Seu portfolio não serve para conseguir clientes

Sabia que seu portfolio não serve para conseguir clientes? Se isso pareceu absurdo demais, então você pode estar com um sério problema…

Ir para o artigo

Existe uma coisa que todos entendem errado sobre portfolios. Um equívoco mais que comum, que pode estar prejudicando todo o seu entendimento a respeito de expor seus trabalhos. Seu portfolio não serve para conseguir clientes.

Se você se assustou com essa firmação, então, decididamente, você não sabe para o quê serve um portfolio e pode estar em apuros…

Como assim um portfolio não serve para conseguir clientes?

Esse erro é algo que é praticamente um “senso comum” entre profissionais que têm portfolio; um equívoco constante que pode estar influenciando você tão negativamente ao ponto de atrapalhar a aquisição de novos trabalhos através de seu portfolio.

Estamos falando do seguinte: seu portfolio não serve para conseguir clientes para você!

Mesmo com todas as diferenças entre portfolios bons e ruins, você pensa que o objetivo do seu portfolio é conseguir clientes, mas a verdade é que o objetivo último de um portfolio não é esse.

Pelo senso comum, um portfolio pode servir a vários fins, como aquisição de novos trabalhos; novas parcerias; para simplesmente expor seus trabalhos; trazer notoriedade etc.

Mas a verdade é que seu portfolio só serve para uma coisa: fazer um potencial cliente entrar em contato com você.

Um portfolio só serve para fazer o cliente entrar em contato

Sim, este é o primeiro, último e único objetivo para alguém ter um portfolio: fazer com que pessoas entrem em contato.

Acessar seu portfolio e conhecer seus trabalhos, conhecer um pouco mais sobre você, ficar impressionado (e encantado) com seus jobs…

Tudo isso pode acontecer se você está fazendo um bom trabalho para ter um portfolio eficiente. Entretanto, isso não é o bastante para fechar uma venda.

Seu portfolio não serve para conseguir clientes. Pessoas em reunião ao redor de uma mesa com vários acessórios (computadores, cadernos, gráficos etc.)

Ninguém — absolutamente ninguém! — vai decidir contratar você porque gostou de seu portfolio. Sem sobra de dúvidas, se isto acontecer é um ótimo sinal, mas seu portfolio é somente um meio para que o potencial cliente entre em contato com você.

Se alguém, depois de conhecer seus trabalhos através de seu portfolio, gostar seu métodos, de seu estilo e sua comunicação, até de sua maneira de trabalhar e entregas, isso é realmente para ser comemorado; entretanto, somente isso não garantirá um novo job.

Quem consegue o projeto é você!

Depois do momento em que o potencial cliente gostou do que viu em seu portfolio, ele tenderá a entrar em contato — você está provendo meios para que ele consiga fazer isso, certo?

Seu portfolio é somente um meio para que o potencial cliente entre em contato com você. Tuitar isso

E, a partir daí, conseguir efetivamente converter o potencial cliente e trazer mais um projeto para ser feito é com você.

Seu portfolio não consegue novos trabalhos. Quem consegue é você.

O objetivo do portfolio é apresentar você e seus trabalhos para que um primeiro contato seja feito e, a partir daí, através da(s) conversa(s) que daí se sucederão, o trabalho ser fechado (ou não) e, depois de um tempinho, mais um belo item compor seu portfa.  :-)

Entendeu que seu portfolio não serve para conseguir clientes?

Esperamos que tenha entendido corretamente: seu portfolio não serve para conseguir clientes; quem consegue cliente é você.

Pode parecer uma diferença muito sutil ou somente um “jogo de palavras” que, no fundo, denotam exatamente a mesma coisa, mas não é o caso.

Toda uma mentalidade distorcida pode ser construída em cima da noção errada do objetivo final de um portfolio e até onde seu portfolio pode ajudar. A partir dessa noção errada, a pessoa pode interpretar erroneamente o quê precisa melhorar em seu processo para aumentar o número de clientes.

Viu como é algo bem sério?

Para fixar e você lembrar para todo o sempre: seu portfolio não serve para conseguir clientes; quem consegue é você.

E-book com 10 dicas para montar seu portfolio altamente eficiente e conseguir muito mais clientes e projetos!

Download GRÁTIS