O que colocar no portfolio?

O que colocar no portfolio? Esta é uma dúvida bastante comum, que será esclarecida agora! Leia mais e saiba como escolher o que colocar no portfolio.

Ir para o artigo

O que colocar no portfolio? Essa é uma dúvida comum, principalmente para os que estão começando no desenvolvimento web. Afinal, saber exatamente o que colocar em um portfólio é importante para montar seu portfa de maneira apropriada e eficiente.

Então, saiba como escolher o que colocar no portfolio e conheça algumas dicas especiais sobre o assunto que, com certeza, vão maximizar a eficiência do seu portfolio web.

Apresente seus melhores trabalhos no portfolio

Para começar, a resposta para uma das dúvidas mais básicas “O que colocar no meu portfolio?” é muito simples: no seu portfolio, exiba seus melhores trabalhos!

Alguns advogam que o portfolio deve conter todos os trabalhos já feitos, independentemente da qualidade de cada um deles. Não deixa de ser uma abordagem, mas, certamente, não é a mais adequada (nem a mais eficiente).

Você deve entender que escolher o que colocar no portfolio é uma tarefa importante, já que os visitantes, interessados, recrutadores, enfim, aqueles que verão (e estarão interessados) em resolver seu(s) problema(s), pretendem encontrar ali uma amostra do que você sabe fazer.

O que colocar no portfolio: imagem de homem trabalhando com vários eletrônicos em cima da mesa
O que colocar no seu portfolio? Seus melhores trabalhos!

Sabe na feirinha, quando o vendedor de queijos te dá uma pequena fatia para experimentar? Se você gostar do sabor, as chances de você comprar aquele queijo aumentam. Se ele der várias provinhas de queijos diferentes e você gostar de todas, então você tem certeza que aquele é um bom fabricante de queijos!

O mesmo acontece sobre o que colocar num portfolio: se você der somente boas amostras do seu trabalho e seus clientes em potencial gostarem, imediatamente saberão que estão lidando com um profissional que conseguirá resolver seus problemas.

No seu portfolio, exiba seus melhores trabalhos! Tuitar isso

Então, o que colocar no seu portfolio profissional passa por selecionar quais são seus melhores projetos, os melhores jobs que você já fez (sozinho ou em equipe) e os apresentar da maneira certa, com informações relevantes, de uma maneira fácil de serem navegados.

Como escolher o que colocar no portfolio

Para auxiliar nessa decisão, assista a essas dicas sobre como escolher o que colocar no portfolio.

Nesse vídeo, mostramos que existem alguns critérios que você pode levar em consideração para ajudar nessa escolha:

  • Projetos que mais chamam a atenção
  • Projetos que recebem mais elogios
  • Os que você ficou mais satisfeito em ter participado
  • Aqueles que você se orgulha mais
  • Os projetos que lhe ensinaram mais

Confira mais detalhes sobre cada um desses critérios de escolha de o que colocar no portfolio:



Projetos de autoria no portfolio

Quais trabalhos mostrar no portfolio também passa pela decisão de exibir ou não projetos de autoria, isto é, aqueles projetos “próprios”, desenvolvidos por você — ou projetos open source que você participa/participou.

Certamente, mostrar no seu portfolio projetos de autoria e/ou open source pode contribuir bastante para a tomada de decisão do contato inicial por parte do visitante, já que ajuda a deixar claro alguns pontos importantes sobre você:

  • Reforça seu nível profissional, sua capacidade técnica
  • Mostra iniciativa de sua parte
  • Assegura que você é alguém de atividade/pró-atividade
  • Evidencia que se integra/se preocupa com sua comunidade profissional

Mas, muita atenção! Não vá colocar no seu portfolio projetos de calculadora, “TODO list”, jogo da velha, Snake…

Seus clientes estão primeiramente interessados em trabalhos reais, que resolveram problemas reais e, somente em segunda instância, (talvez) se interessem por projetos de autoria.

Caso o foco do seu portfolio seja ênfase em códigos para ser recrutado ou agradar algum avaliador, a importância da exibição dos projetos de autoria é maior, mas, geralmente, colocar esses projetos em seu portfolio online serve somente como um reforço do que você é capaz de fazer.

E é exatamente por isso que — caso não se trate do primeiro caso — esse tipo de projeto deve aparecer de maneira secundária, com menos importância e destaque.

O que colocar na apresentação de um portfolio, a seleção mesma dos trabalhos, deve ser feita com muito critério.

Saiba que a maioria de seus potenciais clientes estão em busca de projetos reais para análise, já que procuram um profissional real para resolver seus problemas reais.

Então, apesar de projetos próprios também terem sua importância no panorama geral, para o objetivo do contato inicial de um prospecto eles são coadjuvantes.

Os astros do seu portfolio são seus projetos “de verdade”; seus melhores projetos reais.

Quantos projetos mostrar no portfolio?

O que colocar em um portfolio online e quais trabalhos mostrar no portfolio já foi discutido, mas outra dúvida frequente é: quantos projetos mostrar no portfolio?

Isso pode ser um pouco decepcionante para você, mas não existe regra fixa para quantos trabalhos devemos colocar no portfolio!

Os tipos de portfolios são tantos e podem vir de tantas formas diferentes, que ter uma regrinha para isso parece ser um limitador desnecessário.

Depende do foco, da adequação do portfolio ao tipo e nível do negócio, em que estágio de evolução o portfolio se encontra, enfim.

Quantos projetos colocar no portfolio: imagem de mulher com um laptop no colo, sentada em um sofá.
Qualidade > Quantidade

É possível encontrar portfolios incríveis, extremamente profissionais, que têm somente 5 ou 6 trabalhos expostos. Mas também estão por aí portfas com o mesmo nível técnico de “cair o queixo” com muito mais peças, 15 ou 20.

O “macete” é primar pela qualidade ao invés da quantidade.

Para decidir o que colocar no seu portfólio profissional e quantos itens colocar, se você considera que ainda não tem tantos bons trabalhos assim, coloque uns 2 ou 3.

Se julga que já está maduro o suficiente, 10 ou 15 de seus melhores trabalhos.

Se já tem uma centena de projetos finalizados, mas possui uma estratégia de nicho, coloque somente aqueles condizentes a ela.

Viu como o que colocar em um portfolio web varia muito? Não há regrinhas prontas justamente porque cada portfolio é único, porque cada profissional é único; passou por experiências únicas; atuou em projetos únicos.

Se estava esperando como resposta à pergunta “Quantos projetos mostrar no portfolio?” um número certinho de quantos itens deve apresentar no portfolio, sentimos decepcionar, mas só há uma pessoa que pode informar exatamente: você.

Conclusão sobre o que colocar no portfolio

O que colocar em um portfolio pessoal ou o que colocar em um portfolio empresarial é uma escolha muito importante, que não deve ser feita com pressa ou de maneira leviana.

Seu portfolio será a exposição dos projetos que você já fez/participou, então afirmarmos que, nele, devem constar seus melhores trabalhos, não aprece algo tão absurdo assim, certo?

O que colocar na apresentação de um portfolio, a seleção mesma dos trabalhos, deve ser feita com muito critério. Tuitar isso

O que colocar no portfolio é uma decisão personalíssima, que cabe ao profissional (ou empresa) decidir, já que somente ele realmente sabe quais são os melhores trabalhos, aqueles dignos de constar em uma seleção premium, que é o portfolio.

Então, recapitulando:

  • Como escolher o que colocar no portfolio é fácil: opte sempre por incluir seus melhores trabalhos
  • Incluir projetos de autoria também é uma boa escolha, mas eles devem ter menos destaque
  • Não há uma regra fixa sobre quantos projetos colocar no portfolio, mas é preferível qualidade a quantidade

Se ainda assim estiver em dúvida sobre quais trabalhos colocar no portfolio, leia nossos outros artigos sobre portfolios para uma imersão maior no tema; com certeza vai ajudar. Também, consultar portfolios de terceiros é uma excelente maneira de se inspirar.

E você, o que costuma colocar no seu portfolio?

E-book com 10 dicas para montar seu portfolio altamente eficiente e conseguir muito mais clientes e projetos!

Download GRÁTIS