Existem 4 informações que todo portfolio precisa ter (ou seja, estas são informações mínimas em um portfolio), independentemente se é o portfolio de um novato ou de alguém que já está na área há algum tempo ou de que subárea de desenvolvimento web a pessoa quer se posicionar.
1ª informação que todo portfolio precisa ter: quem é você
Garanta que a informação sobre quem é você está clara.
Tenha certeza de incluir uma seção “Sobre” mostrando sua biografia (com foto), dando algum background sobre sua atuação na web — de repente, até como você começou a se interessar pela área (todos gostamos de uma história interessante) –, aspirações etc.
Tenha certeza de, no seu portfolio, constar, pelo menos, uma descrição mostrando quem é você. Uma seção “Sobre” mostrando sua biografia (com foto) e outras informações é melhor, dando algum background sobre sua atuação na Web — de repente, até como você começou a se interessar pela área (todos gostamos de uma história interessante) –, aspirações, metas e objetivos etc.
Faça desta apresentação sincera o mais pessoal possível. Mostre sua personalidade; deixe transparecer um pouco sobre quem realmente é você.
Existem diversas maneiras de transparecer a personalidade no portfolio. Para conhecer algumas delas, veja nosso vídeo que mostra 5 maneiras de transparecer sua personalidade no seu portfolio:
Isso até poderia ser considerado por alguns como como um item à parte, mas certamente você precisa expor com clareza suas informações de contato.
De nada adianta ter um portfolio que vai agradar a muitos, se ninguém conseguir entrar em contato com você, certo? Então deixe suas informações de contato (e-mail, telefone, redes sociais etc.) bem evidentes.
2ª informação que todo portfolio precisa ter: o que você faz
Pode parecer incrível, mas não é tão raro encontrar portfolios que não deixam evidente a atuação principal da pessoa/empresa. Das informações que todo portfolio precisa ter, o que você faz é de suma importância.
Isso é estritamente relacionado com a informação, mas, aqui, estamos nos referindo mais às atividades que você desempenha; no quê você pode auxiliar as pessoas que entram em seu portfolio procurando ajuda.
O que também passa pelo que chamamos de Espectro de Serviços, isto é, a clara exposição das tarefas que você desempenha dentro do limite de seus conhecimentos/atividades técnicas.
Por exemplo, você pode colocar no seu site que você atua com “Front end, Mobile App Design e sites corporativos”. Este seria seu Espectro de Serviços — claro que há muitas maneiras diferentes de evidenciar melhor isso, mas deixemos este tópico para outro artigo.
Então, tenha certeza de deixar claro o que você faz para garantir que seus potenciais clientes tiveram o total entendimento sobre o quê podem contar com você.
3ª informação que todo portfolio precisa ter: exposição de trabalhos
A exposição de trabalhos que você fez é considerada por muitos o core do seu portfolio. Portanto, bastante capricho nessa parte!
Usando boas técnicas de montagem de portfolio e exibição de itens, é preciso facilitar a navegação entre as peças do portfolio, colocando informações relevantes e elucidativas sobre cada trabalho.
Lembre-se de qual é o foco do seu portfolio e que existem diferenças entre bons e maus portfolios.
A aparência do seu portfolio conta bastante — principalmente se você atua com a “parte visual”, em web design, UX e afins –, mas guarde essa preciosa informação: a usabilidade do seu portfolio é mais importante.
É possível encontrar muitos portfolios mais “criativos” por aí, com efeitos visuais incríveis, exposições de trabalhos diferenciados e muitos outros recursos “fora da curva”, mas com a navegação do portfa, encontrar informações de contato e outras tarefas triviais, deixando a desejar…
De nada adianta ter o portfolio mais “criativo” do mundo se sua usabilidade o desfavorece. Tenha bastante atenção e cuidado quanto a isso.
4ª informação que todo portfolio precisa ter: chamada para ação (call to action)
Você deixou claro quem é você, qual é sua área de atuação e que tipo de trabalhos você é capaz de fazer. Agora, só falta uma chamada para a ação, a famosa call to action (CTA).
É preciso facilitar a navegação do portfolio, colocando informações relevantes sobre cada trabalho. Tuitar isso
Depois de saber mais sobre você e no quê você pode ajudar, o próximo passo para o potencial cliente é encontrar uma CTA clara e inequívoca.
Afinal, o objetivo do portfolio é promover seu contato com potenciais clientes para discutirem negócios, contratações, possibilidades, projetos, enfim.
Perceba que isso está bastante relacionado ao que dissemos sobre deixar suas informações de contato claras e evidentes, mas não é exatamente isso.
Aqui, um CTA para entrar em contato, como sugere o próprio nome, é a chamada necessária (geralmente colocada estrategicamente) para dar um estímulo extra ao visitante, facilitando/guiando sua escolha de entrar em contato para uma conversa mais aprofundada.
No final das contas, fazer com que alguém de seu seu público-alvo entre em contato é o objetivo principal, certo?
Conclusão
Todo bom portfolio consegue apresentar com maestria essas 4 informações:
- Quem é você. Um pouco sobre si mesmo e de sua história; uma maneira de “brilhar” e dar um toque “humano” e pessoal à frieza virtual.
- O que você faz. Com que tipo de demandas você pode ajudar; em quê o potencial cliente pode contar com você.
- Exposição de trabalhos. Navegação fácil entre os itens do portfolio, evidenciando os melhores aspectos do desenvolvimento de cada projeto.
- Chamada para ação. Uma CTA clara e inequívoca, que permite o próximo passo rumo ao fechamento do negócio: o contato.
Independentemente da subárea de webdev que você queira se posicionar e de sua experiência no ramo, essas 4 informações que todo portfolio precisa ter são essenciais, pois garantem o entendimento geral mínimo de quem é você e como pode (eventualmente) ajudar com algum problema.
Sendo você um completo novato, não precisa (nesse momento) se preocupar tanto com aquele portfolio super-ultra-mega-chamativo; apenas garanta que seu portfolio tenha essas 4 informações básicas (e o quê decorre delas) e você ficará bem por algum tempo.