4 informações que todo portfolio precisa ter

Seja você mais experiente ou novato, existem 4 informações que todo portfolio precisa ter. Garanta o entendimento do seu trabalho por um bom portfolio.

Ir para o artigo

Existem 4 informações que todo portfolio precisa ter (ou seja, estas são informações mínimas em um portfolio), independentemente se é o portfolio de um novato ou de alguém que já está na área há algum tempo ou de que subárea de desenvolvimento web a pessoa quer se posicionar.

1ª informação que todo portfolio precisa ter: quem é você

Garanta que a informação sobre quem é você está clara.

4 informações que todo portfolio precisa ter. Homem sorridente trabalhando com um laptop, tomando um cafezinho.
Uma foto sua “humaniza” e enseja aproximação com seus potenciais clientes.

Tenha certeza de incluir uma seção “Sobre” mostrando sua biografia (com foto), dando algum background sobre sua atuação na web — de repente, até como você começou a se interessar pela área (todos gostamos de uma história interessante) –, aspirações etc.

Tenha certeza de, no seu portfolio, constar, pelo menos, uma descrição mostrando quem é você. Uma seção “Sobre” mostrando sua biografia (com foto) e outras informações é melhor, dando algum background sobre sua atuação na Web — de repente, até como você começou a se interessar pela área (todos gostamos de uma história interessante) –, aspirações, metas e objetivos etc.

Faça desta apresentação sincera o mais pessoal possível. Mostre sua personalidade; deixe transparecer um pouco sobre quem realmente é você.

Existem diversas maneiras de transparecer a personalidade no portfolio. Para conhecer algumas delas, veja nosso vídeo que mostra 5 maneiras de transparecer sua personalidade no seu portfolio:

Isso até poderia ser considerado por alguns como como um item à parte, mas certamente você precisa expor com clareza suas informações de contato.

De nada adianta ter um portfolio que vai agradar a muitos, se ninguém conseguir entrar em contato com você, certo? Então deixe suas informações de contato (e-mail, telefone, redes sociais etc.) bem evidentes.

2ª informação que todo portfolio precisa ter: o que você faz

Pode parecer incrível, mas não é tão raro encontrar portfolios que não deixam evidente a atuação principal da pessoa/empresa. Das informações que todo portfolio precisa ter, o que você faz é de suma importância.

Isso é estritamente relacionado com a informação, mas, aqui, estamos nos referindo mais às atividades que você desempenha; no quê você pode auxiliar as pessoas que entram em seu portfolio procurando ajuda.

O que também passa pelo que chamamos de Espectro de Serviços, isto é, a clara exposição das tarefas que você desempenha dentro do limite de seus conhecimentos/atividades técnicas.

Por exemplo, você pode colocar no seu site que você atua com “Front end, Mobile App Design e sites corporativos”. Este seria seu Espectro de Serviços — claro que há muitas maneiras diferentes de evidenciar melhor isso, mas deixemos este tópico para outro artigo.

Então, tenha certeza de deixar claro o que você faz para garantir que seus potenciais clientes tiveram o total entendimento sobre o quê podem contar com você.

3ª informação que todo portfolio precisa ter: exposição de trabalhos

A exposição de trabalhos que você fez é considerada por muitos o core do seu portfolio. Portanto, bastante capricho nessa parte!

Usando boas técnicas de montagem de portfolio e exibição de itens, é preciso facilitar a navegação entre as peças do portfolio, colocando informações relevantes e elucidativas sobre cada trabalho.

Lembre-se de qual é o foco do seu portfolio e que existem diferenças entre bons e maus portfolios.

A aparência do seu portfolio conta bastante — principalmente se você atua com a “parte visual”, em web design, UX e afins –, mas guarde essa preciosa informação: a usabilidade do seu portfolio é mais importante.

É possível encontrar muitos portfolios mais “criativos” por aí, com efeitos visuais incríveis, exposições de trabalhos diferenciados e muitos outros recursos “fora da curva”, mas com a navegação do portfa, encontrar informações de contato e outras tarefas triviais, deixando a desejar…

De nada adianta ter o portfolio mais “criativo” do mundo se sua usabilidade o desfavorece. Tenha bastante atenção e cuidado quanto a isso.

4ª informação que todo portfolio precisa ter: chamada para ação (call to action)

Você deixou claro quem é você, qual é sua área de atuação e que tipo de trabalhos você é capaz de fazer. Agora, só falta uma chamada para a ação, a famosa call to action (CTA).

É preciso facilitar a navegação do portfolio, colocando informações relevantes sobre cada trabalho. Tuitar isso

Depois de saber mais sobre você e no quê você pode ajudar, o próximo passo para o potencial cliente é encontrar uma CTA clara e inequívoca.

Afinal, o objetivo do portfolio é promover seu contato com potenciais clientes para discutirem negócios, contratações, possibilidades, projetos, enfim.

Perceba que isso está bastante relacionado ao que dissemos sobre deixar suas informações de contato claras e evidentes, mas não é exatamente isso.

Aqui, um CTA para entrar em contato, como sugere o próprio nome, é a chamada necessária (geralmente colocada estrategicamente) para dar um estímulo extra ao visitante, facilitando/guiando sua escolha de entrar em contato para uma conversa mais aprofundada.

No final das contas, fazer com que alguém de seu seu público-alvo entre em contato é o objetivo principal, certo?

Conclusão

Todo bom portfolio consegue apresentar com maestria essas 4 informações:

  1. Quem é você. Um pouco sobre si mesmo e de sua história; uma maneira de “brilhar” e dar um toque “humano” e pessoal à frieza virtual.
  2. O que você faz. Com que tipo de demandas você pode ajudar; em quê o potencial cliente pode contar com você.
  3. Exposição de trabalhos. Navegação fácil entre os itens do portfolio, evidenciando os melhores aspectos do desenvolvimento de cada projeto.
  4. Chamada para ação. Uma CTA clara e inequívoca, que permite o próximo passo rumo ao fechamento do negócio: o contato.

Independentemente da subárea de webdev que você queira se posicionar e de sua experiência no ramo, essas 4 informações que todo portfolio precisa ter são essenciais, pois garantem o entendimento geral mínimo de quem é você e como pode (eventualmente) ajudar com algum problema.

Sendo você um completo novato, não precisa (nesse momento) se preocupar tanto com aquele portfolio super-ultra-mega-chamativo; apenas garanta que seu portfolio tenha essas 4 informações básicas (e o quê decorre delas) e você ficará bem por algum tempo.

E-book com 10 dicas para montar seu portfolio altamente eficiente e conseguir muito mais clientes e projetos!

Download GRÁTIS