A página mais importante do seu portfolio

Você sabe qual é a página mais importante do seu portfolio? Leia mais e saiba que você pode estar perdendo a oportunidade de surpreender e impressionar!

Ir para o artigo

Especialistas, recrutadores e profissionais seniores têm a oportunidade de conhecer centenas (se não, milhares) de portfolios. A partir daí, é possível começar a encontrar determinados padrões.

E se há uma coisa que muitos concordamos é que uma determinada página do portfolio quase sempre obtém a maioria das visualizações. E, curiosamente, não é a página do projeto mais popular.

É a página Sobre.

Isso não é apenas o que os números mostram, mas também a maioria desses profissionais dá especial atenção à página Sobre quando navegando em um portfólio.

E agora vem a parte engraçada (para não dizer triste): a página Sobre é frequentemente uma das piores páginas da maioria dos portfolios. Isso quando ela existe…

“Mas um portfolio não é mais sobre os trabalhos do que sobre mim?”, você pode estar se perguntando. Bem, tecnicamente, você não deixa de ter razão; o trabalho, em si, é um dos aspectos mais importantes, e a maioria dos conselhos, dicas e macetes de portfólio se concentra nisso.

Você pode adicionar ainda mais personalidade ao seu portfolio escrevendo um pouco sobre você. Suas paixões e aspirações são importantes. Tuitar isso

Entretanto, sua personalidade é a “cola” que mantém tudo junto. As pessoas querem conhecer mais sobre quem está por trás do trabalho, vislumbrar quem você é, o que você gosta e se conseguem se imaginar trabalhando com você.

Por que mesmo que o trabalho seja incrível, quem quer trabalhar com um idiota? É claro que você não pode julgar completamente uma pessoa apenas olhando para a página Sobre de seu portfolio, mas isso pode ser um bom ponto de partida.

Não raramente, a página Sobre do portfolio é um fator determinante e fundamental para decidir se você vai ser contratado ou não.

Então, vamos dar uma olhadinha em alguns detalhes que são facilmente esquecidos quando se trata de páginas Sobre.

Seu nome

Eu sei, isso soa quase muito estúpido e simples de mencionar. Mas talvez você não tenha ideia de quantos portfólios é possível encontrar por aí sem um nome completo (ou até mesmo primeiro nome).

Há casos em que é preciso visitar redes sociais para para descobrir o nome completo de alguém… E, sim, há muitas razões pelas quais um recrutador, prospecto ou potencial empregador gostaria de saber seu nome completo (por exemplo, pesquisa no LinkedIn).

Dando uma olhada em uma página Sobre de um portfolio aleatório, perceba que está tudo lá direitinho: nome, biografia (curta, mas pessoal) e informações adicionais (como prêmios, imprensa etc.).

Página sobre do portfolio de Alexander Radsby.

Uma foto sua

Apesar de (pretensas) controvérsias pós-modernas e “problematizações”-modinha, incluir uma foto sua ajudará muito! Uma foto na sua página Sobre a torna mais pessoal — especialmente se for uma boa foto sua em seu “habitat natural”.

Não precisa ser um retrato perfeito, profissional; até mesmo uma foto rápida de você trabalhando, desenhando, projetando é o suficiente. Ela dá ao visitante uma noção de quem você é da maneira mais simples e autêntica possível.

Veja uma bela foto em um portfolio de uma profissional em seu estúdio:

Imagem de Alina Skyson na página Sobre de seu portfolio.

Mostre sua personalidade

Você já mostra sua personalidade compartilhando uma imagem sua, mas pode adicionar ainda mais personalidade escrevendo um pouco sobre você. Escreva sobre suas paixões e suas habilidades — não importa se na 1ª ou 3ª pessoa.

Suas paixões e aspirações são importantes se você quiser se apresentar melhor e/ou se juntar a uma outra equipe.

Suas habilidades técnicas podem ser mais interessantes se, por exemplo, você for um designer freelancer e os clientes o procurarem para ver se você pode ajudá-los em seu projeto. Apenas listar seu conjunto de habilidades pode não ser o suficiente; procure expor como você pensa e no quê você está “apaixonado”.

Sua página Sobre deve fazer os visitantes se sentirem como se estivessem em um almoço rápido com você. Deve ser breve, agradável e memorável.

Olhando para esta página Sobre de um portfolio, ela é clean e simples, mas tem todas as informações necessárias (incluindo serviços), então é possível saber, inequivocamente, como e em que projetos essa profissional pode ajudar.

Página Sobre do portfolio de Sarah Le Donne

Faça alguma coisa especial!

Não há nada de errado com a maioria das páginas Sobre se parecerem bastante. A boa notícia nisso é que você pode dar aquele “passo além” para causar uma boa impressão.

A maioria das páginas Sobre talvez tenha uma fotografia, algum texto e… É isso. Raramente, elas têm mais informações pessoais, ou algo divertido, algo que faça sorrir e ajude a lembrar de você.

O que poderia ser esse detalhe especial na sua página Sobre? Veja este exemplo:

Página sobre do portfolio de Roxane Zankel: foto e apresentação.
Página sobre do portfolio de Roxane Zankel: espectro de habilidades.

Você consegue identificar algumas das coisas usadas que você também poderia usar para que sua página Sobre se destaque do comum?

  • Uma ideia clara de algumas coisas (ligadas ao profissional) que ela acredita
  • Um pouco de informações estritamente pessoais
  • Onde ela trabalhou no passado
  • No quê ela está trabalhando no momento
  • Seu conjunto de habilidades detalhadas (“Espectro de Serviços”)
  • Capricho na apresentação

A página Sobre do portfolio de uma gerente de produtos que é muito melhor que a de muitos portfolios de designers que se vê por aí…

Suas informações de contato / redes sociais

Existe uma “polêmica” quando o assunto é usar ou não formulários de contato. Alguns insistem que é algo ultrapassado, muito “2001”; outros, que é essencial para facilitar o contato. Outros, ainda, que deve ser adequado ao público-alvo em questão — por exemplo, de repente um formulário seja mais condizente no portfolio de alguém querendo atender clientes finais e somente o endereço de e-mail para alguém querendo ser contratado.

Na dúvida, coloque um formulário de contato e também seu endereço de e-mail bem evidente! Assim, você consegue atender a vários “gostos” e, seja qual for a preferência da pessoa, ela conseguirá enviar uma mensagem.

E, claro, não esqueça de suas redes sociais. Os links para seu perfil nas redes sociais que participa devem estar muito evidentes, possivelmente espalhados em diversos pontos do portfolio, em redundância.

Não queremos que você perca a oportunidade de algum interessado entrar em contato com você para um novo projeto ou vaga de emprego, certo? :-)

Conclusão

Já que você chegou até o fim de nosso artigo sobre a página mais importante do seu portfolio, aí vão uma dicas bônus que podem fazer a diferença: inclua links para entrevistas.

Se você já deu concedeu entrevista(s), mostrar isso aos visitantes pode torná-los mais interessados. Entrevistas mostram mais de sua personalidade, trabalho e opinião — além de evidenciar que você tem algum grau de autoridade na área.

Estas dicas e aconselhamentos gerais são um norte para que você presta muita atenção na sua página Sobre, muitas vezes a página mais importante do seu portfolio!

Fica mais fácil se você pensar o seguinte: seja sua página Sobre curta ou mais detalhada, não há regras regras fixas; tudo o que você deve fazer é fazer o visitante sorrir e se lembrar de você.

Sua página Sobre é uma oportunidade para surpreender e impressionar.

E-book com 10 dicas para montar seu portfolio altamente eficiente e conseguir muito mais clientes e projetos!

Download GRÁTIS