demonstrar sua experiência
  • Mostrar quem você realmente é
  • Autoconhecimento e confiança
  • Organizar suas realizações e objetivos
  • E até usar seu portfolio para fins “não convencionais”

E você, já usou seu portfolio para conseguir algum outro objetivo ou consegue pensar em alguma coisa diferente em que um portfolio poderia ser usado?

Comenta e conta pra gente!

E-book com 10 dicas para montar seu portfolio altamente eficiente e conseguir muito mais clientes e projetos!

Download GRÁTIS