3 super dicas para portfolios eficientes

Conheça 3 super dicas para portfolios eficientes e tenha um portfolio melhor ao definir seu objetivo, escolher o quê exibir e aplicar uma ordenação correta.

Ir para o artigo

A maioria dos desenvolvedores web conhece (por alto) a importância de se ter um portfolio. Infelizmente, também desconhece os aspectos mais sérios e profundos sobre o tema. Para ajudar, conheça 3 super dicas para portfolios eficientes e comece a melhorar o seu portfolio imediatamente!

Defina o objetivo de seu portfolio

Dentre essas dicas para portfolios eficientes, o primeiro passo para se conseguir um bom portfolio, ou seja, um portfolio que agrade aos visitantes e converta as pessoas certas em clientes, é definir qual o objetivo do portfolio.

3 super dicas para portfolios eficientes: mesa com um notebook e algumas lentes de câmera em cima.
Quem não define um objetivo para seu portfolio está cometendo um grande erro…

Portfolios são “coleções de coisas” (designs, peças de UI, códigos etc.) e a maneira como essas “coisas” são apresentadas e com que propósito isso é feito define o objetivo do portfolio.

Seu objetivo é vender? Pegar novos trabalhos? Expor capacidades ou ideias? Conseguir parceiras? Notoriedade?

Pensando bem, não faz muito sentido ter ou fazer alguma sem um objetivo… Então, antes de pensar em colocar um portfolio no ar, define com antecedência qual é o objetivo desse portfolio; por qual motivo ele vai sair do mundo abstrato das ideias para se tornar algo acessível a outros seres humanos.

Saiba o quê colocar no portfolio

Então, depois de colocar sue portfolio no ar, basta colocar todo e qualquer trabalho que você já fez na vida, da maneira que conseguir (geralmente, a que leve menos tempo) e voilà, você vai conseguir aumentar seu número de trabalhos em 847%? As coisas não são bem assim…

A segunda dica para portfolios eficientes é ter critério ao saber o quê colocar no portfolio; ao decidir o que será exposto. Afinal, o que lá estiver será julgado por quem acessar o portfa e, dependendo do caso, o que era para ser algo muito bom, pode ser um desastre completo.

Preferencialmente, coloque seus melhores trabalhos no portfolio:

  • Projetos que lhe ensinaram mais
  • Os que você ficou mais satisfeito em ter participado
  • Aqueles que você mais se orgulha
  • Peças que mais recebem elogios
  • Os que chamam mais a atenção

Se o portfolio serve para expor seus trabalhos, é importante colocar suas melhores obras para serem avaliadas pelo público, pelos eventuais clientes e pelos pares, faz sentido?

Mas aqui vai um macete, uma diquinha que muitos desconhecem ou se esquecem de colocar em prática: também é importante que haja trabalhos mais antigos no portfolio para promover um senso de evolução, ou seja, para que seja notório que, com o tempo, você está evoluindo.

Para mais considerações sobre o que colocar no portfolio, assista e este vídeo que fizemos especialmente sobre este assunto:



Ordene o portfolio corretamente

A terceira dica para portfolios eficientes é definir em que ordem os itens do portfolio vão estar dispostos.

A disposição “clássica” dos itens de um portfolio é em ordem de conclusão decrescente, ou seja, apresentar primeiro os trabalhos que conclui por último.

Quem não define um objetivo para seu portfolio está cometendo um grande erro. Tuitar isso

Uma também muito comum é ordenação dos melhores trabalhos para os piores, quer dizer, apresentar os trabalhos mais bem avaliados, que geraram mais satisfação, primeiro.

Mas, dependendo do objetivo, do “conceito”, até mesmo de fatores sazonais, a ordem em que você apresenta as peças do portfolio pode ser alterada.

Existem disposições conhecidas que, comprovadamente, funcionam; mas é muito melhor escolher o que funciona mais para você.



Conclusão sobre as 3 dicas para portfolios eficientes

Infelizmente, a qualidade geral de portfolios em desenvolvimento web é aquém do que poderia ser. A maioria desconhece essas dicas para portfolios eficientes e coloca um portfolio no ar sem mesmo definir um objetivo, o que é algo bastante preocupante (e triste ao mesmo tempo).

Entretanto, seguindo essas 3 super dicas para portfolios, com certeza você vai conseguir fazer de seu portfolio mais eficiente, proporcionando “terreno fértil” para que ele alcance seus objetivos de existirem de maneira mais rápida e precisa.