Portfolio com foco em desenvolvimento web

Portfolio com foco em desenvolvimento web tem uma importância tremenda par ao profissionasl de wedev. Aprenda a dar o foco certo no seu portfolio.

Ir para o artigo

Desenvolvimento web é uma área muito ampla, todos os profissionais da área sabemos bem disso. E, para os que têm interesse/necessidade de expor seu portfolio para atrair clientes e conquistar oportunidades, ter um portfolio com foco é muito importante.

Geralmente, quando alguém fala “Eu tenho um portfolio”, mesmo sem saber, no momento em que foi criando aquele portfa, já o foi direcionando para sua atuação dentro do desenvolvimento web.

Até mesmo para quando a pessoa vai montar um portfolio sem ter clientes, isso pode ser válido.

O profissional de desenvolvimento web deve dar foco ao seu portfolio para não perder oportunidades. Tuitar isso

Se a pessoa é um programador, seu portfolio será mais voltado à parte de códigos — inclusive, GitHub, Bitbucket e afins, pode até ser tratamos como portfolios de códigos –; se a apessoa tem sua atuação voltada mais à web design, seu portfolio será focado na apresentação visual e; assim por diante.

Então, quando se fala em montar um portfolio, o profissional da área deve estar atento a como vai apresentar este espaço de trabalhos; deve estar atendo ao foco que dará a seu trabalho para não perder oportunidades.

Afinal, dar o foco errado ao portfolio de desenvolvimento web que se monta e apresenta pode ser desastroso, já que a pessoa, a partir deste equívoco, pode deixar de atrair clientes em potencial e/ou atrair o prospecto errado, que, não necessariamente, está buscando por profissionais daquela atuação específica do desenvolvimento web.

Como dar o foco certo ao seu portfolio

Para montar um portfolio com foco em desenvolvimento web, primeiramente você deve decidir para qual tipo de trabalho, de qual área dentro do desenvolvimento web (que, já há muito tempo, é praticamente infinito), você quer dar ênfase, você quer se apresentar como alguém capaz de cumprir trabalhos relacionados.

Se você é da área de web design, certamente seu portfolio deve ser todo direcionado a mostrar seus trabalhos e atuação dentro do design para web.

Foco total na parte visual dos projetos, nas soluções que encontrou que entregaram resultado ao cliente. Nas consequências positivas que as ações que você tomou no projeto; de que maneira essas ações e decisões influenciaram o objetivo/negócio do seu cliente de maneira positiva.



1º vídeo da mini série no download do nosso material com
4 maneiras de montar seu portfolio sem ter clientes

Se seu foco é a codificação, nada impede de você também apresentar seu portfolio de maneira visual — afinal, todo site/app precisa ser apresentado de alguma maneira para o “grande público”, para o seus clientes em potencial –, mas, certamente, você deve exaltar os pontos relacionados à sua área de atuação.

Por exemplo, ao apresentar uma listagem dos projetos que constituem seu portfolio, você pode listar quais tecnologias usou para “dar vida” ao site ou aplicativo. Pode, até mesmo, colocar através de uma respectiva pequena descrição, como:

A parte comportamental deste site foi desenvolvido usando codificação moderna de JavaScript (ES7), usando transpiladores com base em Webpack, que também auxiliou na otimização de assets. O layout também conta com tecnologias de ponta: foram usados Flexbox e CSS Grid para chegarmos aos resultados que podem ser vistos.

Claro, este é um exemplo somente, mas para ilustrar que é preciso dar foco no seu portfolio de desenvolvimento web para o que você quer mostrar de sua atuação em webdev.

Mas veja no exemplo que, mesmo com direcionamento ao código, falar um pouco sobre outras tecnologias usadas enriquece o projeto aos olhos do cliente!

Jobs compartilhados

Supondo que um mesmo projeto contou com a atuação de vários profissionais. Por exemplo, que uma pessoa cuidou dos códigos e a outra da “parte visual”.

Portfolio com foco em desenvolvimento web: imagem de uma mesa com um livro, um caderno e um notebook.
É preciso focar em portfolios de desenvolvimento web. Dê ênfase àquilo pelo o quê você quer ficar conhecido como um bom solucionador de problemas.

É perfeitamente possível que cada um coloque o mesmo projeto em seus respectivos portfolios, mas com a descrição e até a apresentação diferentes, já que cada um quer evidenciar a parte do trabalho que foi responsável.

Quer dizer, o programador evidenciaria os aspectos da programação/codificação (para reforçar que sua área de atuação é essa) e o designer  as soluções de layout, design etc.

Conclusão sobre portfolio com foco em desenvolvimento web

Aqui, simplesmente deixamos claro como deve ser o foco que se dá a portfolios de webdev, mas muitas pessoas, mesmo sem nunca ter lido essas informações, já fazem isso intuitivamente, por perceberem a importância de direcionar a informação que se apresenta no portfa para atrair/interessar o tipo de cliente certo.

Dando este direcionamento ao seu portfolio de desenvolvimento web, certamente você terá mais chances de aparecer na hora certa, ou seja, quando seu potencial cliente estiver fazendo uma busca no Google e/ou consultando mídias sociais em busca de um profissional de web para um trabalho específico.

Como você foca seu portfolio para atrair e agradar o cliente certo? Conta pra gente nos comentários!

E-book com 10 dicas para montar seu portfolio altamente eficiente e conseguir muito mais clientes e projetos!

Download GRÁTIS